Enquanto o bicho pega por terra, no ar o helicóptero de filmagem oficial do Rally dos Sertões faz manobras tão radicais quanto os veículos para garantir os melhores “takes” de cada uma das etapas. Se você já perdeu o fôlego só de imaginar, prepare-se! À frente dessa missão estão duas mulheres!
Flora Morais e Aline Maia são pilotos da aviação comercial com muitas horas de experiência, mas no rali elas vão muito além. “A gente tem que criar uma cena, se preocupar com a luz, posicionar o helicóptero para achar um bom ângulo, tudo isso para dar ao câmera o melhor enquadramento possível”, explica Flora, que voa no Sertões desde 2003. “No dia a dia nos preocupamos com o conforto dos passageiros. Aqui na competição a gente pilota pra gente”.

Aline já tem no currículo filmagens em helicópteros, mas é a primeira vez que ela faz esse trabalho em uma das maiores provas off-road do mundo. “Pra mim é tudo muito novo, é uma operação totalmente diferente do que estou acostumada a fazer”, diz empolgada a piloto. “Foi na largada, quando começou o rali, que entendi de fato a grandiosidade disso tudo aqui”.

Tanto tempo correndo junto aos pilotos e navegadores deu à Flora a habilidade de prever as ações dos competidores para registrar as melhores imagens. “Enquanto o cinegrafista grava os acontecimentos de onde estamos, eu fico de olho lá na frente. Consigo identificar, por exemplo, quando vai rolar uma ultrapassagem interessante, quando a curva vai ser boa”, conta. “Em cada movimento que eles fazem, em cada salto que eles dão, o helicóptero tem que transmitir essa emoção”.

E como administrar tanta técnica, tantos comandos, tanta sensibilidade? Pra isso, elas contam uma com a outra. “Normalmente ficamos 5 horas no ar, então a gente divide a operação. Em um determinado momento é ela quem está voando, em outro sou eu”, explica Flora. “Quem não está no comando fica responsável pela comunicação via rádio, pelos instrumentos de bordo, como medidores de combustível e temperatura, e se dá pra baixar mais o helicóptero, por exemplo”.
O resultado de tamanho empenho é a garantida de cobertura de praticamente 100% do Rally dos Sertões. “Tem lugares que só nós conseguimos chegar, por isso o que fazemos é tão importante. Nós seguimos do começo ao fim a caravana”, diz Flora. “É uma visão total. Nada escapa da gente”.

Gostou do texto? Leia também:
Acelere com a Zema Rally Team no maior rali do Brasil
Por dentro das rotas do Sertões
A potência dos pilotos de Rally
Entenda as regras do Rally dos Sertões
A Zema Rally Team também está voando na cobertura do Rally dos Sertões 2017! Acompanhe todas as novidades e curiosidades no nosso blog e na página do Facebook.