Conheça os principais tipos de combustíveis e descubra qual é o mais indicado para o seu carro.

Gasolina, Etanol, Diesel e GNV. Sabia que existem vários tipos de cada um desses combustíveis sendo vendidos nos postos de todo o Brasil? Além da variação de preço...

1785 0
1785 0

Gasolina, Etanol, Diesel e GNV. Sabia que existem vários tipos de cada um desses combustíveis sendo vendidos nos postos de todo o Brasil? Além da variação de preço por litro, existem muitas outras questões. Conheça os principais tipos e descubra qual é o mais indicado para o seu carro.

Sabia que existem vários tipos de cada um desses combustíveis sendo vendidos nos postos de todo o Brasil? Além da variação de preço por litro, existem muitas outras questões. Conheça os principais tipos e descubra qual é o mais indicado para o seu carro.


Gasolina Comum

Fruto da destilação do petróleo, a gasolina é composta pela combinação de vários hidrocarbonetos (hidrocarbonetos saturados, hidrocarbonetos olefínicos, hidrocarbonetos aromáticos, benzeno, álcool etílico anidro combustível, enxofre e aditivos). Dentro das normas estabelecidas por lei, cada litro de gasolina deve conter, obrigatoriamente, 27% de etanol anidro, além de, no mínimo, 87 IAD (índice antidetonante que, resumidamente, inibe explosões e aquecimento da gasolina antes da hora). É o principal combustível utilizado nos carros de passeio no Brasil.

Gasolina Aditivada

Trata-se da gasolina comum acrescida de detergentes dispersantes, que trabalham fazendo uma bela faxina no motor, melhorando a lubrificação de seus componentes e, consequentemente, seu desempenho.

Gasolina Premium

Gasolina acrescida de aditivos que permitem um maior IAD, a partir de 91. É indicada para veículos potentes, com alta taxa de compressão, assim como esportivos de luxo.

 

Etanol

Produzido a partir de diversas fontes vegetais, no Brasil é feita a base de cana-de-açúcar por questões energéticas e econômicos. É vendido nos postos na versão hidratada, quando há mistura de água, mantendo no mínimo 94,5% de etanol na composição.
O etanol é melhor aproveitado pelo motor mas, por ter menor poder calorífico, sua queima é mais rápida e eleva o consumo.
Dica importante: na relação custo x benefício, vale a pena abastecer o seu veículo com etanol quando seu preço por litro custe até 70% do valor da gasolina.

Etanol Aditivado

Quase não encontrado por falta de demanda, o produto segue a mesma lógica da gasolina aditivada, só que com etanol. Mas pode-se considerar um combustível dispensável, já que o etanol quase não gera depósito de resíduos e os veículos flex já saem de fábrica com um componente de proteção anticorrosiva.

GNV (Gás Natural Veicular)

Tendo como principal componente o gás metano, o GNV proporciona um menor impacto no meio ambiente, além de ser mais barato. É indicado para veículos desenvolvidos especificamente para o uso do GNV, mas também é comumente utilizado em veículos adaptados.

Diesel Comum S-500

Também derivado do petróleo, o diesel é o combustível mais utilizado no Brasil. Possui como grande vantagem a combustão lenta com elevado rendimento energético, o que significa consumo menor com maior autonomia. Por este motivo, sua emissão de CO2 é inferior que a da gasolina.
Por lei, cada litro de diesel deve conter 7% de biodiesel – feito de óleos vegetais ou sebo animal -, quantia que deve chegar a 10% até 2019, aumentando 1% ao ano.

Diesel S-10

Com teor de enxofre muito menor que o diesel comum, o diesel S-10 é bem menos poluente e possibilita a redução das emissões de material particulado em até 80% e de óxidos de nitrogênio em até 98%.

Diesel Aditivado

Encontrado nas versões S-500 e S-10, o diesel aditivado conta com detergentes dispersantes, anti corrosivos e anti-espumantes, que atuam durante o abastecimento.

Diesel Premium

Conta com aditivos multifuncionais, oferecendo melhor desempenho e maior proteção ao motor. Tem maior concentração de cetano (hidrocarboneto que mede a qualidade da ignição do óleo diesel) que o diesel comum, o que representa mínimo de 51 contra mínimo de 48, respectivamente.
Isso tudo resulta numa melhor qualidade de ignição e desempenho do veículo, obtendo menor tempo na retomada de velocidade.

Gostou do texto? Leia também:

Dicas infalíveis para economizar combustível

Dicas para vender seu carro usado

10 motivos para usar a bicicleta como meio de transporte

Você sabia que a Zema também tem uma distribuidora de combustível ? É a Zema Petróleo.

 

Zema Petroleo Institucional.00_00_32_18.Quadro008

Seus postos são rigorosamente inspecionados e seus combustíveis passam por uma análise criteriosa. O cuidado com os produtos vão desde o transporte, passando pelo recebimento, estocagem, chegando até o manuseio e o envio ao cliente final.

Para garantir tudo isso a Zema Petróleo conta com um programa próprio de controle de qualidade. Possui uma Unidade de Análise Itinerante que percorre todos os postos da rede, viajando em torno de 6.000 km por mês. Essa unidade também leva um técnico altamente qualificado que monitora a qualidade dos produtos para assegurar a segurança dos consumidores finais.

Zema Petroleo Institucional.00_01_27_11.Quadro016

A Zema Petróleo possui mais de 300 revendedores em MG, GO, PA, TO, SP, MT, RJ e DF, além de atender clientes consumidores como frotistas, empresas de transportes e usinas.

Agora que você já conhece os principais tipos de combustíveis e suas indicações, que tal aproveitar para abastecer seu veículo em um Posto Zema Petróleo na sua cidade ou buscar mais informações para embandeirar seu posto.

In this article

Deixe um comentário