Consórcio ou financiamento? Saiba qual é mais vantajoso

Há diferentes formas de pagamento para quem vai comprar um bem de valor alto – como um carro ou uma casa – e não possui a quantia integral...

7291 1
7291 1

Há diferentes formas de pagamento para quem vai comprar um bem de valor alto – como um carro ou uma casa – e não possui a quantia integral para a aquisição. Nessas horas, é comum surgir a dúvida sobre o que é mais vantajoso, optar por consórcio ou financiamento? Antes de tomar a decisão, é importante entender bem cada uma delas, porque as duas modalidades são bem diferentes uma da outra.

Consórcio ou financiamento: entenda cada modalidade

O financiamento é uma forma de empréstimo, nele o dinheiro é emprestado para a aquisição de um bem específico. Os bancos e financeiras trabalham com linhas exclusivas para diferentes fins, como o financiamento imobiliário ou crédito para financiar veículos, por exemplo.

Ao contratar um financiamento, o cliente recebe todo o valor necessário para a aquisição e paga imediatamente pelo bem, que é entregue na hora. A dívida é paga mensalmente ao financiador, em parcelas acrescidas de taxas e juros e dentro do prazo determinado.

Consórcio, por sua vez, é uma opção para quem não quer pagar juros altos do financiamento e também não têm pressa em receber o bem. Nessa modalidade, a aquisição pode chegar só no fim do período de pagamento – ou seja, se o prazo for de 24 meses, a espera pode ser de até dois anos.

O consórcio é formado por um grupo de pessoas que querem adquirir o mesmo bem ou serviço de forma planejada. Ao fazer a adesão, o consorciado assina um contrato, que tem o prazo de duração e número de cotas previamente determinadas entre os participantes.

Quem controla os pagamentos é a administradora, que cobra apenas uma taxa de administração para esse trabalho, a ser embutida dentro do valor das parcelas mensais. A taxa varia de consórcio para consórcio. É recomendado pesquisar e optar por uma administradora de confiança.

Os participantes possuem duas formas de adquirir o bem: sorteio ou lance. Sendo sorteado, o consorciado é contemplado – e continua pagando as cotas até o final do contrato, mas já com seu bem em mãos.

O lance, por sua vez, é feito para quem tem dinheiro à vista. O consorciado que der o maior lance será o primeiro a ser contemplado com o bem.

Prós e contras de cada modalidade

Antes de decidir por consórcio ou financiamento, é importante avaliar com calma cada opção. O consórcio costuma ser bem mais barato e extremamente mais vantajoso pensando no bolso, mas não é indicado para quem tem pressa em receber o bem.

Ao optar pelo financiamento, é preciso ficar atento à alta taxa de juros cobrada, às inúmeras tarifas e ao prazo de pagamento. É sempre recomendado pesquisar até chegar ao melhor custo-benefício. Visto que na maioria das opções de financiamento o valor final do bem pode chegar a custar quase o dobro do valor original. Quanto mais longo é o prazo de financiamento, maior é o risco que o financiador tem de não receber e, por isso, os juros são tão maiores.

Confira o depoimento de quem foi contemplado no Consórcio Zema: 

Demorei apenas nove dias entre ser contemplada e comprar o meu automóvel. Foi uma satisfação total esse momento, pois sonhava com isso há oito anos e com certeza recomendo o Consórcio Zema, uma empresa séria, cordial e que cumpre tudo o que diz.””Tania Maria Flores, Belo Horizonte/MG. Contemplada

“Após dois meses fui contemplada e pude comprar minha casa. Um sonho antigo que, finalmente, pude realizar graças ao Consórcio Zema.” Neusa Marina Biglia, São Paulo/ Sp. Contemplada após dois meses

Você vai se interessar por:

Realize seus sonhos com o Consórcio Zema

O Consórcio Zema existe desde 1989 com sede em Araxá (MG) e tem mais de 80 representações autorizadas nas Lojas Zema. São mais de 30 mil clientes que conseguiram realizar sonhos e comprar casa própria, veículos, serviços de estética e até novos eletrodomésticos e móveis. Ligue grátis 0800 095 6702 ou vá até uma loja Zema mais próxima e saiba mais sobre como fazer o seu consórcio.

Descobriu qual modalidade é mais vantajosa para você? Consórcio ou financiamento? Então aproveite e compartilhe com amigos para que eles também entendam a diferença. E não deixe acompanhar as novidades de Seu Dinheiro aqui no Blog da Zema.

In this article

Deixe um comentário

1 comment

  1. Consórcio de Carros: dicas para fazer o melhor o negócio - Blog da Zema Responder

    […] Consórcio ou financiamento? Saiba qual é mais vantajoso […]