Perfil de investidor: descubra o seu

Você quer começar a investir o seu dinheiro, mas acha muito complicado e não entende muito do assunto? Calma! Além de buscar informação de credibilidade, você deve começar...

2735 0
2735 0

Você quer começar a investir o seu dinheiro, mas acha muito complicado e não entende muito do assunto? Calma! Além de buscar informação de credibilidade, você deve começar aos poucos. Os passos iniciais dessa empreitada não são tão difíceis de entender. Você precisa se conhecer, saber o seu perfil de investidor, o que você deseja alcançar e em quanto tempo isso é possível. Vale reforçar que existem diferentes tipos de investidores porque cada um tem um objetivo diferente e entende os conceitos de retorno, liquidez e risco de formas diferentes.

A primeira coisa a fazer é buscar entender a sua intenção com o investimento, avaliando também a situação financeira da sua família e a sua forma de lidar com os riscos. Lembrando que, por menores que sejam, eles sempre existem no mercado financeiro. Com o perfil  de investidor definido, em um segundo momento, o investidor pode buscar mais informações e recomendações de acordo com o tipo de aplicação que mais se encaixa nas suas necessidades.

Para começar uma carteira de ações, por exemplo, não existe valor mínimo. Embora a idade não seja determinante para investir, para quem está na faixa dos 60 anos, por exemplo, preservar o capital é mais importante que especular. Já o investidor mais jovem tem mais tempo para aguardar e conseguir bons resultados no médio e longo prazo.

Perfil de investidor: conheça os tipos

Conservador

Pode-se dizer que esse é o tipo de investidor mais cauteloso, que zela pelo patrimônio, poupa com disciplina e diversifica pouco os seus investimentos. Ele entende que esse comportamento pode resultar em ganhos menores, mas prefere o caminho mais seguro com menos riscos. Prefere investir em renda fixa (CDB, LCI e LCA, por exemplo) ou no tesouro direto. Comprar imóveis para alugar também é uma boa alternativa de investimento.

Moderado

Esse é o tipo de investidor que quer que a aplicação renda o máximo possível e até admite perder um pouco de dinheiro nessa busca. Ele trabalha dentro de uma margem de segurança, mas está um pouco mais disposto a arriscar do que o Conservador. Por isso, ele diversifica mais seus investimentos e pode ter aplicações tanto em renda fixa como em clubes de investimentos, por exemplo, mas precisa de um período maior para assimilar os riscos e vantagens até que possa tomar uma decisão mais assertiva.

Arrojado

Esse é o tipo de investidor que arrisca mais justamente por entender um pouco mais do mercado financeiro. Ele sabe como e onde investir, conhece as oscilações do mercado e tem segurança para fazer disso um jogo mesmo estando ciente dos riscos. Ele é o que mais diversifica porque as possibilidades de ganhar mais em menos tempo são atraentes. Mesmo para esse investidor, a regra básica da diversificação não muda. É necessário alocar parte dos investimentos em renda fixa, como Tesouro Direto, e ele sabe disso.

Você vai se interessar por:

Estrela Mineira tem produtos financeiros com excelentes ofertas

Conheça os produtos financeiros disponíveis no Estrela Mineira e coloque sua vida financeira em ordem. Além do Cartão Zema Good Card, você tem a possibilidade de contratar Empréstimo Pessoal, Antecipação de Recebíveis e CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Tudo com as melhores taxas! Saiba mais no site da Estrela Mineira.

Gostou de entender um pouco mais sobre o perfil de investidor? Já descobriu o seu? Compartilhe conosco nos comentários e bons investimentos.

In this article

Deixe um comentário