Primeiramente, vamos entender o que é um tanquinho? Ele é considerado um eletrodoméstico semiautomático e é muito similar a nossa velha amiga máquina de lavar. A maior diferença entre eles é que o tanquinho não tem a função de centrifugação e nem de secagem, por isso, a água é retirada da roupa manualmente.

Existem algumas marcas de tanquinho de lavar roupa, e qual o melhor tanquinho para você, vai depender da sua necessidade no dia a dia e o valor que você está disposto a pagar. Os tanquinhos tem muitas variações, como quantos quilos de roupa o eletrodoméstico suporta, sua potência, quanto de energia cada um vai utilizar, sua voltagem e por aí vai. As opções vão dos modelos mais simples aos modelos mais avançados, com variação de cores entre branco, cinza e preto, majoritariamente.

Saiba qual o melhor tanquinho de lavar roupa para você e escolha o seu.
Saiba qual o melhor tanquinho de lavar roupa para você e escolha o seu.

Benefícios de ter um tanquinho em casa

O tanquinho é um eletrodoméstico de fácil usabilidade, alta capacidade e preço extremamente acessível. Além de te ajudar nas tarefas do dia-a-dia, ele é um ótimo aliado na sua conta de energia, já que ele consome bem menos que uma máquina de lavar, por exemplo. O tanquinho também é ótimo para você que não tem muito espaço em casa para mais um eletrodoméstico, por ser um tamanho menor que a tradicional máquina de lavar. O seu custo-benefício é o que mais tem chamado a atenção dos consumidores, por ser um produto relativamente barato e fazer um trabalho similar ao da máquina de lavar, que normalmente custa 3 vezes mais. 

O tanquinho, apesar de parecer um produto mais frágil, ele desempenha em alta capacidade dependendo do tipo de roupa que você precisa lavar e não deixa a desejar em nenhum quesito. Veja mais sobre suas especificações em nossas Lojas Zema.

Qual a diferença entre lavadora e tanquinho?

Apesar do tanquinho e a máquina de lavar serem dois produtos muito parecidos, algumas características os diferem bastante, confira a lista abaixo com a comparação feita de dois aparelhos com capacidade de 14kg.

TanquinhoMáquina de lavar
Consumo de energia (aproximado)0,13kWh0,434kWh
Potência400W620W
Entenda a diferença entre lavadora e tanquinho.
Entenda a diferença entre lavadora e tanquinho.

Qual a melhor marca de tanquinho?

Como dito anteriormente, a melhor marca de tanquinho vai depender da sua necessidade e qual tanquinho pode atender sua necessidade da melhor forma. Aqui temos disponíveis 5 marcas queridinhas no meio do tanquinho. São elas: Colormaq, Newmaq, Suggar, Libell e Arno.

A Colormaq tem sua capacidade atendendo de 4,5kg até 16kg e voltagem 127v e 220v. Os tanquinhos são disponibilizados em duas cores, sendo elas branco e prata. Seu material é fabricado a partir de material sustentável. A lavagem é feita pelo sistema de turbilhonamento, que é responsável por tirar a sujeira da roupa, o tanquinho também possui compartimentos para colocar sabão e amaciante, facilitando todo o processo de lavagem. Além disso, ele possui 4 funções de lavagem, intervalo para molho e enxágue. Caso necessite reaproveitar a água utilizada no tanquinho, você pode retirar toda a água com a mangueira que vem acoplada a ele. Para isso, você precisa apenas desencaixá-la e deixá-la na altura do chão. Para a higienização do eletrodoméstico, você precisa sempre mantê-lo limpo após a utilização, sem resíduos de sabão ou amaciante. E para a limpeza do filtro pega fiapos, é sempre necessário manter a atenção, caso ele esteja com muita sujeira grudada pode afetar sua eficácia.

Já a Newmaq disponibiliza seus tanquinhos com capacidades de 3kg a 16kg, com opções de cor branca e preta, dependendo da sua capacidade. Esse equipamento possui entre 5 e 9 programas de lavagem e baixíssimo consumo de energia. Para dificultar o acúmulo de sujeira e fiapos, ele conta com um batedor lateral e também com um sistema de diluição de sabão, para prevenir que o sabão manche suas roupas na hora da lavagem. No mais, é sempre necessário fazer a higienização do seu tanquinho após o uso para evitar qualquer tipo de odor e aumentar a vida útil do seu equipamento.

Os tanquinhos Suggar tem sua capacidade entre 5kg e 16kg e seleção de cores contando com branco, cinza e preto. Suas atribuições variam de acordo com o modelo a escolher, são elas: 

  • Dois a três níveis de água;
  • Dois a três molhos;
  • Seis a dez programas de lavagem;
  • Timer até 20, 25 ou 28 minutos.

