“Oh! Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais!” O hino do Estado já entrega, de cara, as riquezas escondidas e incrustadas entre as montanhas e vales da região.
É tanta beleza que Minas Gerais foi escolhida para estrear o Guia Zema Petróleo, um roteiro com indicações de 10 lugares imperdíveis para se aventurar em cada canto do nosso Brasil!
A lista foi dividida em duas partes. Ambas são assinadas pelo instrutor de off-road Fernando Carqueijo, que tem quase 30 anos de estrada em expedições por todo o mundo e é proprietário da Trailway, uma empresa especializada em passeios e viagens para veículos 4X4.
“Todas as sugestões são baseadas em experiências, mas nunca deixem de perguntar e de experimentar novas opções”, explica Carqueijo.
Confira abaixo a primeira parte dessa nossa viagem!
1 – Serra da Canastra

A Serra da Canastra é um Parque Nacional que foi criado em 1972 para preservar as nascentes que formam o Rio São Francisco. Lindas paisagens e pequenas e bucólicas cidades encontram-se no entorno. Uma região encantadora que vale muito a pena ser visitada.
Não deixe de conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra! Tente visitar também a Cachoeira do Fundão, Cachoeira Maria Augusta e a região do Vale da Babilônia. Se estiver de 4×4, vá até a Serra da Batéia.
Bem próximo à Serra da Canastra existe a Represa de Furnas e a cidade de Capitólio, que além da barragem, tem deslumbrantes passeios de barco para conhecer cachoeiras dos paredões dos cânions da região.
Alerta: a Serra da Canastra é cheia de caminhos que apenas veículos 4×4 conseguem trafegar. Fique atento para onde e por onde vai rodar. Se possível, evite os meses de chuva (dezembro a março) onde as cachoeiras são mais turvas e o acesso pode ficar prejudicado.
Onde ficar:
Pousada Barcelos ou Hotel Chapadão da Canastra, em São Roque de Minas – é a cidade mais próxima para conhecer as principais atrações do parque e que tem acesso mais fácil
Onde e o que comer:
A comida mineira é o forte da região e existem diversos pequenos restaurantes que são boas opções. Em São Roque de Minas, o Restaurante Zagaia é dos mais antigos e tradicionais. Não saia de lá sem experimentar o famoso e premiado queijo Canastra, feito de forma artesanal na região.
2 – Conceição do Ibitipoca

O Arraial de Conceição do Ibitipoca, que é distrito do município de Lima Duarte, tem como principal atração o Parque Estadual, com suas paisagens formadas de rochas e águas que descem pela serra. Destaque para a Cachoeira Janela do Céu e o Circuito das Águas. No Parque é possível fazer tudo a pé, por isso prepare as pernas e vá disposto.
Se estiver animado, dê uma esticadinha até o Mirante da Água Santa no caminho de Santa Rita do Ibitipoca. Toda região é tomada de pequenos e pitorescos vilarejos.
Alerta: abasteça o carro em Lima Duarte, onde é feito o acesso até o Arraial de Conceição de Ibitipoca, já que por lá não há posto de combustível.
Evite a época de chuvas (de dezembro a março). Nos outros meses a caminhada é mais fácil e as águas mais claras.
Onde ficar:
Hotel Reserva do Ibitipoca, Hotel Serra de Ibitipoca e Fazenda Alphaville, em ordem de luxo (e, provavelmente, custo)
Onde e o que comer:
No Arraial de Conceição do Ibitipoca existem ótimos pequenos restaurantes, com opções variadas. O Restaurante Gula do Lobo é bem bacana.
3- Ouro Preto e Mariana

