Você sabia que o Dia Mundial do Café é comemorado no dia 14 de abril? A data é uma homenagem a uma das bebidas mais famosas do mundo: o café! Carioca, pingado, cappuccino, americano ou expresso, o café é adorado internacionalmente e bebido em diversas ocasiões. Por ser tão importante para nós, seu modo de preparo foi sendo desenvolvido e aprimorado até o surgimento das cafeteiras mais modernas. “Passar um cafézinho” hoje em dia é muito mais prático do que 10 anos atrás, por exemplo. Para isso, o Blog Zema leva até você um pequeno tutorial sobre como usar cafeteira e toda a história por trás do Dia Mundial do Café.

DIA DO CAFÉ

O café possui muitas datas comemorativas. Abaixo, vamos listar as 3 principais para você entender um pouco mais sobre esses dias:

O dia 14 de Abril é conhecido como o Dia Mundial do Café. A data foi criada pela indústria cafeeira mundial, que celebra o café como a 2ª bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água. Esta data é mais conhecida  e celebrada na internet.

No dia 24 de Maio comemoramos o Dia Nacional do Café. A data foi oficializada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2005. O dia escolhido simboliza a época de abertura das colheitas na maioria das regiões produtoras do país. Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo.

Por fim, no dia 1 de Outubro é comemorado o Dia Internacional do Café. Essa 3ª data foi criada pela Organização Internacional do Café (OIC) para que os amantes de café ao redor do mundo pudessem comemorar e, é claro, bebendo muito café.

A HISTÓRIA DO CAFÉ

Nunca foram registrados dados oficiais sobre a origem do café. O relato mais antigo que temos é que sua planta é nativa das regiões altas da Etiópia, país localizado ao leste no continente africano.
Uma das lendas mais conhecidas sobre a história do café é de que um pastor etíope alimentou suas cabras com arbustos e folhagens que tinham um fruto amarelo-avermelhado e percebeu os animais mais animados e enérgicos. Curioso, o pastor de cabras levou uma amostra da planta para um monge local. O religioso, no entanto, não teria aprovado o café e ainda o denominou como “o trabalho do diabo”. Porém, ao jogar as plantas na fogueira, os monges sentiram o aroma dos grãos torrados e começaram a mudar de opinião.

Um incentivo a saber como usar cafeteira é aproveitar todos os benefícios do café.
Um incentivo a saber como usar cafeteira é aproveitar todos os benefícios do café.

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ?

Ter o hábito de tomar café, em doses moderadas (de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia), proporciona diversos benefícios ao organismo. Além dos efeitos estimulantes da cafeína, sua riqueza nutricional é um ponto positivo que traz diversas vantagens. A alta concentração de polifenóis auxilia no combate a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular. Segundo recentes estudos, o café tem propriedades que contribuem para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar. 

  • Acelerar o metabolismo e auxiliar na queima de calorias;
  • Aliviar os sintomas do mal de Parkinson;
  • Aumentar a expectativa de vida;
  • Diminuir o diabetes;
  • Diminuir o risco de depressão;
  • Fortalecer a memória;
  • Fortalecer o coração;
  • Proteger contra o Alzheimer.

MÁQUINA DE CAFÉ – COMO USAR CAFETEIRA

As primeiras máquinas de café foram desenvolvidas no início de 1900. Porém, na época o produto não obteve tanto sucesso. Com a evolução da tecnologia e necessidade de passar aquele cafezinho com mais praticidade e sabor, chegamos até as cafeteiras elétricas e as em cápsula. Os primeiros modelos datam da década de 1980. Nos últimos anos o formato se popularizou e se tornou mais acessível para os consumidores em geral. Hoje em dia diversas marcas produzem suas próprias máquinas e sabores.
Muitos ainda têm dúvidas se vale a pena trocar o modo de fazer café tradicional pela máquina. Para saber como usar cafeteira e todas as suas vantagens, siga a leitura.

Aprenda como usar cafeteira elétrica.
Aprenda como usar cafeteira elétrica.

Se você quer saber como usar cafeteira elétrica, confira o passo a passo:

  1. Coloque um novo filtro de papel na máquina, de boa qualidade;
  2. Coloque o pó de café dentro do filtro;
  3. Coloque 1 colher de sopa do pó para cada 100mL de água;
  4. Coloque água filtrada, seguindo a quantidade de pó de café usado anteriormente;
  5. Não despeje água no filtro;
  6. Ligue a cafeteira. As mais simples começarão o preparo de imediato, enquanto as mais robustas precisarão ser configuradas. Normalmente basta apertar o botão correspondente ao tipo de café desejado;
  7. Aguarde o café ficar pronto;
  8. Jogue fora o filtro de papel com a borra;
  9. Sirva o café e adoce a gosto.
Confira abaixo um passo a passo de como usar cafeteira em cápsula.
Confira abaixo um passo a passo de como usar cafeteira em cápsula.

Se você quer saber como usar cafeteira em cápsula:

  1. Ligue a cafeteira na tomada;
  2. Verifique se há água (use filtrada) no recipiente;
  3. Insira uma cápsula;
  4. Coloque uma xícara debaixo da saída do café para coletar a bebida;
  5. Se você tiver um modelo automático, ajuste a quantidade de água sugerida no seletor disponível;
  6. Entenda o controle de temperatura do café;
  7. Retire a cápsula e beba o seu café em cápsula!

CAFETEIRA BRITÂNIA

Faça cafés ainda mais gostosos e quentes com a Cafeteira Britânia CP15 Inox Preta. Ela proporciona mais praticidade e eficiência com capacidade para até 15 cafezinhos e filtro permanente removível para limpeza. Com sistema corta-pingo, permite a retirada da jarra enquanto o café está sendo preparado.

CAFETEIRA ARNO DOLCE GUSTO

A Cafeteira Arno Dolce Gusto é completa, compacta e possui design moderno e personalizado. Prepara mais de 30 tipos de bebidas em cápsulas com inovações e novidades a cada ano. Você pode preparar um cremoso café Expresso, um Chococcino ou até um chá gelado na sua casa com praticidade e agilidade. Uma cafeteira Arno é uma máquina automática com bastante precisão e resultados quentes ou gelados sempre muito saborosos.

CAFETEIRA LENOXX

Tenha a melhor experiência com a Cafeteira elétrica Easy da Lenoxx. Você consegue conservar o aroma e o sabor do seu café por mais tempo e garantir a melhor experiência. Para aproveitar melhor o seu tempo, em casa ou no trabalho e faça seu café muito mais rápido. Deguste o prazer do café fresquinho e preparado na hora! Capacidade para até 18 cafés rápidos e práticos de preparar. Seu filtro permanente pode e deve ser lavado diretamente na torneira, dispensando o uso de filtro de papel.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here