Além das atribuições disponíveis em todos os tanquinhos, como dispenser para sabão e/ou amaciante, sistema de drenagem e filtro para fiapos. Nunca esquecendo de higienizar seu tanquinho após o uso.

A Libell tem o menor número de opções de tanquinho, entretanto não deixa a desejar. A sua capacidade vai de 3kg a 10 kg e ela conta também com desligamento automático, timer com 5 programas, dispenser para sabão e amaciante e filtro para fiapos.

A marca Arno também oferece tanquinho de lavar roupa em seu repertório, mas diferente das marcas acima, apenas um tanquinho é disponibilizado. O equipamento é fabricado a partir de materiais reciclados e é oferecido apenas na cor preta. Entre suas atribuições, temos 5 programas de lavagem, indicados para diversos tipos de roupas e tecidos, dispenser para sabão e amaciante e filtro integrado, que evita o contato direto com as roupas.

Saiba como cuidar do tanquinho

Os tanquinhos necessitam de cuidados especiais sempre após a utilização, caso aconteça de não ser bem higienizado é possível que surjam odores e até mofo em seu equipamento. Para evitar que isso aconteça, é necessário que você faça uma lavagem apenas com água e ligue seu tanquinho no ciclo mais longo.

Caso o seu tanquinho esteja muito tempo parado e tenha acumulado alguma sujeirinha após a última utilização sem ter feito a higienização, recomendamos que você siga esses passos:

  • Primeiramente utilize um paninho ou esponja que não tenha perigo de danificar o interior do seu tanquinho, aplique vinagre branco ou álcool em uma das opções acima e limpe onde a sujeira é visível.
  • Encha o tanquinho de água. Após, coloque 500ml de vinagre branco e ½ xícara de bicarbonato de sódio.
  • Deixe seu tanquinho de molho e em seguida coloque para funcionar no ciclo mais longo que ele possui.
  • Em sequência jogue a água fora e seque bem na parte de dentro, após secar deixe a tampa aberta para que todo o resíduo de água remanescente seque com o tempo.

Cuidados diários

Nunca utilize seu tanquinho acima da capacidade estipulada pelo fabricante. A capacidade dele foi determinada para otimizar a vida útil do produto e caso seja utilizada acima da capacidade permitida pode causar danos ou até quebrar o tanquinho. 

Evite colocar roupas com sujeira muito pesada, como lama, terra e qualquer outra coisa que possa entupir seu tanquinho, especialmente para equipamentos que não possuem filtro para fiapos. Pelos também são grandes vilões para tanquinhos sem filtro, então fica ligado na hora de juntar as roupas!

Também é sempre bom lembrar de verificar os bolsos de shorts e calças antes de colocar no tanquinho. Sempre temos aquela moedinha sobrando no bolso e elas podem acabar prejudicando a sua lavagem e o funcionamento da sua máquina, então sempre mantenha muita atenção para não ter problemas futuros. 

Mangueira do tanquinho entupida?

É uma situação chata, mas com o acúmulo de sujeira que vai juntando com o tempo, pode ser que aconteça com você. Se a mangueira do tanquinho entupir, siga as instruções abaixo:

  • Desconecte o tanquinho da tomada;
  • Tire tudo que tiver dentro do tanquinho, água ou roupas;
  • Retire o dispenser para amaciante e sabão caso seja removível, senão, retire todo o produto que tem dentro;
  • Desconecte a mangueira da torneira e em seguida desencaixe-a do conector;
  • Retire toda a sujeira que encontrar no cano;
  • Após a limpeza, encaixe o cano de volta, conecte a mangueira na torneira, ligue seu tanquinho na tomada e utilize-o normalmente.
Aprenda o que fazer quando a mangueira do tanquinho entupir.
Aprenda o que fazer quando a mangueira do tanquinho entupir.

Limpeza do filtro

É essencial fazer a limpeza do filtro do seu tanquinho, caso contrário, ele afetará a eficácia de sua utilidade. A limpeza do filtro é bem fácil. Você só precisa retirá-lo, limpar o resíduo que tem nele e enxaguá-lo em água corrente com escova ou esponja mas sempre com cuidado para não danificar a peça. Em seguida, é só colocá-lo no tanquinho novamente e utilizá-lo normalmente.

Higienização do tanquinho por fora

Falamos muito sobre a higienização interna do seu tanquinho, correto? E por fora? O que podemos fazer? Fácil! Utilize um pano ou esponja macia, umedeça o objeto que você escolher e esfregue na parte de fora do seu tanquinho com um limpador multiuso. Evite produtos alvejantes, produtos que contenham ácido, cloro ou amoníaco em sua fórmula para não danificar a aparência do seu equipamento.

Tanquinho nas Lojas Zema

Gostou das informações acima? Então vai dar uma olhadinha nas Lojas Zema! Lá tem várias opções para você entender melhor sobre a aparência do tanquinho, aprender informações mais detalhadas e técnicas do produto que você pretende adquirir.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here