Quer saber como dormir bem durante a noite? Se você sofre com isso, pare 5 minutinhos e leia esse texto. Dormir pouco e mal pode atrapalhar o raciocínio e trazer problemas à saúde do coração. O ideal saudável é que uma pessoa durma entre 6 e 8 horas por dia. Menos do que isso pode abrir espaço para o surgimento de doenças, como hipertensão, diabetes e obesidade, além de aumentar o risco de infarto e até acidente vascular cerebral (AVC).

O tempo de sono é fundamental porque fortalece o sistema imunológico e é durante esse período que o organismo se restabelece e que ocorre a renovação das células dos ossos e dos músculos do corpo. Além de questões hormonais, os distúrbios do sono podem estar relacionados à depressão, ansiedade ou estresse. Outras alterações no organismo podem ocorrer devido ao estilo de vida. Os mais viajantes, por exemplo, podem sentir com a diferença de fuso horário constante, pois o cérebro mantém o horário do ponto de partida.

A redução no tempo de sono também favorece o ganho de peso tanto pelos fatores hormonais como pelo gasto energético menor. Você sentiu que engordou depois de diminuir o tempo de sono? Acredite. Isso pode mesmo acontecer. Em outros casos, dormir o tempo recomendado pode não ser suficiente para começar o dia alerta e descansado. De qualquer forma, algumas mudanças de hábitos podem ajudar, afinal quem não quer dormir bem à noite?

As melhores dicas sobre como dormir bem à noite

1- Durma no escuro

Mantenha as luzes do quarto sempre apagadas. É importante que o corpo entenda que chegou o momento de relaxar e dormir. Por isso, evite usar o computador, o tablet e o celular antes de dormir. Eles podem atrapalhar sua boa noite de sono, acredite!

2- Preste atenção ao que você come

Evite comer demais antes de se deitar, especialmente pratos muito pesados e de difícil digestão. Café e outras bebidas estimulantes devem ser evitadas.

3 – Pratique atividade física, mas não antes de dormir

Praticar qualquer atividade física é muito importante para manter a qualidade do sono, mas escolha a hora mais adequada. Vale lembrar que é bom evitar exercícios perto da hora de dormir. O corpo fica muito agitado após atividades assim e você pode demorar mais para dormir.

4 – Procure cumprir uma rotina de sono

Evite ao máximo tirar cochilos ao longo do dia e procure estabelecer uma rotina, deitando-se e levantando-se sempre na mesma hora, mesmo que a noite não tenha sido das melhores. Isso vai ajudar o seu corpo a entender os horários aos poucos.

5- Ler ajuda a trazer o sono

Gosta de ler ou deseja adquirir o hábito? Comece com um pouquinho por dia antes de dormir para atrair o sono.

Agora que você já sabe como dormir bem durante a noite, coloque em prática e compartilhe com seus amigos! Tem mais alguma dica? Escreva nos comentários.

 

1 COMMENT

  1. Achei super informativo esse conteúdo. Puxa chegou meu colchão magnético novo. Peguei aquele Kenko Patto que diminui dores. Finalmente acertei num colchão pra minha insônia… Comprei desse site Sei la quantos colchões magnéticos adquiri e não me dei bem com insonia. Ai como dormir é bom!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here