Qual foi a última vez que você calibrou os pneus do seu carro? Cerca de 60% dos motoristas andam com a calibragem abaixo do que é recomendado pelo fabricante e os riscos que isso causa são inúmeros e bem sérios.
Riscos de pneus com pressão baixa
A grande maioria dos motoristas anda com a calibragem de, pelo menos, um pneu abaixo da recomendada pelo fabricante. E não é um pouco mais baixa não: em geral 25% mais baixa.
Risco de acidente
Quando você está na estrada os riscos são ainda mais maiores do que quando se dirige na cidade, já que a velocidade é maior e existem muitas curvas. Acontece que a calibragem dos pneus influencia diretamente na estabilidade do carro. Ou seja: em uma curva acentuada o risco de perder o controle do veículo e até capotar o carro aumenta consideravelmente.
Aumento de gastos
Além de reduzir a velocidade de entrada e contorno das curvas e oferecer o risco alto de derrapar e capotar, os pneus murchos trazem um outro problema que dói no bolso. Acontece que rodar com pneus descalibrados é o primeiro passo para um desgaste prematuro e irregular. Não bastasse isso, o veículo vai consumir mais combustível.
A diferença de consumo de combustível entre pneus calibrados e pneus com a calibragem baixa, na cidade é de 5,7%, já na estrada é de 1,7%! O que quer dizer que com apenas uma simples atitude você pode diminuir consideravelmente seus gastos mensais.
Lembre-se de consultar o que o fabricante recomenda, dessa maneira, você garante sua segurança, diminui seus gastos com combustível e evita gastos prematuros com pneus desgastados antes da hora.
Abasteça em postos que te ofereça combustível de qualidade de combustível.
Você sabia que os postos com o combustível Zema Petróleo são rigorosamente inspecionados e passam por uma análise criteriosa? Para garantir a qualidade do seu combustível, a Zema Petróleo desenvolveu um programa próprio de controle de qualidade. Uma Unidade de Análise Itinerante percorre todos os postos da rede – mais de 300 revendedores em MG, GO, PA, TO, SP, MT, RJ e DF – viajando em torno de 6.000 km por mês. Essa unidade também leva um técnico altamente qualificado que monitora a qualidade dos produtos para assegurar a segurança dos consumidores finais.
Leia também:
Quais os benefícios de usar o freio-motor.
Dicas infalíveis para economizar combustível
Dicas para vender seu carro usado
Seu carro anda “gastão”? O problema pode ser falta de manutenção
Clique aqui e conheça mais sobre a Zema Petróleo