Sabemos bem que os juros do cartão de crédito podem ser assustadores. Mas, algumas vezes, o seu uso é inevitável. Então, o que fazer  diante dessa situação?

Calma! Dá para usar o cartão de crédito de maneira consciente e não pagar uma fortuna de juros.

Segundo o Banco Central, em janeiro, a taxa de juros do cartão de crédito, no rotativo, chegou a 486,8% ao ano. Rotativo é quando o consumidor paga menos do que o valor total da fatura do cartão, ele tem a opção de pagar apenas uma parte do valor da fatura, o chamado valor mínimo (15%) e deixar o saldo restante para o próximo mês. Junto com o cheque especial, é a opção com juros mais caros do mercado.

Uma das justificativas para o valor dos juros do cartão de crédito ser tão alto  é número de inadimplências, no entanto, não existe um consenso dos economistas sobre isso.

Como evitar os juros do cartão de crédito

Com um pouco de planejamento e força de vontade é bastante possível continuar a usar o cartão sem precisar pagar os juros altos do rotativo.

  • Planeje suas compras.  Algumas vezes queremos adquirir um bem mais caro e, nesse momento, o cartão de crédito é uma boa opção. No entanto, é preciso avaliar se poderá arcar com as parcelas e entender quanto tempo irá demorar para concluir o pagamento.
  • Anote suas despesas. Sempre que fizer uma despesa nova no cartão de crédito, anote! Assim você sempre saberá mais ou menos o valor da sua fatura.
  • Estabeleça limites. Uma boa maneira de evitar os juros do cartão de crédito é estabelecer um limite de gastos, assim você não compromete uma grande parte da sua renda para pagar o cartão.
  • Evite o pagamento rotativo. Os juros do cartão de crédito no rotativo são muito altos. Por isso, pague sempre o valor inteiro da fatura.

Algumas vezes, vale a pena pegar um empréstimo  para pagar a divida do cartão. Alguns empréstimos possuem ótimas condições de pagamento e isso sai muito mais barato do que os juros do cartão de crédito.

Precisa de empréstimo? A Zema tem o que você procura:

Poderá se interessar por:

Veja quando vale a pena pegar empréstimo

Prós e contras do empréstimo com desconto em conta-corrente

9 livros sobre investimentos financeiros para iniciantes

Aprendeu a evitar os juros do cartão? Então não deixe de compartilhar o texto com amigos e familiares. E acompanhe as novidades aqui no blog da Zema!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here