Confira algumas dicas para curtir o Carnaval sem se esquecer da sua saúde.

Não deixe o Carnaval pular em você!Em tempos de festança temos uma propensão a abusar do álcool, beber e dirigir, beber e nadar, dormir pouco e nos alimentarmos...

372 0
372 0

Não deixe o Carnaval pular em você!
Em tempos de festança temos uma propensão a abusar do álcool, beber e dirigir, beber e nadar, dormir pouco e nos alimentarmos mal durante os festejos. Isso tudo aumenta riscos e possibilidades de gerar graves problemas mais tarde.
Separamos algumas dicas para você ir curtir carnaval sem esquecer da saúde.

Vamos conhecê-las?

Mantenha as vacinas em dia

O Carnaval no Brasil é conhecido por abrigar foliões do mundo todo. E, para manter a disposição e a saúde, antes e depois da festança, é sempre bom ficar ligado no seu cartão de vacinação. O sarampo, por exemplo, é uma doença comum na Europa (segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde) e já foi até detectada, recentemente, em um navio que percorria a costa brasileira.

Se você vai viajar para os principais polos de festividade, como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o cuidado tem que ser redobrado já que o volume de visitas nestes lugares é maior.

Bebeu água? Não! Tá com sede?

Pode parecer difícil para quem não abre mão de uma cervejinha, mas não abuse do álcool. Se realmente vai tomar umas e outras, evite misturar bebidas e – sobretudo – beba água e se hidrate o tempo todo. É muito comum, mesmo aqueles que não bebem álcool, esquecerem de tomar água e se darem conta disso apenas quando o corpo pede socorro e a desidratação bate com força. Ande sempre com uma garrafinha a tiracolo, acredite, você vai agradecer a si mesmo mais tarde.

Não esqueça de dormir

Se dormir bem é impossível quando você está pulando carnaval, procure compensar o sono perdido da noite com uma bela cochilada de dia, lembrando-se sempre que o sono diurno nunca é tão reconfortante e saudável quanto aquele das madrugadas que você perdeu (ou ganhou) no meio da folia.

O sol não gosta do Carnaval

Faça chuva ou sol durante as festas, o calor da época deve ser levado sempre em conta. Tá certo, já combinamos que você irá se hidratar, mas só isso não basta. Lembre-se sempre dos óculos de sol durante o dia, para proteger sua visão dos raios ultravioleta. Se o sol está realmente quente, ou se você vai viajar para praias ou cachoeiras, não se esqueça de incluir um protetor solar em sua mochila. É terrível sofrer uma insolação e ficar se sentindo um camarão queimado.

Cuidado com os mosquitos

Chuva e calor são também uma combinação propícia para a dengue. Não é incomum casos de gente que contraiu dengue nessa época do ano. É importante lembrar que o famigerado mosquito Aedis Egypti não brinca e nem tira folga no Carnaval. Portanto, abuse do repelente. Todo cuidado é pouco para não contrair uma doença que pode ser letal e, afinal de contas, o momento é de festejar, e não de hospitais, não é mesmo?

Não esqueça da boa alimentação

Por último, se alimente bem. Se puder, evite comidas quentes demais nesse final de verão, seu estômago vai agradecer. Coma frutas sem receios, preferindo as tropicais e cítricas, e tome suco natural como se fosse água. Intercale as festas com boas refeições a base de verduras, legumes e carnes brancas. Evite alimentos gordurosos e use sal com moderação. Seguindo essas dicas, você vai curtir Carnaval sem receios de ter que precisar de um médico — ou um banheiro.

Essas foram as dicas da Zema para você curtir o Carnaval sem esquecer da saúde.
Nos vemos nos bloquinhos!

In this article

Join the Conversation