FGTS de contas inativas: tire suas dúvidas

Desde sexta-feira (10/03), é possível sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de contas inativas. Mas, o que isso quer dizer? Como funciona? Quem tem...

3268 1
3268 1

Desde sexta-feira (10/03), é possível sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de contas inativas. Mas, o que isso quer dizer? Como funciona? Quem tem direito? Como descobrir quanto se  tem na conta? São tantas dúvidas sobre o assunto. Afinal, receber um dinheiro que não esperava é sempre uma ótima pedida. Então, vamos esclarecer as dúvidas para entender melhor como funciona o saque do FGTS de contas inativas.

Dúvidas sobre FGTS

 

Quem tem direito a sacar o FGTS de conta Inativa?

Todos os trabalhadores que pediram demissão ou foram mandados embora por justa causa até dezembro de 2015, seguindo um calendário de acordo com a data de nascimento do beneficiário, que não utilizaram o saldo para outra finalidade, como a compra de imóveis, por exemplo.

Como descobrir se tenho uma conta inativa no FGTS?

No site criado pela Caixa, você irá preencher  e os dados solicitados (CPF ou PIS).  Outra opção é consultar no aplicativo do FGTS, nas agências da Caixa, por meio do cartão cidadão, em postos de autoatendimento e no internet banking da Caixa. Para consultar o saldo da conta do FGTS, é necessário informar seu número PIS, e cadastrar uma senha, caso seja seu primeiro acesso.

Qual a documentação necessária para o saque?

Para fazer o saque nas Agências Caixa é necessário: número de inscrição do PIS/PASEP, documento de identificação do trabalhador e comprovante de finalização do contrato de trabalho (CTPS ou termo de rescisão do contrato de trabalho).

Para fazer o saque nas Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas é necessário: apresentar o documento de identificação do trabalhador, Cartão do Cidadão e senha. Podem ser sacados valores até R$ 3.000. Para saque no Autoatendimento é necessário: Cartão do Cidadão e senha.

É possível transferir o dinheiro para a minha conta em outro banco?

Sim. Para isso, é necessário autorizar a transferência na boca do caixa.

É obrigatório ter o Cartão do Cidadão para sacar o FGTS?

Não. É possível Sacar o FGTS nas agências da Caixa com um atendente. Para isso, é necessário levar a  carteira de trabalho e o número do PIS.

O Cartão do Cidadão só é necessário caso queira fazer o saque em Autoatendimento, nas Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.

Qual o horário de funcionamento das agências da Caixa?

Até dia 17/03 (sexta-feira), as agências irão abrir duas horas mais cedo, às 8h, com o intuito de tirar dúvidas dos trabalhadores. Algumas agências vão abrir aos sábados.

Existe alguma facilidade para quem é correntista na Caixa?

Sim. É possível solicitar o crédito automático na conta através do site www.contasinativas.caixa.gov.br

Poderá se interessar por:

Esclareceu suas dúvidas sobre FGTS de contas inativas? Então, que tal aproveitar as ofertas da Zema com o dinheiro extra?

 

In this article

Join the Conversation

1 comment

  1. Ana Lúcia Vieira de Souza Responder

    Queria saber se tenho alguma quantia fgtsAna lucia