A primavera chegou ao Brasil trazendo uma imensa onda de calor, e este é só o começo. Então prepare-se para as ainda mais altas temperaturas que estão por vir. Segundo cientistas, 2016 poderá ser o ano mais quente da história e exigirá ainda mais cuidados com a saúde no verão.

CUIDADOS NO VERÃO

Os cuidados a seguir não devem ser tomados apenas ao ir à praia ou piscina, e sim diariamente para garantir a menor exposição possível da pele à radiação UV (Ultra Violeta). Porém, com o sol e o calor intensos, é necessário reforçar estes métodos de proteção várias vezes ao dia.

PROTETOR SOLAR

Muita gente ainda acha desnecessário o uso diário do protetor solar, mas certamente porque não conhece os riscos da exposição diária aos raios UV sem proteção. O raio UVA é o que penetra mais profundamente na pele, sendo responsável pelo envelhecimento precoce e algumas alergias. Por sua vez, o raio UVB penetra superficialmente, o que já é o suficiente para causar as doloridas queimaduras.

Na hora de comprar o seu protetor solar, fique atento aos números: produtos com fator de proteção entre 15 e 20 são indicados para o uso diário, quando a exposição ao sol não costuma ser constante. Para exposições mais longas, como a prática de esportes ao ar livre, praia ou piscina, são indicados os produtos com fator de proteção mínima de 30, devendo reaplicar a cada duas horas caso entre na água ou produza suor intenso. E lembre-se: o produto deve proteger tanto dos raios UVA (indicado pelo PPD) quanto dos raios UVB (indicado pelo FPS).

ROUPAS E ACESSÓRIOS

Vai sair no sol? Então prefira roupas de algodão, já que elas retêm quase 90% dos raios UV. Roupas de tecidos sintéticos, como nylon, retêm apenas 30%.

Os óculos de sol também são importantes para prevenir catarata e até lesões na córnea.

ALIMENTAÇÃO

Na temporada de verão, o aumento de casos de intoxicação alimentar e desidratação nos hospitais é absurdo. Portanto, para evitar ser mais um na fila tome muito cuidado ao consumir alimentos vendidos nas ruas e na praia. Eles costumam ficar expostos ao sol – e outras coisas – por muito tempo, podendo estragar.

Nem é preciso dizer para beber bastante água, né? Mas se você não for muito fã de beber água, pode substituí-la por sucos naturais e água de coco.

O AR QUE VOCÊ RESPIRA

Olhos ardendo, garganta irritada, nariz ressecado. Quanto mais seco o ar, piores são estes sintomas – que podem vir a se agravar. Mas você pode amenizá-los, e até prevení-los, de formas bem simples.

Para amenizar: beba bastante água para aliviar a garganta irritada; lave as narinas com soro fisiológico para hidratá-las; use colírios do tipo “lágrima artificial” para repor a umidade natural dos seus olhos.

Para prevenir: na hora de dormir, deixe o umidificador de ar ligado. Se você não tem um, pode deixar uma toalha úmida ou bacia com água no quarto para melhorar o ar no ambiente, mesmo que minimamente. Outra opção mais sofisticada é o climatizador, em que é possível regular a umidade do ambiente, e deve estar sempre entre 55% e 60%.

Enfrente o verão sem passar perrengue. Garanta o seu climatizador numa Loja Zema perto de você!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here