Tecnologia

QLED ou OLED: tipo de TV, qual comprar?

Se você está em busca de comprar uma TV realmente boa e com alta qualidade de imagem, provavelmente já se deparou com os termos “QLED” ou “OLED” durante a pesquisa. Embora ambas sejam derivadas do LED tradicional e possuam semelhanças entre a escrita e a pronúncia das palavras, não se engane, as tecnologias envolvidas são bem diferentes. 

Tais avanços tecnológicos ainda não estão difundidos o suficiente entre os usuários e isto pode acarretar uma compra equivocada, você pode achar que está comprando um produto, mas, na realidade, está adquirindo outro. Para facilitar a sua vida, o Blog Zema te ajuda com algumas explicações simples para você entender o que de fato são “QLED” ou “OLED”, quais as diferenças entre elas e os benefícios de cada uma, assim, você poderá escolher a melhor TV para os ambientes da sua casa. 

As telas QLED transmitem cores vivas e uma ótima qualidade de imagem
As telas QLED transmitem cores vivas e uma ótima qualidade de imagem.

O QUE É QLED?

Uma das tecnologias mais recentes encontradas no mercado são as TVs com pontos quânticos, por isso, é denominada de QLED. As telas QLED prometem 100% de volume de cor, brilho e qualidade de imagem. Funcionam com base em cristais microscópicos que possuem uma propriedade específica: conseguem absorver luz em uma certa frequência de onda e emitem luz em outra frequência, criando cores e imagens muito vívidas aos olhos humanos. 

Esse modelo de TV pode emanar diversas cores quando alimentado por uma fonte de luz, ou seja, a luz que provém da camada de LEDs proporciona tonalidades vibrantes aos nanocristais. Estes, por sua vez, são estáveis o tempo todo e o brilho jamais sofre alteração. Portanto, independente do ângulo no qual você esteja sentado, você vai conseguir uma excelente visibilidade das imagens, mesmo se sentar de lado ao ângulo de posição da TV. 
O fato da QLED transmitir cores vívidas e “puras” é fundamentado de acordo com o tamanho dos cristais, podendo passar do vermelho (os menores) ao violeta (os maiores) e toda a gama de cores entre elas.  Por outro lado, o preto e os tons escuros geralmente são menos intensos se compararmos com as TVs OLED. Além disso, o tempo de resposta é maior, devido a emissão de luz não ser provocada pelos próprios pontos quânticos. Mas, ainda sim, é uma tela com imagens gloriosas de todos os ângulos possíveis.

A tecnologia QLED proporciona imagens nítidas e vibrantes
A tecnologia QLED proporciona imagens nítidas e vibrantes.

O QUE É OLED?

A tecnologia OLED consiste em um fino filme de compostos orgânicos que são posicionados entre dois condutores, assim, emite luz no momento em que recebe uma corrente elétrica. A luz sofre variações de acordo com a composição do filme, mas, em contrapartida, não depende de lâmpadas traseiras fluorescentes ou LEDs para exibir a imagem. 

Os pontos da tela se auto iluminam, cada pixel pode acender ou se apagar totalmente conforme a exibição da imagem na tela. Portanto, é possível alcançar o preto perfeito ou qualquer outra tonalidade muito escura, porque quando algo na cor preta aparece na tela, a luz LED que faria este tom é desligada, isso acarreta cores parecidas com o que nós vemos na vida real, especialmente tons escuros. Assim, o usuário tem contraste bem forte ocasionando brilho e cores muito vibrantes.

TVs OLED emitem imagens e cores próximas à realidade
TVs OLED emitem imagens e cores próximas à realidade.

QUAL A DIFERENÇA PARA OS TIPOS DE TV LED?

As telas de LED são a evolução do LCD. O método de exibir imagens é quase o mesmo, a diferença é que a luz traseira enviada para os cristais líquidos origina-se de microlâmpadas distribuídas em um painel de LED. Por isso, as TVs de LED mais recentes conseguem atingir cores, brilhos e contrastes muito bons. 

De modo geral, a TV de LED nada mais é do que uma LCD, mas retroiluminada por lâmpadas de LED. Contrastando com os processos de funcionamento das outras duas, pois, as TVs QLED dependem da absorção de luz para emitir cores através dos nanocristais e as telas OLED não necessitam de lâmpadas especiais, pois os pontos da tela possuem autoiluminação, os pixels detém a sua própria luz.

QUAL O MELHOR TIPO DE TV?

Cada TV possui vantagens e desvantagens, então a escolha depende das suas preferências. Faremos aqui um resumo de forma simples contendo as diferenças entre elas e para quais pessoas a QLED ou OLED é mais adequada. 

As TVs OLED usam materiais orgânicos que emitem luz própria, por outro lado, a QLED utiliza nanocristais que transmitem a luz enviada pela camada de LEDs. Devido ao fato das telas OLED possuírem pixels que podem emitir luz própria ou passar por completo desligamento, estas ostentam um tempo de resposta menos em comparação com as QLED. Além de ter o contraste infinito e preto perfeito. 

Para os gamers de plantão, a TV OLED é excelente para videogames de console, pois com o tempo de resposta menor, a sua jogabilidade será muito prazerosa. Mas, claramente esta TV não é só para jogadores. Você que é fã de filmes e séries, as imagens das obras cinematográficas ficam incríveis neste modelo televisor. 

De outro modo, as telas QLED reproduzem qualquer variação de cor e em todo tipo de ambiente. O brilho, o contraste e as diversas tonalidades próximas da realidade, a QLED consegue cores mais nítidas  e precisas. Como o nível de reflexão é baixo, você pode assistir TV contra uma janela ou em um local muito iluminado e você terá a mesma qualidade de imagem se estivesse em um ambiente escuro. 
Assim, a QLED é uma ótima opção para aqueles que desejam um TV em um espaço aberto ou muito iluminado. Na Lojas Zema, você encontra diversos modelos tanto de TVs OLED quanto de TVs QLED com os melhores preços e condições de pagamento. Confira!

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Pagar menos que a fatura do cartão é possível
Tecnologia

Pagar menos que o mínimo da fatura é possível?

Pagar as contas do mês tem sido um verdadeiro exercício de malabarismo para você? Se a resposta é sim, saiba
Siga a leitura no Blog Zema e descubra se vale a pena comprar fones de ouvido sem fio.
Tecnologia

Vale a pena comprar fones de ouvido sem fio?

Se você odeia fios, os fones de ouvido sem fio são uma opção, mas será que vale a pena? Os