Muita gente sonha em trabalhar em casa e a prática, inclusive permitida por várias grandes companhias, vem se tornando tendência no Brasil e no mundo. Trabalhar home office pode ser uma solução mais em conta para as empresas, que reduzem custos administrativos, ou para quem quer começar um negócio próprio. É mais cômodo, é confortável e o excesso de horas dentro do carro ou do transporte público não existe. Mas, nem tudo são flores e as responsabilidades continuam as mesmas. O trabalho em casa exige disciplina e o mínimo de estrutura para se ter sucesso e garantir produtividade. Será que é uma boa para você? Veja as dicas e analise se você tem esse perfil.

5 dicas para trabalhar home office

A tecnologia é uma grande aliada desse modelo de trabalho que, por sua vez, é uma boa alternativa para quem busca qualidade de vida, além de economia de tempo e dinheiro, mas é importante estar preparado. Confira:

1 . Prepare o ambiente

Antes de começar a trabalhar em casa, é preciso pensar no local de trabalho. Seja qual for a sua função, é importante organizar um espaço que não comprometa as atividades e o fluxo normal da casa e das pessoas que também moram nela. Prepare um cantinho confortável, deixando tudo o que você precisa no dia a dia de trabalho à disposição e organizado: computador, telefone, impressora, material de escritório, etc. Se for possível, monte uma sala de trabalho e evite misturar ali qualquer coisa que seja do ambiente familiar. Verifique também se é necessário algum documento da prefeitura da sua cidade ou licença específica para realizar a atividade que você deseja em casa.

2 . Tenha cuidado com as distrações

Quando se trabalha em casa, seja como empreendedor ou trabalhador formal, elas estão por toda a parte. As distrações podem atrapalhar a sua produtividade se você deixar. A proximidade da geladeira, a TV na sala, o conforto do seu quarto, as redes sociais, o smartphone… Esses são apenas alguns exemplos do que pode te fazer perder a concentração para terminar aquele relatório para o final do dia. Quem trabalha em casa precisa estar ciente de que não dá para confundir o trabalho com lazer e descanso. Tudo tem sua hora. E mais: se os familiares ficam o tempo todo em casa, é preciso também que eles entendam e respeitem o espaço do trabalhador. O excesso de barulho e as conversas pela casa podem comprometer os resultados no final do mês. Fique atento e estabeleça uma rotina de trabalho saudável.

3 . Aproveite melhor o tempo

Um dos melhores benefícios de trabalhar home office é a flexibilidade de horários, afinal, geralmente, não importa a hora de trabalho e sim os resultados efetivos. Tem quem produza melhor pela manhã e quem prefira começar a trabalhar depois do almoço até mais tarde, aproveitando o período da manhã para fazer uma academia, por exemplo. É possível buscar as crianças na escola, ir ao banco no horário mais tranquilo e fugir das filas do supermercado. Por outro lado, vale tomar cuidado para não trabalhar demais e passar dos limites. Além disso, esteja disponível para o seu chefe se for o caso. Mostre-se disposto a voltar ao escritório assim que possível se estiver fora e ele chamar.

4 . Cumpra horário

Delimite bem o tempo de trabalho durante o dia, organize suas atividades e os seus prazos de entrega das demandas, reservando os momentos ao longo do dia para olhar o telefone, o e-mail e as redes sociais e também para descansar a cabeça longe do computador. É importante saber a hora de parar. Pode parecer simples, mas nem todo mundo tem a mesma capacidade de concentração e isso pode fazer com que o trabalho se estenda demais. Será que se estivesse em uma empresa você agiria da mesma forma? Um despertador pode ajudar a saber a hora de encerrar o expediente e evitar o excesso de trabalho.

5 . Cuide da aparência

Mesmo com a possibilidade de trabalhar home office, é importante manter a aparência, especialmente se você recebe clientes ou mesmo têm videoconferências com frequência.

Você vai se interessar por:

Use o Cartão Zema para montar seu Home Office

Se você quer montar um escritório em casa e busca as melhores condições, solicite agora mesmo o Cartão Zema Good Card. Com ele, você tem vantagens para comprar nas Lojas Zema e em qualquer estabelecimento comercial credenciado à rede Good Card, com prazo especial de até 40 dias sem juros para pagar suas compras. Quer saber mais? Acesse o site da Estrela Mineira e saiba como fazer.

Gostou das dicas sobre trabalhar home office? Lembrou de alguém? Compartilhe!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here