Desgaste do carro: saiba o que faz seu veículo estragar mais rápido

Algumas situações comuns do nosso dia a dia fazem com que o desgaste do carro seja cada vez mais rápido. Você já ouviu falar em “uso severo do...

778 0
778 0

Algumas situações comuns do nosso dia a dia fazem com que o desgaste do carro seja cada vez mais rápido. Você já ouviu falar em “uso severo do carro”? Esse termo foi adotado até no manual do proprietário, e alerta para definir os intervalos de revisão dos veículos.

Desgaste por uso severo

Muitas vezes não imaginamos que situações que consideramos normais para o uso do carro estão, na verdade, levando ao desgaste precoce. Confira a lista e veja o que pode fazer para evitar dor de cabeça:

Trajetos curtos: percursos menos que 6km inviabilizam a queima correta de combustível e lubrificação. Então, se você usa o carro só para ir até a padaria e voltar, por exemplo, o ideal é ligar o motor, pelo menos, um minuto antes de sair. Além disso, evite acelerar forte, para poupar o motor.

Marcha errada: andar com uma marcha acima do necessário, usar a quarta, por exemplo, quando se deveria estar na segunda, sobrecarrega as correias, mangueiras e motor. Então, esteja atento ao momento certo de reduzir a marcha.

Tráfego parado: quem mora nas grandes cidades não tem muito como evitar o trânsito diário. Mas, os longos percursos na primeira e segunda marcha, também podem acelerar o desgaste das correias do motor, além de borrachas e mangueiras. O ideal é ficar atento para ver se o tempo entre uma revisão e outra não deve ser reduzido.

Longe do asfalto: estradas de terra ou com muita areia aceleram a saturação do filtro de ar. O filtro de ar tem a função de reter as partículas em suspensão no ar aspirado pelo motor. Por isso, os veículos que passam constantemente por estradas assim, devem ter o filtro trocado a cada 5.000 km, o que representa metade do tempo normal.

Combustível: o combustível é o que mantém o carro funcionando. Por isso, é muito importante que seja de qualidade. O motor do veículo é o que mais sofre com combustível de má qualidade. As impurezas podem causar danos ao filtro de combustível, velas e bombas do motor o que, além de muita dor de cabeça, vai te trazer um grande prejuízo financeiro.

Abasteça em postos que te ofereça combustível de qualidade de combustível.

Você sabia que os postos com o combustível Zema Petróleo são rigorosamente inspecionados e passam por uma análise criteriosa? Para garantir a qualidade do seu combustível, a Zema Petróleo desenvolveu um programa próprio de controle de qualidade. Uma Unidade de Análise Itinerante percorre todos os postos da rede – mais de 300 revendedores em MG, GO, PA, TO, SP, MT, RJ e DF – viajando em torno de 6.000 km por mês. Essa unidade também leva um técnico altamente qualificado que monitora a qualidade dos produtos para assegurar a segurança dos consumidores finais.

 

Leia também:

Quais os benefícios de usar o freio-motor.

Dicas infalíveis para economizar combustível

Dicas para vender seu carro usado

Seu carro anda “gastão”? O problema pode ser falta de manutenção

Curta nossa página no facebook e fiquei por dentro de muitas outras novidades do universo dos carros, estradas, combustíveis economia e muito mais!

Clique aqui e conheça mais sobre a Zema Petróleo

 

In this article

Join the Conversation