Tão importante quanto o exame de mamografia, o auto-exame contra o câncer de mama pode apontar se algo de errado existe e principalmente poupar sua vida.

auto-exame contra o câncer de mama, ou exame caseiro, para apontar se existe algo de errado com suas mamas e ainda poupar sua vida. Só no Brasil, o câncer de mama é responsável pela maior parte de mortes por câncer em mulheres entre 40 e 69 anos. Em 80% dos casos dessa doença, o tumor é descoberto pelas próprias mulheres, graças ao auto-exame da mama feito em casa por meio do toque das mamas.

exame de mamografia

Como fazer o auto-exame de câncer de mama?

De pé, pressione as mamas com as pontas dos dedos em frente ao espelho, primeiro com um dos braços voltado para baixo, sempre observando os seios. Logo após, repita os toques agora com uma das  mãos na cintura. E por fim, com uma das mãos atrás da cabeça, qualquer anormalidade como rugosidade, saliências ou depressões na região das mamas, deve ser notada durante o auto-exame. Após isso, pressione os mamilos apertando-o levemente, note se há algum fluxo de líquido ou se ele está voltado para dentro, essa pode ser uma característica de que haja o tumor.

Com os seios ensaboados, apalpe-os com três dedos de uma das mãos juntos, a mão esquerda deve conferir a mama direita e a mão direita, a mama esquerda. Procure fazer movimentos circulares por todo o seio, em especial na parte superior dele. Apalpe também as axilas e o pescoço procurando algum tipo de secreção, caroço, saliências ou outra alteração consistente.

Deite e apoie o braço direito sobre a sua cabeça e utilize a mão esquerda para apalpar a mama direita. Siga apalpando a mama em movimentos circulares levemente. Procure apalpar também as axilas e repita esse processo para apalpar a mama esquerda, apoiando o braço esquerdo e usando a mão direita para efetuar os movimentos.

Este auto-exame da mama deve ser efetuado com uma certa frequência. No período de menstruação, podem ocorrer algumas mudanças e variações no corpo, principalmente na região do seios, por isso, não se precipite no seu diagnóstico. É recomendado que espere esse período menstrual passar e faça novamente o auto-exame. Caso as alterações permaneçam, procure então um médico.

Neste segundo momento ao exame de mamografia é fundamental para um diagnóstico preciso e consequentemente o tratamento.

A Zema está com você sempre, conte conosco. Fique de olho nos próximos artigos! Até breve 😉

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here