Bem-Estar

Como hidratar a pele?

Vamos começar do começo? Muitas pessoas acham que sabem como hidratar a pele, mas será que é verdade? O processo não é apenas comprar um produto cosmético e aplicar na pele. De certa forma, realmente é, mas antes de hidratar a pele, é extremamente necessário que se hidrate a pele da forma mais simples e natural possível: bebendo água. 

A hidratação de dentro para fora é vital para a saúde de nossa pele, e principalmente, para a saúde do nosso corpo como um todo. A água fornece os nutrientes essenciais às células da pele, e de acordo com médicos e especialistas, o ideal é nutrir nosso corpo com dois litros de água – podendo variar de acordo com seu peso, altura, idade e outras particularidades do seu corpo e do local onde vive. Para determinar seu consumo de água ideal, consulte um médico. 

Os cosméticos de hidratação agem na epiderme e derme, enquanto a ingestão de água age nas camadas internas da pele. Por isso, a hidratação ideal é a combinação de hidratantes cosméticos e ingestão de água, deixando a região mais iluminada e viçosa, além de resultar em mais firmeza da pele e rugas mais suaves. 

Hidratante para pele oleosa

Diferente do que muitos pensam, a pele oleosa pode e DEVE ser hidratada. Se engana quem acha que pele oleosa é sinônimo de hidratação em excesso, o que está correto e errado ao mesmo tempo. A oleosidade em excesso pode ser um pedido de socorro da sua pele que você está interpretando de forma errada. Ter pele oleosa é um incômodo diário e só quem tem sabe a sensação de achar que seu rosto está constantemente brilhante e nunca está limpo. 

A maior parte dos brasileiros possuem pele oleosa, mas não sabem como cuidar corretamente, utilizando produtos de diferentes tipos de pele resultando em acne e maior produção de oleosidade. O que poucos sabem é que a pele oleosa também pode estar diretamente relacionada à exposição solar, alimentação, estresse e distúrbios hormonais.

Para cuidados com as peles oleosas, indicamos uma rotina de skincare completa e diariamente. É recomendado lavar o rosto apenas duas vezes ao dia e com água fria, hidratar a pele e utilizar filtro solar. Para recomendações específicas para o seu tipo de pele, consulte um profissional. Navegue pelas Lojas Zema e confira as opções de hidratantes para pele oleosa.

Exemplo de pele oleosa.
Entenda como tratar a pele oleosa.

Hidratante para pele seca

Hidratar a pele seca, além de ser fundamental para o seu bem-estar, também é muito necessário para a saúde da sua pele. A falta de hidratação nas peles secas, pode causar vermelhidão, coceira, ressecamento e perda de elasticidade, além de poder desenvolver algumas doenças como xerose cutânea, psoríase e dermatite atópica. 

Por isso, pessoas de pele seca precisam ter cuidado redobrado. É extremamente necessário repor a hidratação da pele para que ela permaneça saudável. Sempre lembrando que o ideal é consultar o médico especializado para abordar seu caso, pois cada pele reage de uma forma a determinados produtos ou tratamentos. O sabonete, hidratante e protetor solar facial são produtos indispensáveis no uso diário, sempre utilizando o produto para o seu tipo de pele, caso contrário pode-se desenvolver reações adversas. Citaremos abaixo alguns cuidados essenciais para peles secas:

  1. Nunca cause atrito com a sua pele (esfregar a toalha no rosto, sendo um dos exemplos); 
  2. Sempre lave o seu rosto com água fria ou morna, a água quente não é adequada para nenhum tipo de pele;
  3. Sempre que sentir algum desconforto durante o dia, borrife água termal;
  4. Não use o sabonete facial exageradamente, ele pode remover a oleosidade natural da pele, deixando-a ainda mais seca;
  5. Nunca se esqueça do protetor solar, ele é seu melhor amigo e te protege de problemas de pele a curto e longo prazo.
Exemplo de pele seca.
Entenda como tratar a pele seca.

Dicas de hidratação

Os cosméticos vendidos em farmácias ou até manipulados são muito eficientes para tratar todas as peles, utilizando o produto correto para o seu tipo de pele, claro. Entretanto, nem todo mundo pode investir em um produto mais caro e acaba ficando sem opção. Por isso, vamos te passar algumas dicas caseiras que você irá amar!

Dicas caseiras para peles secas:

1. Hidratação de mel, babosa e alfazema

Essa hidratação ajuda a acalmar, cicatrizar e, principalmente, hidratar a pele. Para preparar a receitinha você precisará desses ingredientes:

  • 2 colheres de chá de mel;
  • 2 colheres de chá do gel da folha de babosa;
  • 2 gotas de óleo essencial de alfazema.

Para preparar a receita, você precisará misturar os ingredientes. Em seguida lave o rosto para aplicar a máscara com a pele higienizada e deixe agir por 20 minutos.

2. Creme hidratante com abacate

Para essa receita, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1/2 abacate
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de mel

O modo de preparo é fácil, você só precisa misturar os ingredientes de forma homogênea, aplique no rosto e deixe agir por 10 minutos. Após 10 minutos, enxágue com água morna.

Dicas caseiras para peles oleosas:

1. Esfoliação com fubá

Sim, você leu certo: FUBÁ! Fazer esfoliação com fubá ajuda a eliminar as células mortas da pele, para fazer isso você só precisará seguir esses passos:

  • Lavar o rosto com sabonete facial para o seu tipo de pele ou sabonete neutro;
  • Sem enxaguar o rosto, esfregue delicadamente o fubá em todo o rosto, principalmente na zona T que costuma ter a maior concentração de oleosidade.
  • Enxágue o seu rosto com água fria e seque sem gerar atrito, apenas dando leves batidinhas.

E pronto! Ao secar o rosto você sentirá sua pele mais macia e lisinha. Vamos para a próxima?

2. Máscara com argila verde

É recomendado fazer a aplicação da máscara com argila após a esfoliação, pois ela ajuda a absorver o restante de oleosidade facial, além de ter efeito calmante e ajuda na regeneração da pele. Para preparar sua máscara você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de argila verde;
  • 1 xícara de água.

Com os ingredientes em mãos, vamos ao modo de preparo:

  • Misture os ingredientes até que fique com textura homogênea;
  • Aplique a mistura no rosto e deixe atuar por aproximadamente 10 minutos;
  • Após 10 minutos, retire a máscara com água e seque o rosto;
  • Com o rosto seco, aplique um hidratante facial para pele oleosa.

Esse processo deve ser repetido no máximo 1 vez por semana.

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Top 5: Melhores Perfumes Femininos Importados
Bem-Estar

TOP 5: Melhores perfumes femininos importados

É de consciência universal que escolher o perfume dono da sua marca registrada é uma grande decisão. Quem não gosta
Exercícios aeróbicos para manter a saúde em dia
Bem-Estar

5 exercícios aeróbicos para manter a saúde em dia

O exercício aeróbico nada mais é que um movimento constante do corpo objetivando o gasto de calorias. É extremamente benéfico