Lazer

Quais foram os momentos mais marcantes do Brasil na Copa

Não é novidade que futebol sempre foi o grande amor dos brasileiros, além da grande torcida e movimentação em anos de copa, a seleção brasileira já conquistou marcos históricos para o país. Mesmo com 24 anos sem conquistar nenhum título, continua sendo o único país do mundo a alcançar a marca de pentacampeão. Além disso, foi a única seleção a ser convocada para todas as copas. Não só por essas situações, mas também pelo fato do Brasil ser um berço de craques, é mundialmente conhecido como o País do Futebol.

Resultados do Brasil na Copa de 2022

Com a exceção do jogo contra o time croata, o Brasil chegou no Qatar mostrando para o que veio.  Dividindo espaço no grupo G, juntamente com Sérvia, Suíça e Camarões, nossa seleção levou a vitória nos dois primeiros jogos contra os times europeus. Em um contexto em que já tinha criado a esperança de passar invictos para a fase eliminatória, o Brasil levou seu primeiro gol contra o Camarões. Contudo, essa derrota não abalou os resultados do time no grupo e foi o primeiro classificado para as oitavas de final. O jogo das oitavas foi um verdadeiro espetáculo contra a Coreia do Sul, atingindo o placar de 5×1 e garantindo vaga nas quartas. No entanto, o jogo acirrado contra a Croácia, botou em xeque o troféu de hexacampeão do time brasileiro.

Escalação da seleção nos jogos da Copa de 2022

Dia 7 de novembro o técnico Tite anunciou os 26 nomes a participarem da seleção brasileira para a copa do mundo no Qatar.  Entre eles, a convocatória do jogador Daniel Alves foi a mais polêmica que gerou controvérsias e especulações entre os torcedores. Confira os nomes escolhidos para representar o Brasil na Copa:

Goleiros

  • Alisson – Liverpool
  • Ederson – Manchester City
  • Weverton – Palmeiras
  • Laterais
  • Danilo – Juventus
  • Alex Sandro – Juventus
  • Daniel Alves – Pumas
  • Alex Telles – Sevilla

Zagueiros

  • Militão – Real Madrid
  • Marquinhos – PSG
  • Thiago Silva – Chelsea
  • Bremer – Juventus
  • Meio-campistas
  • Bruno Guimarães – Newcastle
  • Casemiro – Manchester United
  • Fabinho – Liverpool
  • Fred – Manchester United
  • Paquetá – West Ham
  • Everton Ribeiro – Flamengo

Atacantes

  • Neymar – PSG
  • Vinicius Júnior – Real Madrid
  • Antony – Manchester United
  • Rodrygo – Real Madrid
  • Raphinha – Barcelona
  • Richarlison – Tottenham
  • Pedro – Flamengo
  • Gabriel Jesus – Arsenal
  • Gabriel Martinelli – Arsenal

Brasil x Sérvia: Show de Richarlison, Neymar substituído com dores no tornozelo

Gol de Richarlison Pombo na Copa do Mundo 2022
Markus Gilliar – GES Sportfoto/Getty Images

A estreia do Brasil na Copa do Qatar também abriu espaço para um dos nomes mais comentados do futebol Brasileiro nesta competição: Richarlison. O prestígio não é em vão, já que o jogador, atualmente atacante do Tottenham, foi o responsável pelos dois gols contra a Sérvia no dia 24 de novembro. A aposta de Tite mostrou-se certeira e trouxe um camisa 9 para fazer estreia e brilhar pela seleção. Além disso, o que atraiu ainda mais os holofotes para o jogador foi o gol de bicicleta contra os Sérvios, levando a torcida e os telespectadores à loucura.

Neymar tem tornozelo machucado na Copa do Mundo 2022
Neymar sofreu uma entorse no tornozelo durante jogo Brasil X Sérvia pela primeira fase da Copa do Mundo 2022 (Foto: Fifa/Reprodução)

Entretanto, não só de bons momentos o jogo contra a Sérvia foi feito. Durante os 34 minutos do segundo tempo, Neymar precisou ser substituído por estar sofrendo dores intensas no tornozelo direito. O jogador começou um tratamento para essa lesão assim que saiu do gramado, porém ficou fora da rodada de grupos, voltando ao campo apenas nas fases eliminatórias.

