Organizar suas contas esta difícil? Com estas dicas você nunca mais vai pagar nada com atraso!

Organizar suas contas não é assim uma tarefa tão difícil. Eu sei… A gente te entende… Muitas vezes a desorganização financeira, vem com um pequeno deslize, com a...

710 0
710 0

Organizar suas contas não é assim uma tarefa tão difícil. Eu sei… A gente te entende… Muitas vezes a desorganização financeira, vem com um pequeno deslize, com a primeira falta de dinheiro ou ainda com a falta de planejamento financeiro: Enfim… motivos para atrasar as contas é que não faltam. Mas, seguindo algumas dicas, você coloca sua vida financeira em ordem e volta a ter o controle das contas.

Organize as contas

É difícil encontrar alguém que nunca enfrentou dificuldades financeiras em algum momento da vida. Mas, ao contrário do que pode parecer, a estabilidade financeira depende de ações relativamente simples:  planejamento e disciplina.
Já parou pra colocar na ponta do lápis, cada centavo gasto? Não? Quando fizer isso você vai conseguir enxergar quanto gasto pode ser deixado de lado e economizado. Até aquela garrafinha de água ou cafézinho que você compra todo dia pode se transformar em um gasto alto no final do mês e você nem imagina.

1-    Orçamento
O primeiro passo para organizar suas contas é fazer seu orçamento. Reserve um dia do mês para isso. Veja quais são suas despesas fixas, dívidas, pagamentos e gastos eventuais. Anote tudo! É interessante montar uma planilha, assim você consegue ver mês a mês os seus gastos e entender bem suas finanças. Hoje em dia existem até apps que você pode baixar para te ajudar nesta tarefa. São eles: GuiaBolso, Organizze, Minhas Economias, Mobills, Moni e Wally.

2-    Objetivos
Você tem um sonho? Algo que gostaria de ter, mas que parece uma realidade distante? Coloque isso como seu objetivo. Tente organizar seu orçamento para que esse objetivo seja atingido, mesmo que leve bastante tempo. Quando temos algo definido, a tendência é sermos mais disciplinados.

3-    Limite seu endividamento
Algumas vezes acabamos comprando algumas coisas por puro impulso e fazemos dívidas e mais dívidas. A questão é o que juros do cheque especial são muito altos e cada vez que deixamos as contas acumularem, é como se estivéssemos jogando dinheiro pelo ralo. Então, estabeleça um limite para gastar no cartão por mês. Assim, você evita o sufoco.

4-    Quite suas dívidas
As contas atrasadas geram juros e quanto mais tempo deixamos passar, mais alto fica o valor. No final, acabamos por pagar o dobro do valor inicial daquela conta. Então, o que fazer? Primeiro entenda suas dívidas, veja o quanto tem que pagar, o que está muito atrasado e quais são os juros. Depois, tente negociar um pagamento à vista. Normalmente, o desconto é bom nesse tipo de negociação. Para fazer isso, você pode pegar um empréstimo, que vale muito mais à pena do que continuar a pagar os juros das dívidas.

5-    Disciplina
Depois de quitar suas dívidas, tenha disciplina! Seguir o planejamento traçado é fundamental.

Esperamos ter te ajudado com estas dicas e ver suas finanças cada vez mais controladas.
Gostou do texto? Se você gostou, também pode se interessar por:

Se em ultimo caso você precisar de um empréstimo para organizar sua situação. Faça um empréstimo que te garanta segurança como o Grana Fácil da Zema. Na Zema, o empréstimo é feito presencialmente e com toda a segurança que você precisa. Não deixe de passar pessoalmente em uma das unidades e verificar as linhas e opções disponíveis para o seu caso. Saiba mais, sobre o Grana Fácil – Zema, passe já na loja Zema mais próxima, conheça todas as vantagens e contrate o seu!

In this article

Deixe um comentário