Casa

Como funciona a Geladeira Frost Free?

A Geladeira Frost Free tem seu funcionamento similar a qualquer outra geladeira. Entretanto, apesar dela cumprir o mesmo objetivo, possui algumas características próprias, sendo uma delas o sistema frost free. Nesse post vamos entender como funciona a Geladeira Frost Free e conhecer suas tecnologias. 

O sistema frost free é o maior diferencial das geladeiras nos últimos anos e virou a queridinha do mercado por sua praticidade, se diferenciando de outras geladeiras como as de sistema cycle frost, degelo seco e degelo manual.

O termo frost free significa, em tradução livre, livre de gelo, e é essa a função do sistema. O sistema funciona a partir da alta frequência que é emitida e impede o congelamento das paredes internas do congelador ou freezer. Com isso, é possível armazenar mais coisas no congelador ou freezer, de forma mais higiênica e sem precisar fazer o descongelamento de tempos em tempos. Além disso, o sistema colabora para a economia de energia e maior durabilidade da sua geladeira.

O que significa Frost Free?

Frost free é o sistema de refrigeração moderno que controla eletronicamente o congelamento no freezer ou congelador, impedindo a formação de camadas de gelo. Esse sistema permite que a limpeza da sua geladeira seja mais rápida e prática, sem a necessidade de desligar o aparelho para realizá-la. 

Geladeira Consul
Entenda sobre as vantagens da geladeira frost free.

Vantagens da Geladeira Frost Free

Duas das maiores vantagens da geladeira frost free é a praticidade e economia que ela oferece ao seu consumidor. As geladeiras convencionais sem o sistema de refrigeração frost free normalmente puxam mais energia e tem sua vida útil mais curta. Isso acontece porque como é formada uma espessa camada de gelo internamente, isso afeta diretamente o funcionamento do resfriamento, obrigando a geladeira a trabalhar mais e assim gastando mais energia.

Uma outra vantagem é a circulação de ar interna, que tem seu ar renovado constantemente distribuindo a temperatura de maneira uniforme em toda a geladeira. Isso faz com que odores sejam evitados e se tenha menor risco de contaminação e proliferação interna de bactérias.

Geladeira Frost Free gasta muita energia?

Normalmente, quanto mais tecnologia, maior o consumo de energia. Entretanto, é imprescindível olhar para as funções que o aparelho oferece e se compensa, como painéis eletrônicos, funções de congelamento e resfriamento, entre outras. Antes de adquirir a sua geladeira, é necessário pesquisar quais geladeiras possuem funções que ajudem a diminuir o alto consumo de energia. O indicado é que você leia o selo Procel, uma classificação do Inmetro para entender o consumo de energia daquele aparelho, assim você conseguirá escolher o ideal para você.

Geladeira Samsung
Entenda sobre outros tipos de degelo.

Cycle defrost

Os modelos de geladeiras que possuem o sistema Cycle Defrost possuem a necessidade de descongelamento pelo menos duas vezes ao ano. O gelo se forma com maior lentidão e ela possui um sistema de resfriamento interno com ventilação constante. Essas geladeiras costumam ser mais econômicas, com volume de armazenamento intermediário.

Esse modelo é ótimo para economizar energia, porém o resfriamento e congelamento dos alimentos é feito de forma mais lenta e também é necessário fazer higienização interna com mais frequência, porque com o tempo pode desenvolver cheiro.

Degelo seco

As geladeiras com o sistema de degelo seco costumam ser de porte pequeno ou médio. Esses aparelhos formam gelo no congelador, mas com o processo de degelo automático a partir de apenas um botão. Isso acontece por conta do desligamento do compressor que é ocasionado ao apertar o botão e só é religado ao fim do descongelamento.

Degelo manual

As geladeiras que possuem o degelo manual costumam ser as geladeiras mais antigas. O acúmulo de gelo é mais intenso e acontece com mais velocidade, assim necessitando o descongelamento da geladeira com mais frequência. Esse é um processo que deve ser realizado periodicamente, senão compromete o funcionamento do congelador e do refrigerador.

Geladeira Frost Free em promoção nas Lojas Zema

Veja todas as opções disponíveis de geladeira frost free na Lojas Zema, são diversos modelos e tamanhos para encontrar a geladeira ideal para você!

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Diferença entre Liquidificador, Processador, Mixer e Batedeira
Casa

Qual a diferença entre liquidificador, processador, batedeira e mixer?

Liquidificador, mixer, batedeira e processador, por vezes, nos enganam por ter funções similares, mas são eletrodomésticos com propostas completamente diferentes.
Eletromésticos essenciais para sua cozinha
Casa

Lista de Eletroportáteis para Cozinha essenciais

Não é novidade que nossas vidas andam em um ritmo frenético e quase não dá tempo de se alimentar com