Vale a pena comprar fones de ouvido sem fio?

Se você odeia fios, os fones de ouvido sem fio são uma opção, mas será que vale a pena? Os fones de ouvido sem fio, ou wireless, chegaram...

52 0
52 0

Se você odeia fios, os fones de ouvido sem fio são uma opção, mas será que vale a pena?

Os fones de ouvido sem fio, ou wireless, chegaram ao mercado brasileiro em meados de 2017, com a chegada do Iphone 7, que trouxe os AirPods, prometendo dar um passo a frente na forma como se ouve música. Com o tempo a tecnologia chegou pelas mãos de outros fabricantes, e hoje temos diversos modelos de fones de ouvido sem fio no mercado.

Então, agora que os fones de ouvido sem fio se tornaram mais populares e acessíveis, está na hora de comprar um? Vamos por partes.

Estes modelos de fones utilizam a tecnologia Bluetooth para se conectarem ao smartphone, ou qualquer outro dispositivo compatível. 

A tecnologia Bluetooth é muito bem-vinda quando falamos de compatibilidade e conexão, já que praticamente todos os smartphones, tablets, celulares e videogames, atualmente, possuem este recurso, permitindo ao aparelho se emparelhar com um ou mais dispositivos com facilidade. Além de que, como toda tecnologia, a conexão Bluetooth tem se tornado mais avançada a cada ano, resultando em uma conexão mais ágil e estável.

O áudio é de qualidade?

Como qualquer dispositivo sem fio, o áudio pode sofrer interferências externas, seja por causa de outros aparelhos próximos, portas e paredes pelo caminho, a distância entre os dispositivos ou até simplesmente por causa do modelo de fone sem fio escolhido; alguns podem sofrer alguns atrasos no áudio ou ter baixas potências.

Como em qualquer caso, há dispositivos com excelente qualidade e outros com qualidade duvidosa. Por isso, vale a pena pesquisar a qualidade do modelo e da marca antes de adquirir o acessório.

Duração da carga

Sim, os fones de ouvido sem fio, assim como qualquer dispositivo, funcionam por meio de carga. Eles são recarregados em um case próprio, por meio de conexão USB ou tomada. Há fones de ouvido sem fio que possuem autonomia de bateria para até 30 horas de uso, mas tudo varia de modelo para modelo.

Vale ressaltar que os fones de ouvido sem fio, por exigirem conexão Bluetooth constante com o aparelho conectado, acabam por consumir mais carga do mesmo. Ou seja, ao utilizar os fones de ouvido sem fio você terá que se preocupar com a carga deles e também com a do seu smartphone, tablet, etc.

Os fones de ouvido sem fio são para mim?

Os fones de ouvido sem fio são, antes de mais nada, para quem detesta o embaraço dos fones tradicionais e quer uma opção mais prática e libertária. Neste perfil encaixam-se os amantes de música, que estão o tempo todo conectados ao reprodutor de áudio, aos profissionais que fazem videoconferências periódicas, e aos atletas e praticantes de atividades físicas, que encontram nos fones sem fio uma opção que não restringe seus movimentos e lhes permite ouvir música até na chuva, sem medo de molhar o celular. 

O grande antagonista na aquisição de um fone de ouvido sem fio pode ser o preço. Fones de ouvido sem fio de alta qualidade podem custar até R$1.200 aqui no Brasil, o que não é nada motivador. Mas há fones sem fio menos exigentes por aí, com preços que navegam próximos dos R$100,00.

E aí, depois de tudo que falamos aqui, você é que responde. Vale ou não a pena comprar um fone de ouvido sem fio? Gostaria de ver esse produto na Zema.com?

In this article

Join the Conversation