Como economizar nas compras de Natal?

Economizar nas compras de natal não é tarefa fácil, já que natal é quase sinônimo de 13º salário e quando sobra um dinheirinho, não temos medo de gastá-lo....

296 0
296 0

Economizar nas compras de natal não é tarefa fácil, já que natal é quase sinônimo de 13º salário e quando sobra um dinheirinho, não temos medo de gastá-lo. Mas, ter consciência de que dinheiro não dá em árvore nos ajuda muito a sempre ter essa espécie no bolso.

Compras de natal não precisam ser caras, um sorriso às vezes é conseguido com uma simples lembrancinha. Afinal de contas, no natal o que importa é estar com a família; por mais que haja aqueles que sempre vão te cobrar sutilmente aquele presentinho que você prometeu ao longo do ano; sabemos como é, acontece.

E já que despesas com presentes quase sempre são inevitáveis, é bom saber os atalhos e os segredos para terminar o ano tendo agradado a todos que ama e ainda com o saldo positivo na carteira.

Então, como economizar nas compras de natal?

ANTECIPE AS COMPRAS

Ao longo do ano há diversas promoções em sites e lojas, e nunca é cedo demais para começar a comprar um presentinho para alguém. Surgiu uma promoção imperdível no zema.com fora da época prevista? Bom, porque não adiantar o presente do seu pai?

Vale ressaltar também. Nunca deixe para comprar de última hora. É quando as coisas estão mais caras, ao menos na maioria das lojas, e também quando já não resta mais unidades daquele presente especial que você queria dar para seu filho. Se quer presentear bem e barato, compre com antecedência, repita isso como um mantra.

ESTIPULE LIMITES

Sempre, sempre, sempre tenha plena ciência de quanto você está disposto(a) a gastar com presentes. Não adianta tentar agradar todo mundo e contrair uma dívida ao qual você não dará conta de arcar após sobrar só os ossos do peru. Se for sábio(a), vai ter economizado ao longo do ano para a chegada deste momento, sempre guardando um dinheirinho aqui e outro ali.

DEFINA QUEM VAI SER PRESENTEADO

Já sabe quanto vai gastar neste natal? Agora é definir quem vai ser presenteado. Faça uma lista dos felizardos e faça uma pirâmide de prioridades; ora, sabemos que um presente para sua mãe não terá o mesmo valor do presente da sua prima, certo? Após priorizar os presentes para aqueles mais próximos, hora de…

PESQUISAR

“O seguro morreu de velho.” Dizia o ditado. Por que comprar a primeira coisa que viu à vista se, quem sabe, com um pouco mais de dedicação você teria conseguido esse mesmo presente por metade do preço? É sempre bom ser otimista se a intenção é economizar. Para economizar, pesquise preços, visitas lojas, acesse sites, pergunte amigos e conhecidos se sabem de alguma oferta imperdível.

AVENTURE-SE SOZINHO(A)

Pesquisas feitas por mães e pais informa: ir às compras com os filhos ou parentes não é nada seguro para sua conta bancária. A não ser que queira gastar acima do planejado — não é isso que você quer, né? — vá em busca de presentes sozinho. No máximo, vale a companhia de alguém que esteja no mesmo barco de economia que você.

PRIORIZE PAGAR À VISTA

Parcelar em pequenas prestações sem juros, é sempre bom. Mas ainda melhor é pagar à vista. Nunca se sabe o dia de amanhã não é mesmo? Além disso, muitas lojas conseguem dar um desconto especial para pagamentos feitos dessa maneira.

CONCLUSÃO

Viu como é plenamente possível economizar nas compras de natal? Dá para aproveitar promoções, agradar todo mundo que você quer e ainda comprar uma coisinha para você, isso se você se planejar.

Tem mais algum truque para gastar pouco no natal? Fala pra gente.

In this article

Join the Conversation