Google lança aplicativo para chamada de vídeo

O uso de aplicativos gratuitos para videochamadas tem se tornado cada vez mais comum. Eles facilitam a nossa vida e ainda proporcionam economia – basta ter um smartphone...

1549 0
1549 0

O uso de aplicativos gratuitos para videochamadas tem se tornado cada vez mais comum. Eles facilitam a nossa vida e ainda proporcionam economia – basta ter um smartphone conectado à internet. Em agosto, um novo aplicativo para chamada de vídeo foi lançado no mercado, o Google Duo, da Google.

A novidade compete com ferramentas já consolidadas, como o Skype, da Microsoft, e o FaceTime, da Apple. Quem ganha é o usuário, que tem nova alternativa para economizar com chamadas telefônicas.

Como usar o aplicativo para chamada de vídeo

O funcionamento desses apps em geral costuma ser simples a vantajoso para quem tem internet em casa ou tem acesso a estabelecimentos com wifi. Basta baixar o aplicativo no smartphone, criar uma conta (em alguns casos) e realizar a chamada – a pessoa com quem você deseja falar também precisar estar online e ter uma conta no aplicativo.

A Google pretende oferecer um serviço mais simples do que os concorrentes. Basta ter um número de telefone para ligar para alguém da lista de contatos. Ou seja, não é necessário criar uma conta específica para a ferramenta. Uma ferramenta batizada de “Knock Knock” mostra um vídeo ao vivo de quem está ligando antes de a chamada ser atendida.

As chamadas feitas com o Duo são criptografadas (cifradas para garantir a privacidade da conversa), segundo a companhia. O programa é compatível com os sistemas operacionais Android (4.1 ou superior), da própria Google, e iOS (9 ou superior), da Apple.

Vantagens e desvantagens do uso do app

Além da vantagem de conseguir ver a pessoa com quem se está falando, esses aplicativos são econômicos se comparados às convencionais chamadas telefônicas, já que não há custo de pulso. Uma desvantagem, contudo, é que a conexão com a internet precisa ser estável para que as pessoas consigam ter uma conversa de boa qualidade – caso contrário, a ligação é interrompida ou picotada, o que pode ser bastante desconfortável.

O Google Duo é parecido com os serviços já disponíveis. De acordo com a Google, a qualidade das chamadas é ajustada de acordo com as condições de conexão do usuário – ou seja, se a conexão está ruim, a qualidade da chamada também será reduzida. Na prática, o aplicativo reduz a resolução do vídeo para evitar que a chamada seja interrompida – nesse caso, o usuário não verá uma imagem muito definida da pessoa com quem está falando.

Para evitar interrupções indesejadas em chamadas em movimento, é possível alternar entre Wi-Fi e dados do celular – dessa forma, o smartphone fica sempre conectado e a ligação não é interrompida.

A companhia já possuía um serviço de chamadas por vídeo chamado Hangout. A ferramenta não “vingou” e será voltada para o mercado corporativo.

Teste e compare as ferramentas

Uma dica para quem pretende começar a usar um aplicativo para chamada de vídeo é testar todos os disponíveis no mercado e encontrar o que mais de adapta. Sem sombra de dúvida, a opção é mais econômica e veio para ficar – conforme o acesso à internet cresce no país, seu uso deve ser cada vez maior.

Você vai se interessar por:

Garanta seu smartphone na Zema

Precisa de um smartphone para realizar chamadas de vídeo? A Zema possui opções para todos os bolsos. Garanta sua compra com tranquilidade, melhores preços e segurança. Antes de comprar, pesquisa na Zema Eletro!

Ficou interessado em usar o aplicativo para chamada de vídeo do Google? Então compartilhe a informação. Esteja ligado, acompanhe as novidades do mercado aqui no Blog da Zema!

In this article

Deixe um comentário