Bem-Estar

Como cuidar do cabelo em casa?

O que não falta são opções de como cuidar do cabelo em casa, seja por produtos cosméticos, receitinhas caseiras e por aí vai. Mas antes de sair comprando produtos aleatórios você precisa saber se o seu tipo de cabelo é seco, oleoso ou normal. Além disso, também existem produtos para cabelos ondulados, lisos, crespos, com descoloração, com química, entre muitas outras opções. 

Cuidar das madeixas não é difícil, o complicado é achar os tipos de produtos corretos para o seu tipo de cabelo e quais de fato dão certo. Depois disso, é só aproveitar as delícias de ter um cabelo hidratado e bem cuidado.

Dia do Cabeleireiro: dicas de salão para cuidar do seu cabelo

Aqui daremos 5 dicas para você arrasar e cuidar do seu cabelo como se estivesse no salão, mas sem custar tão caro. Se liga nas dicas!

1. Lave seu cabelo 2x

Apesar de parecer exagerado, lavar seu cabelo duas vezes com o shampoo é a quantidade necessária de vezes para a limpeza do couro cabeludo ser completa. A explicação é a seguinte: na primeira lavagem somente a gordura mais superficial é removida, com a segunda lavagem é que é de fato removida por completo a gordura que está na cutícula do fio.

2. Aprenda a lavar seu cabelo corretamente

O shampoo tem a função de limpar os seus fios, já o condicionador tem a função de selar as cutículas. A ordem certa de seguir é sempre iniciar a lavagem com o shampoo, repetindo o processo uma vez. Após enxaguar o cabelo, vem a vez do condicionador deixando os fios mais hidratados. Se você costuma usar a máscara capilar, é bom deixá-la agir por 15 minutos para ter o efeito pleno do produto.

3. Hidrate o seu cabelo

A hidratação tem a função de hidratar e devolver a vida aos fios de cabelo. O indicado é que você faça hidratação de acordo com o seu tipo de cabelo. Por exemplo, se o seu cabelo é de normal a oleoso, o tempo entre cada hidratação pode ser de 15 a 20 dias. Já os cabelos secos podem fazer hidratação 1 vez por semana.

4. Não abra mão do protetor capilar

O protetor capilar tem uma função essencial para a saúde do cabelo. O calor em excesso do secador de cabelo e chapinha danificam o cabelo a curto e longo prazo, dependendo da frequência de utilização. Por isso, é extremamente necessário aplicar o protetor capilar, ele protege seu cabelo do calor excessivo, poluição, entre outros.

5. Finalize com o leave-in

Sempre finalize seus fios com leave-in, além dele proteger os fios de ações externas, ele sela as cutículas e protege o cabelo de perder a hidratação.

Hidratação ajuda a realçar a beleza do cabelo

A hidratação é autoexplicativa, ela tem a função de hidratar os seus fios e devolver vida a eles. Com a hidratação é capaz de repor os nutrientes perdidos por ação da química, uso de secador ou chapinha, poluição, entre outros. Sem ela o cabelo fica opaco e seco. Alguns dos benefícios da hidratação são: deixar o fio mais saudável, ajuda a eliminar o frizz, combate o ressecamento dos fios, devolve o brilho e maciez dos cabelos entre muitos outros. Por isso, sempre conte com a hidratação ela só traz benefícios e pode ser feita em qualquer tipo de cabelo.

Como secar o cabelo com secador?

Mulher secando o cabelo.
Aprenda a secar seu cabelo sozinha sem danificar os fios.

Além de saber como cuidar do cabelo em casa, também é preciso saber como secar! Esse não tem mistério! Após a lavagem do cabelo retire todo o excesso de água do cabelo com a toalha, mas não torça o cabelo, apenas com leves espremidas para não danificar os seus fios, o movimento de torção pode provocar a quebra de alguns fios e não queremos esse descuido, não é mesmo? 

Em seguida aplique o protetor térmico, ele garantirá a saúde dos seus fios e o protegerá dos danos que o calor constante pode causar a curto ou longo prazo, dependendo da frequência que você utiliza equipamentos de calor no seu cabelo. Após essa preparação, é só apontar o secador para o cabelo e iniciar a secagem. Para quem tem cabelo cacheado, é só utilizar o difusor para modelar os cachos de forma mais natural. 

Ponto de atenção: sempre mantenha o secador de cabelo com 15cm de distância do seu cabelo.

Como fazer chapinha sozinha?

Mulher alisando o cabelo.
Aprenda como fazer chapinha sozinha!

Fazer chapinha sozinha pode parecer complicado mas é só questão de prática. No início pode ser chatinho e você pode ficar sem jeito para fazer, é normal isso acontecer, com o tempo você vai ajustando da forma que fica melhor para e quando menos esperar se tornou uma atividade rápida e sem depender de ninguém.

Para fazer a chapinha, recomendamos que você separe seu cabelo inicialmente em duas partes. A primeira parte é só dividir com um pente de ponta fina iniciando do meio do cabelo de forma vertical, começando a dividir na linha entre a testa e o couro cabeludo até a sua nuca. 

A segunda parte é só você pegar uma das metades que já foram divididas e reparta ao meio de forma horizontal, iniciando aproximadamente acima da orelha até encontrar a primeira repartição que foi feita na vertical, prenda as duas novas mechas que foram feitas e assim você já tem metade do seu cabelo repartido. Agora é só repartir a outra metade da mesma forma e pronto, já dividimos o cabelo.

Para começar a fazer a chapinha é preferível que você inicie de cima para baixo, separando em pequenas mechas para que o cabelo seja alisado igualmente. Utilize um pente ou uma escova para te auxiliar quando estiver pranchando a mecha, o cabelo estará muito quente podendo queimar a sua mão. 

E mais importante de tudo: não se esqueça de passar o protetor térmico quando lavar o cabelo, ele é essencial para proteger o seu cabelo dos danos que o calor intenso pode causar.

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Top 5: Melhores Perfumes Femininos Importados
Bem-Estar

TOP 5: Melhores perfumes femininos importados

É de consciência universal que escolher o perfume dono da sua marca registrada é uma grande decisão. Quem não gosta
Exercícios aeróbicos para manter a saúde em dia
Bem-Estar

5 exercícios aeróbicos para manter a saúde em dia

O exercício aeróbico nada mais é que um movimento constante do corpo objetivando o gasto de calorias. É extremamente benéfico