Aprenda quando trocar o pneu do carro e pare de correr riscos desnecessários

Tem motorista que só põe combustível no carro e pronto! Deixa para os mecânicos olharem os outros detalhes que precisam ser olhados só no momento das revisões. É cômodo, confortável, mas o ideal é que você conheça o veículo que dirige. Afinal, durante seu cotidiano e suas viagens, sua vida e a de seus entes queridos fica nas mãos — ou rodas — do seu veículo.

É muito importante ficar de olho nos pneus do seu carro, e não apenas para evitar infrações de trânsito, que podem chegar a R$195,00 e 5 pontos na CNH.

Vamos aprender quando é a hora de trocar os pneus do carro? Continue lendo para saber mais.

Tudo que você precisa saber sobre os pneus do seu carro

Além da boa manutenção do motor e dos freios, itens essenciais para uma rodagem segura, há a necessidade também da manutenção dos pneus. Eles precisam estar sempre calibrados, conforme a recomendação do manual de instruções do carro. Também é importante saber a hora de trocá-los e fazer o que se chama “rodízio”: inverter os pneus dianteiros e traseiros, ou esquerdos e direitos, tudo para que desgastem por igual e não influenciem negativamente a estabilidade do veículo.

Então, eis a pergunta que não quer calar: qual a hora ideal, o momento propício para trocar os pneus do seu carro? Em primeiro lugar, não é possível saber exatamente a quilometragem exata que eles durarão. Tudo vai depender do tipo do terreno, do uso e dos cuidados com os pneus.  Mas se por um lado não dá para se ter tanta precisão da duração de cada um — projetasse uma vida útil de 60.000 km cada, mas é como falamos, é um fator variável —, por outro, há indicadores.

Os pneus possuem um indicador chamado TWI, que mede seu desgaste e que é constituído de pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu. Quando a altura da banda de borracha alcança a barra TWI está na hora de troca o pneu do seu carro.

A boa condução influencia na durabilidade do pneu do seu carro

A maneira como você dirige influencia bastante no desgaste dos pneus. Se você roda mais carregado, ou não faz o rodízio de que falamos linhas acima, ou trafegar com a calibragem incorreta, vai desgastar mais os pneus e sentirá essa diferença na hora de conduzir o veículo.

A hora da troca dos pneus pode ser percebida por motoristas mais experientes, geralmente quando os pneus “cantam” mais em curvas ou arrancadas, ou quando agarram menos em alta velocidade, aquaplanando em pistas molhadas por chuvas. Todo cuidado é pouco! Olhe sempre os seus pneus. Se perceber que o indicador alcançou o TWI, não se demore a adquirir novos pneus e fazer a troca.

Você pode comprar pneus novos e com preço especial clicando aqui

E aí, vamos ficar de olho nos pneus do seu carro para não correr nenhum risco?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here