Dormir bem durante a gestação parece impossível para você? Na gravidez, o aumento do nível do hormônio progesterona faz com que as mulheres sintam muito sono também durante o dia, especialmente até o quarto mês.

Com o passar do tempo, os hormônios se estabilizam e o peso da barriga e o inchaço nas pernas, também comum nessa fase, acabam dificultando a movimentação na cama e trazendo incômodos, como dores na coluna, por exemplo.

Veja as dicas para dormir bem durante a gestação

1 – Especialistas recomendam que a gestante durma virada para o lado esquerdo. Isso porque o coração fica do lado esquerdo e é a posição que melhor colabora para o envio de oxigênio para o bebê.

Usar um travesseiro no meio das pernas também é uma boa dica. Outra boa opção é deitar com a barriga virada para cima, mas aí vai depender da grávida, já que essa posição pode trazer desconforto e falta de ar para a mamãe.

2 – Para acordar mais confortável, use o lado da cama que você possa dormir do lado esquerdo e acordar com a barriga virada para o lado de fora.

Na hora de se levantar, fica mais fácil ao começar pelas pernas e depois o restante do corpo. Dessa forma, o esforço é menor e ajuda a evitar dores na coluna.

3 – Crises de câimbras são comuns durante a gestação. Elas podem aparecer mais no período da noite e atrapalhar o período do sono. Faça o seguinte: estique as pernas e massageie o local até amenizar. Para ajudar, use uma almofada antirrefluxo e antivarizes para apoiar as pernas. Além de auxiliar a circulação do sangue, ajuda a relaxar.

4 — A escolha do travesseiro é muito importante para evitar desconforto. A altura deve formar um ângulo de 90 graus no pescoço. Para manter as costas alinhadas, use uma almofada sob a barriga e não se esqueça do travesseiro entre as pernas.

5 – O colchão também é muito importante e pode ser aliado ou vilão quando se trata de uma boa noite de sono no período de gravidez. Aqueles com células de ar individuais podem ser uma boa escolha, já que eles se moldam ao corpo.

6 — No final da tarde, reduza o ritmo das atividades e tente dormir por, pelo menos, oito horas. Para dormir bem durante a gestação, prefira um ambiente escuro, silencioso, arejado e tenha os cuidados básicos com as roupas de cama, camisolas ou pijamas.

7 — Opte por exercícios físicos leves e adaptados para cada fase da gestação. Feitos com a recomendação de um especialista, os exercícios certos são de grande valia na hora de dormir e ajudam, inclusive, a reduzir as câimbras. Alongamento, ioga ou natação para gestantes são boas opções para você pesquisar.

8 — Descanse pelo menos meia hora depois do almoço. Esse tempinho para recuperar as energias no meio do dia é fundamental para a qualidade do sono durante a noite.

9 — Evite ingerir muito líquido até duas horas antes de dormir para não precisar levantar durante a madrugada e não coma pratos muito pesados antes de ir para a cama. Priorize um lanche rico em proteínas e grãos integrais e dê um tempinho entre comer e se deitar.

10 – Quem tem azia pode preferir dormir com a cabeça elevada nos travesseiros. Se a insônia aparecer, tome um banho quentinho e leia um livro até o sono chegar. Ficar deitada nesse momento pode te deixar agitada demais.

O segredo para dormir bem durante a gestação é relaxar. É fundamental que a mamãe procure tranquilidade nesse período para guardar as energias que serão necessárias quando o bebê nascer.

Você que não é mais mamãe de primeira viagem, conseguiu dormir bem durante a gestação? Compartilhe sua dica conosco nos comentários.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here