Economizar energia é uma preocupação ambiental e financeira. Atualmente, existem eletrodomésticos que ajudam nessa tarefa e algumas outras medidas simples que podem ser tomadas para consegui ver a conta de luz um pouco mais baixa.

Uma recomendação feita pelo Inmetro, para ajudar a economizar energia,  é que o consumidor verifique a etiqueta que indica o consumo. É essa etiqueta que atesta a eficiência do aparelho e, ao contrário do que muitos acreditam, ela não tem relação com o preço, o que quer dizer que não vai deixar o eletrodoméstico mais caro no momento da compra.

Foto Reprodução: http://www.ecodesenvolvimento.org/
Foto Reprodução: http://www.ecodesenvolvimento.org/

De acordo com uma pesquisa do Instituto Akatu, aparelhos em stand-by são responsáveis por cerca de 12% do total da conta de energia.

Geladeira e máquina de lavar são equipamentos que devem ser trocados a cada dez anos, já que após esse tempo, começam a perder grande parte da capacidade. Ao longo do período de uso, se compararmos a categoria “A”e “E”, quando falamos em refrigerador, a economia de energia do ”A” para o ”E”, que é menos eficiente, pode chegar a R$ 60 ao ano. Isso, nesses 10 anos, chega, mais ou menos, R$ 600.

Então, na hora da compra é importante ficar atento para etiqueta que está nos eletrodomésticos.

Economizar energia: mitos e verdades

Quando falamos sobre economizar energia todo mundo tem uma dica ou conselho. Mas, nem tudo o que escutamos é verdade. Então, é preciso prestar atenção.

  • Chuveiro como grande vilão: VERDADE. Os chuveiros consomem muita eletricidade em um período curto de tempo. Por isso, banhos mais curtos ajudam a economizar energia.
  • Lâmpadas fluorescentes não são mais econômicas que as incandescentes. MITO.  As lâmpadas de LED ainda são as mais econômicas.
  • Passar roupas todas em uma única vez ajuda na economia de energia: VERDADE. O que gasta mais energia é o aquecimento do ferro, por isso, para economizar energia, é ideal  acumular todas as roupas para passar.
  • Abrir e fechar a geladeira várias vezes ao dia, não gasta tanta energia, quanto deixá-la um período de tempo muito grande aberta. VERDADE. O que gasta energia é o processo de resfriamento e, quando a geladeira passa muito tempo aberta, o ar quente entra em contato com o seu interior, o que exige o processo de resfriamento.

Fazendo dos eletrodomésticos aliados, é possível economizar energia e ver a conta de luz mais barata. Basta adotar medidas simples e estar atento no momento que for necessário substituí-lo.

Precisa trocar seu eletrodoméstico? A Zema tem o que você procura: http://bit.ly/2mfZUYw

Poderá se interessar por:

Secadora de roupas: conheça as opções e compare 3 modelos

Notebooks baratos: compare 4 modelos antes de comprar

Aprendeu a economizar energia? Então não deixe de compartilhar o texto com amigos e familiares. E acompanhe as novidades aqui no blog da Zema!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here