Geladeira inox: veja 5 cuidados para preservar a sua

Ter uma geladeira inox na cozinha é o desejo de muitas pessoas: além de dar um charme especial, o material é mais resistente do que o dos demais...

7724 0
7724 0
Geladeira Inox

Ter uma geladeira inox na cozinha é o desejo de muitas pessoas: além de dar um charme especial, o material é mais resistente do que o dos demais refrigeradores. Contudo, para que fique conservada, ela precisa de cuidados especiais no dia a dia, principalmente na hora de limpar. Entenda o motivo e saiba como manter o eletrodoméstico em perfeito estado, prolongando sua vida útil.

Por que a geladeira inox precisa de cuidados especiais

O inox, ou aço inoxidável, é uma liga metálica composta por pelo menos 10,5% de cromo, com composição química balanceada para ter uma melhor resistência à corrosão, de acordo com a Associação Brasileira de Aço Inoxidável. Dessa forma, o material tem uma qualidade superior em relação ao aço comum.

A corrosão, por sua vez, é uma oxidação do aço quando reage ao oxigênio, formando aquela camada alaranjada popularmente conhecida como “ferrugem”.

Por conta disso, a geladeira inox tem uma chance reduzida de oxidação e deterioração – o que não significa que o produto não necessite de cuidados especiais para uma melhor conservação. Por mais que o inox seja resistente, mal tratos podem causar arranhões, manchas ou oxidações no material.

Confira 5 dicas para preservar seu eletrodoméstico de inox

Para aumentar a vida útil do seu eletrodoméstico e evitar riscos, é importante ter os seguintes cuidados na hora de limpar:

1 – Apesar de resistente, o inox pode sofrer corrosão no contato com produtos de limpeza que contenham cloro. Olhe sempre nos rótulos para verificar a existência do componente e, em caso afirmativo, não aplique o produto na sua geladeira inox;

2 – Não use esponjas rígidas ou de alumínio, pois elas podem riscar o inox do seu eletrodoméstico. Opte sempre por flanelas ou paninhos macios. Se aparecer algum risco, não tente eliminá-lo esfregando com a esponja – isso vai aumentar o risco, tornando-o ainda mais evidente;

3 – Cuidado ao arrastar a geladeira na hora da limpeza para que ela não bata em superfícies rígidas e pontudas, como a quina de uma mesa ou o gabinete da pia;

4 – A maioria dos eletrodomésticos é fabricada com um aço inox magnético que permite a fixação de ímãs, porém, cuidado ao movimentá-los para não causar arranhões. Em vez de arrastar o ímã, retire-o de uma vez só, recolocando-o com delicadeza. Faça o mesmo com enfeites sobre a geladeira, para não danificar suaa parte superior;

5 – Nunca aplique produtos como desengordurantes, solventes e álcool no inox, pois eles podem manchar a superfície. Para evitar manchas, certifique-se que todo o excesso do produto químico aplicado foi retirado da geladeira após limpá-la. O acúmulo de resíduos sem enxágue pode causar manchas e corrosões. Passe sempre um pano úmido para finalizar a limpeza e use uma flanela seca para tirar marcas de dedos e preservar o brilho do inox.

Você vai se interessar por:

Compre seu eletrodoméstico com conforto e bom preço

Vai comprar uma geladeira nova? Seja ela de inox ou não, pesquise as opções no setor de eletrodomésticos da Zema e garanta a melhor compra. A Zema Eletro possui modelos para todos os bolsos e perfis. Antes de fechar sua compra, não deixe de conferir as ofertas da Zema.

Aprendeu como manter a conservação de uma geladeira inox? Então compartilhe a informação com amigos que possam se interessar pelo assunto. E acompanhe sempre as Dicas de Uso aqui do Blog da Zema.

In this article

Deixe um comentário