Cinco livros que vão te transformar em um super profissional

Estudamos toda uma vida e muitas vezes, só estudar, não é o suficiente para nos tornamos profissionais melhores. Gostar de ler é importante para a vida, mas também...

697 0
697 0

Estudamos toda uma vida e muitas vezes, só estudar, não é o suficiente para nos tornamos profissionais melhores.

Gostar de ler é importante para a vida, mas também para os negócios e para a carreira. Aprender nos mantém atualizados em nossas atividades profissionais e a atender o mercado de trabalho; cada vez mais exigente.

Separamos cinco livros campeões de retorno prático, que te ajudarão a aperfeiçoar seu tempo, irão te agregar conhecimento e te capacitar para alcançar seus objetivos com menos esforço e em menor tempo.

A Arte da Guerra

Vamos começar com o mais célebre de todos, leitura obrigatória de todo empresário, executivo ou profissional de vendas: A arte da guerra, de Sun Tzu. O autor era um general chinês que criou essa pérola da literatura milenar oriental. No livro, Sun Tzu ensina estratégias para treinar exércitos e derrotar inimigos, mas suas lições vão muito além disso e podem (e devem) ser perfeitamente ambientadas no mundo dos negócios, em que a “guerra” é por lucros e para vencer a concorrência, ou superar cotas e vencer obstáculos tão comuns do livre mercado (juros, crise, desemprego, entrevistas de emprego). Portanto, não se assuste com a idade do livro e nem com seu nome militar. A Arte da Guerra permanece atualíssimo e com dicas práticas imperdíveis.

 Figura 1 “Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem.” Sun Tzu, A arte da guerra

A Loja de Tudo

Há um livro recente que também vai te conquistar, e fazê-lo conquistar seus sonhos. A loja de tudo, de Brad Stone, trata do empreendedor Jeff Bezos e da empresa que ele criou, a Amazon. Jeff abandonou uma bem sucedida carreira no mundo das ações em New York e se mudou para Seattle, onde na garagem de uma casa de subúrbio montou a primeira instalação da Amazon, que nasceu para vender e entregar livros e hoje vende absolutamente de tudo. Sua visão do mundo dos negócios e sua tenacidade para alcançar objetivos devem ser aprendidos e, sobretudo, seguidos.

Figura 2 A Loja de Tudo, uma história de empreendimento e dedicação.

Steve Jobs, a Biografia

Se estamos falando de gênios contemporâneos da indústria eletrônica, é claro que não pode faltar em sua biblioteca a biografia de Steve Jobs, por Walter Isaacson. Lendo-a, você vai entender o que diferencia a Apple de Jobs da concorrência: seu perfeccionismo, herdado do pai carpinteiro. Todos os detalhes ocultos ou expostos dos móveis fabricados pelo pai do gênio da computação eram planejados e caprichados em cada detalhe – acuro e carinho que Jobs levou para o mundo dos computadores, onde foi capaz de gastar meses planejando a tonalidade de branco adequada para os primeiros smartphones da Apple.

Figura 2 Inovação e perfeccionismo definem o trabalho de Steve Jobs.

A Arte de Ter Razão

Importante para a troca de ideias, reuniões de negócios e entrevistas de emprego é o pequeno livro A arte de ter razão, do filósofo alemão Arthur Schopenhauer. Um pessimista, o filósofo gostava de viver sozinho, o que lhe dava uma visão de mundo interessantíssima e que muito bem explicou em livros como este – que também pode ser encontrado com o título “Como Vencer um Debate sem precisar ter Razão”. Schopenhauer brinca com conceitos e palavras para explicar técnicas de linguagem e pensamento indispensáveis para o relacionamento interpessoal no trabalho. Descubra que a filosofia não precisa ser chata.

Figura 3 Da articulação de palavras ao como argumentar, A arte de ter razão é uma verdadeira aula.

O Mestre Inesquecível

Na literatura brasileira, aposte em O mestre inesquecível, de Augusto Cury. Nosso maior best-seller nacional parte da premissa de que Jesus Cristo é o empregador e seus doze apóstolos foram escolhidos por ele como se fossem seus colaboradores – e disseca o caminho percorrido pelo mestre para fazer essa escolha. Genial para profissionais de RH no mundo dos negócios.

O mestre inesquecível nos reconecta com nossa fé e nosso potencial

Estes foram cinco livros que consideramos indispensáveis para melhorar a sua mentalidade profissional. Em época alguma fez-se tão necessário o aprimoramento profissional como hoje, em um mercado tão competitivo e com tantos desafios.

A leitura como hábito pode te transformar, paulatinamente, em um profissional melhor, em uma pessoa melhor.
E aí, tem algum livro que recomenda pra gente?

In this article

Join the Conversation