Brasil x Suíça: Gol anulado por impedimento, primeira vez que Brasil vence a Suíça em copas do mundo

Gol anulado na partida do Brasil contra a Suiça pela Copa do Mundo
Brasil saiu na frente da Suíça, mas teve gol anulado – GettyImages

No jogo contra a Suíça, o Brasil teve seu primeiro gol anulado aos 18 minutos do segundo tempo. A finalização feita por Vinicius Jr, não contabilizou para o placar final do jogo, tudo isso por que Richarlison, que também participou do lance, estava em uma posição irregular segundo o VAR. Apesar disso, 20 minutos depois o volante Casemiro marcou o gol da vitória contra a Suíça.

Esse jogo deixou bem claro a eficiência do time brasileiro, que mesmo sem a participação de Neymar em campo, os jogadores desenvolveram uma boa estratégia em grupo. Também, para uns a vitória contra a Suíça foi um feito histórico, enquanto para outros, foi a quebra de uma superstição, tendo em vista que foi o primeiro jogo contra esse país que o Brasil levou a Vitória.

Brasil x Camarões: Brasil perde nos acréscimos do segundo tempo

Brasil perde nos acréscimos contra Camarões
DYLAN MARTINEZ/REUTERS

O jogo Brasil x Camarões mostrou ser uma dificuldade na trajetória da seleção na copa. Apesar da pressão que o time canarinho botou no adversário e as diversas oportunidades de marcar gol, o Camarões reverteu a situação e marcou 1 gol nos últimos minutos de jogo. O jogo que parecia dar vantagem aos brasileiros teve uma reviravolta e foi marcado por ser a primeira derrota brasileira no Qatar.

Brasil x Coréia do Sul: Brasil vence por 4×1 e faz homenagem a Pelé

Jogo do Brasil contra Coréia do Sul teve homenagem a Pelé
Manan Vatsyayana/AFP

Apesar do Brasil ter se classificado em primeiro lugar na fase de grupos, após a derrota contra o Camarões, o torcedor mostrava-se um pouco mais apreensivo para as oitavas-de-final. Contudo, os quatro gols marcados durante o jogo mostraram que a derrota anterior não comprometeu o desempenho da seleção. Os autores dos gols foram Vini Jr, Richarlison, Paquetá e Neymar, com um gol de pênalti.Ao final da partida a seleção brasileira homenageou o craque Pelé  estendendo uma faixa com a imagem do jogador que anunciou na mesma semana estar fazendo um tratamento paliativo contra um câncer. 

Brasil x Croácia: Gol de Neymar na prorrogação, mas Brasil perde nos pênaltis

Jogadores do brasil choram pelo campo na derrota pela croácia
REUTERS/HANNAH MCKAY

Na última sexta-feira (9) o Brasil teve um jogo árduo contra a Croácia. O time europeu exigiu uma postura mais agressiva e marcada dos jogadores brasileiros. Desde o início o jogo mostrou-se um desafio para ambas as seleções,de um lado o Brasil tendo diversas oportunidades de gol e do outro uma defesa forte vinda do goleiro croata. A partida se estendeu até os pênaltis, com um gol do Brasil feito pelo Neymar nos 15 minutos do primeiro tempo da prorrogação. A partir do segundo tempo da prorrogação o time do canarinho adotou uma estratégia diferente do que estava sendo executada durante o jogo, subindo para o ataque e então levando um gol da Croácia e recebendo diversas críticas dos espectadores. Por fim, o time croata levou a melhor, fazendo 4 pênaltis contra 2 e eliminando o Brasil do sonho do Hexa.

História jogos brasil croácia copa do mundo

História do Brasil contra Croácia em copas do mundo

Para os mais supersticiosos, mais uma superstição foi quebrada. Até a copa do mundo de 2022 o Brasil nunca havia perdido para a Croácia em busca do título mundial. Levando duas vitórias para o país, a primeira foi em 2006 com o gol do Kaká, já a segunda em 2014 com o gol de Neymar.

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Tenha uma Smart TV e Assista Todos os Filmes e Especiais de Fim de Ano
Lazer

Assista todos os seus filmes numa Smart TV

Com o Natal se aproximando, as plataformas de streaming e os canais começam a disponibilizar diversos filmes natalinos e especiais
Ajudamos a escolher a bicicleta ideal para comprar
Lazer

Qual bicicleta comprar? Ajudamos você a escolher

Andar de bicicleta é uma das atividades ao ar livre mais praticadas e saudáveis. Para começar a praticar e pedalar