Na hora de fazer qualquer tipo de seguro, como o do carro, por exemplo, é preciso entender uma série de etapas burocráticas que ainda deixam dúvidas em muita gente. Você sabe o que é apólice de seguro? Antes de assinar qualquer contrato, é importante compreender cada termo, por mais específico que seja.

Entenda o que é apólice de seguro

A apólice é o contrato de seguro e é nesse documento que ficam formalizados todos os detalhes como: risco do carro, da casa ou da pessoa (no caso de seguro de vida), as garantias, as coberturas, o valor do prêmio a ser pago, o prazo de validade do combinado e uma série de outras cláusulas especiais e adicionais, deixando tudo o mais claro e específico possível.

Além da definição sobre o que é apólice de seguros, vale reforçar que ela tem como objetivo repassar a responsabilidade sobre os riscos descritos com o segurado para a seguradora. É a apólice que garante que o acordo entre as partes será cumprido e determina as minúcias de como isso será feito em cada caso.

Como é elaborada a apólice de seguro

O cliente manifesta o interesse pelo seguro e envia os dados solicitados pela seguradora que, por sua vez, vai verificar as condições, os riscos e as garantias e enviar o contrato para o segurado. Vale apontar que a seguradora tem o prazo de até 15 dias após o início da vigência do contrato para emitir a apólice.

Nesse período, pode haver rejeição, mas o segurado fica coberto e pode ser indenizado caso necessite. Passados os 15 dias, a apólice só pode ser cancelada se não houver pagamento regular ou faltar vistoria nos casos necessários.

Na apólice, o segurado deve se responsabilizar pela veracidade das informações fornecidas e estar ciente da importância de comprová-las para a liberação dos recursos em caso de sinistro.

Conteúdo da apólice de seguro deve ser bem detalhado

Em toda apólice de seguro devem constar, primeiramente, as condições gerais com as cláusulas contratuais básicas da seguradora. Nesse item, constam as informações iniciais sobre o seguro, como os direitos e também as obrigações do cliente e da seguradora, especificando o que está coberto e o que não está.

Depois, devem constar no documento as condições mais particulares de cada caso e as informações específicas do segurado. Nessa parte do contrato, devem estar os detalhes sobre as franquias, os beneficiários, a descrição completa dos bens ou pessoas seguradas, a data de início de contrato e as condições especiais.

No caso do seguro automotivo, por exemplo, o segurado é questionado sobre a idade do condutor principal e de terceiros, o tipo de garagem, se ela é coberta ou não, se o fechamento do portão é manual ou tem controle remoto, e até sobre o uso do carro no dia a dia – se ele é usado apenas para trabalho ou se é usado no dia a dia e para ir à faculdade ou ao banco.

Quando receber sua apólice de seguro, é de suma importância verificar todos os dados e informações pessoais, de cobertura, de serviços adicionais e valor de franquia e pagamento.

Você vai se interessar por:

Conheça o Auto Fácil e o Seguro Residencial Zema

Vá até uma de nossas lojas e saiba mais detalhes sobre o Auto Fácil, o melhor seguro para o seu automóvel, com cobertura adicional para os acessórios do seu veículo. Tem também o Seguro Residencial, com assistência 24 horas e serviços como chaveiro, encanador, eletricista e vidraceiro. Você ainda tem garantias por morte acidental ou crime, invalidez, incêndio, danos elétricos, perda e/ou pagamento de aluguel. Não deixe de consultar as condições nas Lojas Zema.

Agora que você já entende o que é apólice de seguro e o que ela precisa ter, compartilhe com seus amigos e deixe o seu comentário aqui no Blog da Zema.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here