Não é novidade que futebol sempre foi o grande amor dos brasileiros, além da grande torcida e movimentação em anos de copa, a seleção brasileira já conquistou marcos históricos para o país. Mesmo com 24 anos sem conquistar nenhum título, continua sendo o único país do mundo a alcançar a marca de pentacampeão. Além disso, foi a única seleção a ser convocada para todas as copas. Não só por essas situações, mas também pelo fato do Brasil ser um berço de craques, é mundialmente conhecido como o País do Futebol.
Resultados do Brasil na Copa de 2022
Com a exceção do jogo contra o time croata, o Brasil chegou no Qatar mostrando para o que veio. Dividindo espaço no grupo G, juntamente com Sérvia, Suíça e Camarões, nossa seleção levou a vitória nos dois primeiros jogos contra os times europeus. Em um contexto em que já tinha criado a esperança de passar invictos para a fase eliminatória, o Brasil levou seu primeiro gol contra o Camarões. Contudo, essa derrota não abalou os resultados do time no grupo e foi o primeiro classificado para as oitavas de final. O jogo das oitavas foi um verdadeiro espetáculo contra a Coreia do Sul, atingindo o placar de 5×1 e garantindo vaga nas quartas. No entanto, o jogo acirrado contra a Croácia, botou em xeque o troféu de hexacampeão do time brasileiro.
Escalação da seleção nos jogos da Copa de 2022
Dia 7 de novembro o técnico Tite anunciou os 26 nomes a participarem da seleção brasileira para a copa do mundo no Qatar. Entre eles, a convocatória do jogador Daniel Alves foi a mais polêmica que gerou controvérsias e especulações entre os torcedores. Confira os nomes escolhidos para representar o Brasil na Copa:
Goleiros
- Alisson – Liverpool
- Ederson – Manchester City
- Weverton – Palmeiras
- Laterais
- Danilo – Juventus
- Alex Sandro – Juventus
- Daniel Alves – Pumas
- Alex Telles – Sevilla
Zagueiros
- Militão – Real Madrid
- Marquinhos – PSG
- Thiago Silva – Chelsea
- Bremer – Juventus
- Meio-campistas
- Bruno Guimarães – Newcastle
- Casemiro – Manchester United
- Fabinho – Liverpool
- Fred – Manchester United
- Paquetá – West Ham
- Everton Ribeiro – Flamengo
Atacantes
- Neymar – PSG
- Vinicius Júnior – Real Madrid
- Antony – Manchester United
- Rodrygo – Real Madrid
- Raphinha – Barcelona
- Richarlison – Tottenham
- Pedro – Flamengo
- Gabriel Jesus – Arsenal
- Gabriel Martinelli – Arsenal
Brasil x Sérvia: Show de Richarlison, Neymar substituído com dores no tornozelo
A estreia do Brasil na Copa do Qatar também abriu espaço para um dos nomes mais comentados do futebol Brasileiro nesta competição: Richarlison. O prestígio não é em vão, já que o jogador, atualmente atacante do Tottenham, foi o responsável pelos dois gols contra a Sérvia no dia 24 de novembro. A aposta de Tite mostrou-se certeira e trouxe um camisa 9 para fazer estreia e brilhar pela seleção. Além disso, o que atraiu ainda mais os holofotes para o jogador foi o gol de bicicleta contra os Sérvios, levando a torcida e os telespectadores à loucura.
Entretanto, não só de bons momentos o jogo contra a Sérvia foi feito. Durante os 34 minutos do segundo tempo, Neymar precisou ser substituído por estar sofrendo dores intensas no tornozelo direito. O jogador começou um tratamento para essa lesão assim que saiu do gramado, porém ficou fora da rodada de grupos, voltando ao campo apenas nas fases eliminatórias.
Brasil x Suíça: Gol anulado por impedimento, primeira vez que Brasil vence a Suíça em copas do mundo
No jogo contra a Suíça, o Brasil teve seu primeiro gol anulado aos 18 minutos do segundo tempo. A finalização feita por Vinicius Jr, não contabilizou para o placar final do jogo, tudo isso por que Richarlison, que também participou do lance, estava em uma posição irregular segundo o VAR. Apesar disso, 20 minutos depois o volante Casemiro marcou o gol da vitória contra a Suíça.
Esse jogo deixou bem claro a eficiência do time brasileiro, que mesmo sem a participação de Neymar em campo, os jogadores desenvolveram uma boa estratégia em grupo. Também, para uns a vitória contra a Suíça foi um feito histórico, enquanto para outros, foi a quebra de uma superstição, tendo em vista que foi o primeiro jogo contra esse país que o Brasil levou a Vitória.
Brasil x Camarões: Brasil perde nos acréscimos do segundo tempo
O jogo Brasil x Camarões mostrou ser uma dificuldade na trajetória da seleção na copa. Apesar da pressão que o time canarinho botou no adversário e as diversas oportunidades de marcar gol, o Camarões reverteu a situação e marcou 1 gol nos últimos minutos de jogo. O jogo que parecia dar vantagem aos brasileiros teve uma reviravolta e foi marcado por ser a primeira derrota brasileira no Qatar.
Brasil x Coréia do Sul: Brasil vence por 4×1 e faz homenagem a Pelé
Apesar do Brasil ter se classificado em primeiro lugar na fase de grupos, após a derrota contra o Camarões, o torcedor mostrava-se um pouco mais apreensivo para as oitavas-de-final. Contudo, os quatro gols marcados durante o jogo mostraram que a derrota anterior não comprometeu o desempenho da seleção. Os autores dos gols foram Vini Jr, Richarlison, Paquetá e Neymar, com um gol de pênalti.Ao final da partida a seleção brasileira homenageou o craque Pelé estendendo uma faixa com a imagem do jogador que anunciou na mesma semana estar fazendo um tratamento paliativo contra um câncer.
Brasil x Croácia: Gol de Neymar na prorrogação, mas Brasil perde nos pênaltis
Na última sexta-feira (9) o Brasil teve um jogo árduo contra a Croácia. O time europeu exigiu uma postura mais agressiva e marcada dos jogadores brasileiros. Desde o início o jogo mostrou-se um desafio para ambas as seleções,de um lado o Brasil tendo diversas oportunidades de gol e do outro uma defesa forte vinda do goleiro croata. A partida se estendeu até os pênaltis, com um gol do Brasil feito pelo Neymar nos 15 minutos do primeiro tempo da prorrogação. A partir do segundo tempo da prorrogação o time do canarinho adotou uma estratégia diferente do que estava sendo executada durante o jogo, subindo para o ataque e então levando um gol da Croácia e recebendo diversas críticas dos espectadores. Por fim, o time croata levou a melhor, fazendo 4 pênaltis contra 2 e eliminando o Brasil do sonho do Hexa.
História do Brasil contra Croácia em copas do mundo
Para os mais supersticiosos, mais uma superstição foi quebrada. Até a copa do mundo de 2022 o Brasil nunca havia perdido para a Croácia em busca do título mundial. Levando duas vitórias para o país, a primeira foi em 2006 com o gol do Kaká, já a segunda em 2014 com o gol de Neymar.