Casa

Como armazenar chocolate depois da Páscoa?

Você já parou para pensar o porquê de presentearmos as pessoas com tantas variações de chocolate se a Páscoa é um feriado religioso?

Segundo historiadores, na Era Antiga oriental e ocidental, os ovos cozidos decorados eram presenteados simbolizando a vida e o renascimento. Séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos também era costume no equinócio da primavera, celebrando o fim do inverno.

Não se sabe ao certo em que momento o chocolate entrou para a tradição de Páscoa, mas no século XIX, os franceses foram pioneiros utilizando chocolate como presentes em formato de ovo.

Após esvaziados, os ovos de galinha eram recheados de chocolate, mantendo o formato dos ovos de Páscoa até hoje. Cada cultura possui uma história e constrói os seus costumes de acordo com tradições locais, por isso, existem algumas distinções entre uma e outra.

Agora vamos para esse cenário: você ganhou vários chocolates de presente e agora não sabe onde e nem como guardar?

Não se preocupe, estamos aqui para te dar ideias e dicas de como fazer seus chocolates durarem mais tempo, além de organizar tudo de um jeitinho especial. Ah, e sabia que dá para preparar umas receitinhas com os chocolates extras? Segue a leitura que vamos te contar tudo!

Sobrou chocolate: o que eu faço?

Se você quer guardar seus chocolates para comer aos poucos quando surgir aquela vontade de comer doce, recomendamos que você parta os ovos de páscoa, já que eles costumam ocupar um grande espaço na geladeira. Mas partir? Sim! Parta o ovo em lascas e guarde em um pote hermético para evitar que o chocolate fique ressecado ou tenha alteração de sabor.

Mas se você ama doces com chocolate, se jogue nas milhares de receitas disponíveis para você usar e abusar dos seus dotes culinários. Você pode, também, consumir o chocolate com outros alimentos, sem precisar de muito esforço. Aqui vão algumas dicas:

Iogurte: coloque pequenas lascas de chocolate em cima do iogurte no seu café da manhã ou lanche da tarde;

Frutas vermelhas com chocolate: derreta o chocolate no microondas e jogue por cima das suas frutas favoritas já fatiadas;

Sorvete com chocolate: derreta seu chocolate em banho maria e acrescente um pouco de creme de leite para que a calda fique bem cremosa, após isso é só esperar a calda esfriar e jogar no seu sorvete. Ficará delicioso!

Lascas de chocolate.
Saiba o que fazer com toda a sobra de chocolate da Páscoa.

Como armazenar o chocolate e manter sua qualidade?

Antes de qualquer coisa, verifique a validade dos seus chocolates para que não haja risco de consumir alimento vencido. Consuma os chocolates recheados antes do demais, esses costumam vencer mais rápido. Embrulhe seus chocolates em papel alumínio e conserve-os em local seco, fresco e arejado. Caso o local onde você mora tenha uma temperatura alta constante, faça o seguinte: parta o chocolate em pedaços, embale em sacos plásticos ziploc ou com filme plástico. Se você não tiver saco ou filme plástico em casa, coloque em potes herméticos, mantendo-os na área menos fria da geladeira.

Chocolates devem ser conservados em temperatura ambiente, de aproximadamente 18ºC, mas como o clima do Brasil é extremamente quente em determinadas estações do ano, é recomendável que o chocolate seja armazenado na geladeira, com as instruções informadas acima.

Mulher mordendo uma barra de chocolate em frente a geladeira
Entenda se guardar chocolate na geladeira é permitido.

O que acontece quando o chocolate é armazenado errado?

O chocolate deve ser sempre armazenado em uma boa temperatura ambiente, caso contrário, pode ocorrer o “fat bloom” e o “sugar bloom”. O flat bloom ocorre quando acontece uma grande variação de temperatura no local de armazenamento, fazendo com que se crie uma fina camada de cristais de gordura, essa camada não afeta o sabor do seu chocolate, apenas a aparência que fica ligeiramente  mais esbranquiçada.


Já o sugar bloom ocorre quando o chocolate é armazenado em um local de alta umidade ou é retirado de um local frio para um local muito quente, tendo um pico de temperatura, assim fazendo com que se crie uma superfície rugosa e irregular do chocolate.

Geladeira nas Lojas Zema

Falando em geladeira, que tal conhecer as geladeiras da Lojas Zema? São as melhores condições de pagamento para as melhores ofertas, corra para ver uma grande variedade de modelos.

Armários para cozinha nas Lojas Zema

Além das geladeiras, dê também uma olhada nos armários para cozinha. São diversas opções, de vários estilos para harmonizar com os seus eletrodomésticos. Navegue pelas Lojas Zema e veja isso e muito mais!

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Diferença entre Liquidificador, Processador, Mixer e Batedeira
Casa

Qual a diferença entre liquidificador, processador, batedeira e mixer?

Liquidificador, mixer, batedeira e processador, por vezes, nos enganam por ter funções similares, mas são eletrodomésticos com propostas completamente diferentes.
Eletromésticos essenciais para sua cozinha
Casa

Lista de Eletroportáteis para Cozinha essenciais

Não é novidade que nossas vidas andam em um ritmo frenético e quase não dá tempo de se alimentar com