Entenda o que são Ativos e Passivos antes de começar a investir!

Quer começar a investir? Saiba primeiro o que são ativos e passivos. Quem tem dinheiro no banco precisa investi-lo. Deixar dinheiro parado é quase como queimá-lo, já que...

71 0
71 0

Quer começar a investir? Saiba primeiro o que são ativos e passivos.

Quem tem dinheiro no banco precisa investi-lo. Deixar dinheiro parado é quase como queimá-lo, já que dinheiro parado tem seu valor reduzido devido à inflação. Mas é preciso saber onde e como investir, porque a pressa é inimiga da perfeição e os investimentos financeiros não são solo propício para aventureiros inexperientes ou pessoas em busca de lucros fáceis. É preciso primeiro saber entender bem do mercado de capitais.

Pensando em te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro, vamos explicar o básico sobre economia: a diferença entre passivos e ativos financeiros.

O que é ativo financeiro:

Um ativo financeiro é algo valioso, não físico e cujo valor deriva de um direito contratual, como depósitos bancários, títulos e ações. Os ativos financeiros são geralmente mais líquidos do que outros ativos tangíveis, como commodities ou imóveis, e podem ser negociados nos mercados financeiros.

É um direito que pode virar dinheiro.

Ativos financeiros são geralmente bens intangíveis, que geram receita corrente e que podem ser negociados. Seu único aspecto físico é o documento que o representa. Por exemplo, um certificado de aquisição de onças de ouro. Também irá observar que o ativo financeiro é mais vendável que outros bens, como imóveis e commodities. Estas últimas, as commodities, dependem de implemento de evento futuro para que possam frutificar e gerar renda. Safras futuras, por exemplo. Ou negócios entabulados em torno da variação cambial do dólar.

O que é passivo financeiro?

O passivo financeiro é mais fácil de entender. É uma dívida ou obrigação que possua uma pessoa natural (física) ou jurídica. Algo que irá vencer e que irá obrigar o seu titular a arcar com o ônus da obrigação – o que pode influenciar compras e vendas futuras de ações, derrubando o valor de uma empresa ou de suas respectivas ações.

Geralmente, é o saldo, a média ponderável, entre o ativo e o passivo de uma empresa é o que determina o seu valor e o valor de suas ações no mercado da bolsa de valores – dentre outros inúmeros fatores.  Ou seja, é a diferença entre o que a empresa tem a receber daquilo que terá que reembolsar.

O mercado financeiro é fascinante, porém cheio de regras e armadilhas que você precisa aprender a conhecer bem antes de sair se aventurando por seus caminhos nem sempre claros e fáceis.

Fique de olho no blog Zema para mais dicas sobre investimento!

In this article

Join the Conversation