Em um país tropical como o Brasil, dias quentes e abafados são frequentes. As pessoas buscam por ambientes frescos e confortáveis para preservar o próprio bem estar. Para isso, o ar-condicionado certamente é um dispositivo que ajuda nessa missão, pois o aparelho funciona para refrigerar, ventilar, refrescar e até mesmo reter bactérias, ácaros e vírus. 

Um dos modelos mais populares entre os ar-condicionados é o Split. Este ocupa pouco espaço, além de estar disponível em designs modernos e sofisticados, trazendo não apenas conforto climático no local, mas também imprime um visual agradável e discreto ao cômodo. Para sanar as suas dúvidas sobre o ar-condicionado Split, confira o conteúdo que o Blog Zema preparou repleto de informações para você entender mais sobre os modelos Split.

O que é ar-condicionado Split?
O que é ar-condicionado Split?

O QUE É AR-CONDICIONADO SPLIT?

A palavra “split” em inglês significa “separado”, portanto, como o nome já diz, o ar-condicionado Split é um aparelho composto em duas unidades: a evaporadora (instalada dentro do ambiente no qual ficará funcionando) e a condensadora (parte colocada externamente em uma área aberta). Os fragmentos são interligados por tubulações para a circulação do gás refrigerador. Vale ressaltar que por ser posicionado no alto da parede, este modelo tem uma melhor performance em termos de distribuição do ar no ambiente. 

Parte dos Splits disponíveis no mercado são multifuncionais, isto é, ventilam, resfriam, desumidificam e aquecem o local. Além disso, o Split é silencioso e esta é uma das vantagens de adquiri-lo, pois a condensadora é a maior responsável pelos barulhos do equipamento, porém, no Split essa parte é posicionada do lado externo, evitando os ruídos. 


Outro benefício é a possibilidade de instalação sem precisar de um grande buraco na parede, assim, você elimina dores de cabeça ao quebrar a sua parede. Na Lojas Zema você encontra diversos modelos de ar-condicionado Split com um excelente custo-benefício.

O ar-condicionado Split deixa o ambiente fresco e resfriado
O ar-condicionado Split deixa o ambiente fresco e resfriado

COMO FUNCIONA O AR-CONDICIONADO SPLIT?

O ar-condicionado Split possui a tecnologia que avalia a quantidade de calor no local que necessita ser retirado para que o ambiente fique resfriado e fresco. A partir do momento em que a temperatura do cômodo atinge o valor que a pessoa programou no controle remoto, a velocidade do compressor do equipamento (encarregado pelo resfriamento) é reduzida, mantendo uma temperatura constante e regulada. 

Sendo assim, o Split preserva a temperatura adequada, pois não há necessidade de retirar mais calor do ambiente, o que resulta em um baixo consumo de energia, uma vez que este processo evita picos de tensão elétrica.

A limpeza do ar-condicionado Split é simples e prática
A limpeza do ar-condicionado Split é simples e prática

COMO LIMPAR O AR-CONDICIONADO SPLIT?

Qualquer tipo de aparelho precisa ser limpo de tempos em tempos, até mesmo aqueles que possuem função de autolimpeza. Embora o Split tenha duas partes para limpar, a higienização é bem simples e prática. 

Utilize um pano seco para limpar a parte interna e o controle remoto. Se caso a parte interna estiver muito suja, use um pano umedecido com água, jamais coloque produtos químicos no aparelho, pois pode danificá-lo. O painel frontal da unidade interna pode ser retirado para lavar. Faça a remoção com cuidado e seque com pano macio e seco. 

Em relação a limpeza dos filtros, abra cuidadosamente o painel para conseguir acessar os filtros. Verifique se os filtros são de Carvão Ativado ou Filtro HEPA, pois estes modelos não podem ser lavados com água, limpe-os somente com aspirador de pó.

Se conter filtros de Nylon, você pode passar o aspirador também ou lavá-los com água. Mas fique atento! Só pode lavar com água morna ou fria e passar sabão neutro. Nunca utilize produtos químicos ou água acima dos 40ºC. Seque-os bem antes de recolocar no aparelho. 

Na parte externa, as serpentinas de troca de calor e aberturas do painel devem ser verificadas frequentemente, sempre limpando a poeira, folhas e outros elementos. Se houver obstrução por sujeira ou fuligem, o trocador de calor e aberturas podem ser higienizados a vapor utilizando aspirador de pó. Para uma limpeza mais poderosa da condensadora, aplique detergente neutro ou spray específicos com auxílio de um pincel e, logo após, passe água. É recomendado que estas peças sejam completamente secas antes de ligar o ar-condicionado novamente. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O SPLIT E O AR-CONDICIONADO INVERTER?

O modelo Inverter possui uma tecnologia mais aperfeiçoada do Split. Atua com alterações na compressão do equipamento, invertendo a frequência que comando essa compressão sem desligá-lo durante o funcionamento. Portanto, evita os picos de energia e o local permanece com uma climatização agradável. 

O Split convencional e o Inverter possuem a diferença na velocidade com que a temperatura é alterada. No Split tradicional, há uma demora maior para alcançar a temperatura desejada e existe um desnível de 2 graus, enquanto no Split Inverter segue uma constância e trabalha menos para regular o clima, portanto, gasta menos energia se comparado com o primeiro.

Além disso, o Split convencional emite pequenos ruídos devido ao compressor passar pelo processo de liga e desliga, já o Split Inverter não há presença de barulho enquanto está em funcionamento. Na Lojas Zema, você encontra os dois modelos de ar-condicionado por excelentes preços. E não para por aí! Temos as melhores opções de ar-condicionado Split do mercado. Escolha entre os modelos da Philco, Elgin, Consul ou Electrolux e refresque a sua casa!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here