Alimentos contra insônia: conheça 10 opções

Chega a hora de dormir o sono desaparece? Rolar de um lado para o outro da cama se torna comum e contar carneirinhos já não resolve mais? A...

1134 0
1134 0

Chega a hora de dormir o sono desaparece? Rolar de um lado para o outro da cama se torna comum e contar carneirinhos já não resolve mais? A insônia é muito mais comum do que se imagina e chega a atingir até 10% da população adulta, que além de não conseguir dormir bem à noite sofre com o cansaço e a falta de energia para o trabalho e os estudos durante o dia. A insônia também pode afetar a concentração, a memória e, claro, deixar as pessoas mais irritadas. Mas, sabia que existem alimentos contra insônia? Pois é. O que você come pode ajudar a vencer essa batalha porque alguns alimentos têm propriedades benéficas que colaboram com a prevenção e o tratamento da insônia, em prol de uma noite de sono tranquila.

10 Alimentos contra insônia

Alguns alimentos são relaxantes e podem ser seus grandes aliados quando a noite chegar proporcionando mais qualidade de sono. Confira alguns deles e mude já o seu cardápio:

1 . Alface

A alface é uma excelente opção para combater a insônia. Isso porque ela tem uma substância chamada lactucina, que ajuda o corpo a relaxar e é calmante. Aposte em um prato de salada antes de dormir, além de ser mais leve para digestão vai ajudar a dormir melhor.

 2 . Banana

A banana é fonte de triptofano, aminoácido que regula os níveis de serotonina no cérebro e reduz a atividade do organismo, contribuindo para o relaxamento do corpo. Além disso, ela é fonte de vitaminas do complexo B e magnésio, que são excelentes para a saúde.

 3 . Semente de gergelim

A semente de gergelim é um dos alimentos contra insônia que podem integrar o seu cardápio. Isso porque ela é rica em vitamina B6, substância que ajuda a transformar o triptofano em serotonina.

4 . Aveia

Outra boa fonte de triptofano é a aveia, que ajuda também a manter um sono contínuo seja qual for a forma de consumo.

5 . Cereja

A frutinha, além de ser uma delícia, é fonte de melatonina e pode ser consumida, por exemplo, fresca ou em forma de suco na hora do jantar.

6 . Linhaça

Muito frequente em cardápios para emagrecer, a linhaça é rica em ômega 3, que ajuda na regulação dos neurotransmissores e colabora não só com a melhora da sua noite de sono, mas também com o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão.

7 .  Salmão

Entre os melhores alimentos contra insônia estão os peixes de água fria, especialmente o Salmão. Ele é boa fonte de ômega 3, um ácido graxo que protege os neurônios, tem ação anti-inflamatória e é excelente para memória, aumentando os receptores dos neurotransmissores, como a serotonina. O salmão também é fonte de vitamina B12, essencial na conversão do triptofano em serotonina.

8. Maracujá

A fama do maracujá para acalmar não é à toa. Ele tem mesmo efeito calmante e é fonte de vitaminas do complexo B.

9. Couve

A couve é uma ótima aliada para quem sofre com insônia. Ela é rica em magnésio, que alivia as tensões e relaxa os músculos. Outros vegetais verde escuros também colaboram, como o espinafre, por exemplo.

10. Amêndoa

Outra fonte de triptofano maravilhosa é a amêndoa, que pode ser consumida nos lanchinhos intermediários. Além de ajudar a melhorar a qualidade do sono, ela é rica em antioxidantes, colabora com a redução do colesterol ruim e é uma boa parceira da saúde do coração.

Gostou das opções dos alimentos contra insônia? Escreva nos comentários e compartilhe.

In this article

Join the Conversation