Não é à toa que Ouro Preto é parte do Patrimônio Cultural da Humanidade. Com inúmeras igrejas e construções históricas, dispostas em vielas apertadas e íngremes, a antiga Vila Rica (seu primeiro nome) é encantadora, principalmente, para quem gosta de história, que transborda por toda a cidade.
Mariana ostenta o título de ter sido a pioneira, sendo a primeira vila e capital do Estado de Minas Gerais. Também possui lindas construções históricas, mas o centro histórico foi circundado por construções mais contemporâneas, o que diminuiu um pouco o seu charme.
Se possível, vá de Ouro Preto à Mariana de Maria Fumaça. Caso opte pelo veículo, não deixe de conhecer a Mina da Passagem que fica no meio do caminho entre as duas cidades e a Estrada Real!
É possível explorar a região indo até Catas Atlas, onde dá para conhecer o Santuário do Carcaça a 1.300 metros de altitude. Tem hospedagens no local e se der sorte pode ver algum lobo-guará.
Se não quiser sair muito da rota, outra alternativa é esticar até Lavras Novas. A cachoeira das Andorinhas é bem próxima da cidade e muda um pouco o roteiro tradicional.
Não deixe de visitar em Ouro Preto:
– Matriz Nossa Senhora do Pilar
– Igreja de São Francisco de Assis
– Museu da Inconfidência
– Museu do Oratório
Não deixe de visitar em Mariana:
– Catedral Basílica da Sé
– Igreja de São Francisco de Assis
– Basílica de São Pedro
Alerta: qualquer época do ano rende um bom passeio. Cuidado com o Carnaval e a Semana Santa, quando as cidades lotam e a bagunça aumenta muito.
Onde ficar:
Em Ouro Preto o Boroni Palace Hotel é uma boa opção para estar perto do centrinho e ao mesmo tempo longe dos foliões. Mais ao centro, o Solar do Rosário é uma ótima alternativa. Afastado do centro uma boa opção é o Sesc Estalagem de Minas, um local amplo e de fácil acesso.
Onde e o que comer:
O Restaurante Bené da Flauta é uma ótima pedida para pratos mais elaborados. No centro histórico existem diversas opções!
4 – Tiradentes e São João del Rei

As duas cidades vizinhas, separadas por menos de 10 quilômetros e ligadas pela Estrada Real, possuem um vasto centro histórico, repleto de prédios e igrejas bem conservadas.
Tiradentes é conhecida por sua alta gastronomia, com inúmeras opções para experimentar diferentes pratos e tendências. Além de ser palco de muitas atividades culturais.
O passeio de trem Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei é imperdível. Na estação onde se chega em São João del Rei há um belo museu ferroviário que vale a pena ser conhecido.
Não deixe de visitar em Tiradentes:
– Igreja Matriz de Santo Antônio (informe-se sobre o espetáculo Luz e Som que acontece no interior da igreja, com um roteiro narrado sobre a igreja e as imagens sacras)
Não deixe de visitar em São João del Rei:
– Igreja de São Francisco de Assis
– Catedral de Nossa Senhora do Pilar
– Memorial de Tancredo Neves
Se você gosta de lojas de artesanato, não deixe de visitar o distrito de Buchinho, onde inúmeras lojas vão te deixar maluco.
Se você gosta de atrações naturais, passear pela Serra de São José, que faz a ligação entre Tiradentes e Prado pode ser uma ótima opção.
Alerta: qualquer esposa do ano rende um bom passeio nas duas cidades.
Onde ficar:
Existem inúmeras pousadas em Tiradentes, com as mais variadas faixas de preço e conforto. Dentro do centro histórico uma boa opção é a Pousada Mãe D´Água que fica no Largo das Forras, no coração do Buchinho. Mais tranquilo e afastado, a Pousada Villa D’Ouro e a Pousada dos Inconfidentes são boas opções.
Onde e o que comer:
Em Tiradentes existem inúmeras opções de ótimos restaurantes dos mais variados estilos e faixas de preço. Algumas sugestões:
– Restaurante Tragaluz
– Restaurante Theatro da Vila
– Restaurante Atrás da Matriz
– Restaurante Sabor Rural (afastado da cidade e com comida típica regional)
Já em São João del Rei uma boa opção é o Restaurante Villeiros, que fica bem próximo da Igreja de São Francisco de Assis.
5- Congonhas

Também declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade tem entre as principais atrações a visitação à Basílica de Matosinhos e às incríveis obras de Aleijadinho.
A Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é um dos mais importantes conjuntos de arte barroca, considerado como o único no Brasil por sua extensão e importância. Destaque para os 12 profetas que ornam a fachada da igreja. Ao lado da igreja há o novo Museu de Congonhas.
Essa visita pode fazer parte de um roteiro mais extenso por Ouro Preto, já que a distância entre as duas cidades é de apenas 56 quilômetros.
Alerta: qualquer época do ano rende um bom passeio
Onde ficar:
Uma opção prática, por ficar ao lado da Basílica, é o Hotel Colonial com perfil clássico. Uma opção mais moderna é a Pousada Circuito dos Inconfidentes, bastante próxima à Basílica também.
Onde e o que comer:
Ao lado da Basílica, e pertencente ao Hotel Colonial, o Restaurante Cova do Daniel é uma ótima opção pela praticidade e bons pratos.
Leia também:
Quais os benefícios de usar o freio-motor.
Dicas infalíveis para economizar combustível
Dicas para vender seu carro usado
Seu carro anda “gastão”? O problema pode ser falta de manutenção