Os celulares estão sendo fabricados com câmeras cada vez melhores. Com os novos aparelhos é possível criar imagens e vídeos incríveis em alta resolução e 4K. A portabilidade do celular é uma vantagem, a facilidade do transporte aliado a uma boa câmera torna o aparelho perfeito para acompanhar o usuário em diversas ocasiões: trabalho, lazer, viagens entre outros.

Muitos são muitos os modelos de celulares disponíveis no mercado, vários deles tem câmeras excelentes que produzem ótimas imagens. Mas se você quer comprar um celular novo e deseja saber como reconhecer a melhor câmera de celular, continue a leitura do Blog Zema porque separamos algumas dicas.

O QUE FAZ UMA CÂMERA DE CELULAR BOA?

A melhor câmera de celular é aquela que entrega uma imagem nítida e com boa resolução. Uma boa câmera de celular está preparada para tirar fotos nos ambientes mais diversos e com variações de luz. A luz é um fator natural que altera a qualidade da imagem, quando mais iluminado estiver o ambiente melhor a foto será.
Mas além desse fator natural, alguns recursos tecnológicos podem impulsionar a qualidade, resolução e nitidez de uma imagem. Separamos os componentes mais importantes para você entender o que cada um faz e em qual você deve se atentar para encontrar a melhor câmera de celular.

MEGAPIXELS

Ao procurar uma boa câmera de celular muitas pessoas procuram a que tem o melhor megapixel pensando que isso vai refletir na qualidade da imagem, essa atitude é equivocada. A quantidade alta de megapixels não garante uma boa qualidade de imagem.
Isso acontece porque o megapixels está relacionado com a resolução da imagem e a resolução afeta o tamanho da imagem. Uma grande quantidade de megapixels significa que, caso a imagem seja ampliada, ela não vai perder muito a qualidade. Um componente que está ligado diretamente com a qualidade da imagem é o sensor da câmera.

SENSOR

Para tirar uma fotografia é preciso ter luz, nem que ela seja mínima, sem luz não há fotografia. O sensor é o responsável por captar a luz do ambiente, então quanto maior o sensor, mais luz será capturada e consequentemente melhor será a imagem registrada pela câmera.
Porém a lógica dos números do sensor são calculados de uma maneira diferente, por questões físicas eles são fracionados e quando menor o número maior o sensor, com isso mais luz entra e melhor é a foto.

TIPOS DE LENTE

As lentes são outro ponto importante na qualidade da imagem. Isso acontece porque cada lente é indicada para um tipo de uso, utilizando as lentes corretas nas condições corretas de luz é possível criar imagens incríveis.

No geral as câmeras vêm equipadas com lentes grande-angular que são indicadas para fotos de paisagens, com muitas pessoas e ambientes externos. Essa lente consegue ampliar a imagem e pegar mais informação na foto. 
Os aparelhos que vem com mais de uma câmera geralmente investem em 3 tipos de lente: macro indicada para fotos de objetos pequenos e detalhes, teleobjetiva conhecida também como lente zoom e a lente de profundidadede campo que deixa o fundo da imagem desfocado.

CÂMERA DE SELFIE

As câmeras frontais são ideais para tirar fotos com os amigos e selfies. A qualidade dessas câmeras são menores em comparação às câmeras traseiras, mas ainda é possível encontrar imagens com boa qualidade. Ao escolher uma boa câmera frontal fique atento ao valor de abertura da lente, o raciocínio é o mesmo utilizado no sensor. Quanto menor o número melhor.

COMPRAR CELULAR COM CÂMERA BOA

Com diversas opções no mercado fica difícil escolher o celular que tem a melhor câmera. Para ajudar a Zema separou algumas opções para você conferir e encontrar o seu celular com câmera boa.

XIAOMI REDMI NOTE 8

O Xiaomi Redmi Note 8 cona com um conjunto de 4 câmeras: a câmera principal (sensor 1/2), ultra-wide ou grande angular (sensor 1/4), câmera macro (sensor 1/5) e câmera de profundidade (sensor 1/5). 

Além do conjunto quádruplo de câmeras o Redmi Note 8 grava vídeos em 4k e conta com modo noturno que possibilita tirar fotos de qualidade em ambientes com pouca luz. A parte frontal conta com uma câmera de selfie com abertura de f/2.0 ótima para selfies e conta com modo retrato que desfoca o fundo também na câmera frontal.

Xiaomi Redmi Note 8
Xiaomi Redmi Note 8

IPHONE 11

O iPhone 11 conta com duas câmeras traseiras, uma principal com zoom e uma câmera ultra-wide que permite captar mais objetos na foto, ambas as lentes contam com sensor 1/2.55. Além da câmera dupla o iPhone 11 traz o modo noturno, que possibilita tirar fotos em ambientes com pouca luz e conseguir uma boa qualidade. 
A câmera frontal em abertura da lente de f/2.2 . Modo retrato, gravação em câmera lenta e gravação em 4k está disponível tanto nas câmeras traseiras quanto na frontal.

iPhone 11
iPhone 11

SAMSUNG GALAXY S20

O Galaxy S20 conta com um conjunto de três câmeras: wide (sensor 1/8), teleobjetiva (sensor 2) e ultra-wide (sensor 2/2) e câmera frontal que conta com uma abertura de f/2.2. A qualidade de imagem e gravação do Galaxy S20 são ótimas. Enquanto a câmera frontal grava em 4K é possível captar imagens em 8K com a câmera traseira. A câmera do Galaxy S20 também conta com modo retrato.

Galaxy S20
Galaxy S20

SAMSUNG GALAXY A10S

Equipado com duas câmeras traseiras, o Galaxy A10s consegue fazer imagens incríveis mesmo sendo um aparelho de entrada. As câmeras traseiras garantem a função retrato que desfoca o fundo. A câmera frontal conta com um sensor de qualidade para selfies. As câmeras traseiras tem sensor 1.8 e  2.4 enquanto a frontal tem abertura f/2.0.

Galaxy A10s
 Galaxy A10s

MOTOROLA MOTO G8 POWER

Com quatro lentes o Motorola Moto G8 Power consegue fazer ótimas imagens em diferentes variações de luz. As lentes do aparelho são: principal (sensor 1/2.8), macro (sensor 1/5.0), ultra-wide (sensor 1/4.0) e telefoto (sensor 1/4.0). A câmera frontal conta com abertura de f/2.0. Com essas configurações é possível fazer fotos nítidas e com cores vivas, além de uma ótima qualidade.

Motorola Moto G8 Power
Motorola Moto G8 Power

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here