Casa

Como limpar Cooktop de maneira fácil sem estragar

Nos últimos tempos, diversos lares aposentaram o fogão tradicional e optando por cooktops. Além da estética atrativa, esse eletrodoméstico acaba ganhando preferência por não ocupar tanto espaço, deixando a cozinha mais clean e otimizando toda a área da bancada. 

Hoje em dia, já é possível encontrar diversos modelos, materiais e cores de cooktop, adaptando-se à rotina e ao estilo da casa. Contudo, a variedade de opções também desperta dúvidas de como cuidar  do seu! Por isso, separamos algumas dicas para a limpeza do seu cooktop, sem danificar seu eletrodoméstico, Confira!

Qual a melhor esponja para limpar cooktop?

Qual a melhor esponja para limpar cooktop?

Jantas, almoços e qualquer refeição caseira sempre tem um gosto especial, porém sujar a cozinha é inevitável. Com o cooktop não é diferente, mas para não sofrer ou danificar seu aparelho na hora da limpeza, instruções devem ser seguidas.

Muitas vezes o cooktop é feito com materiais frágeis ou até mesmo delicados. Por isso, o ideal é sempre usar uma esponja macia, evitando materiais abrasivos, contribuindo com a conservação da estrutura do seu fogão de bancada.

Como limpar cada tipo de cooktop?

Os  materiais que existem na estrutura de cada tipo de cooktop é diversa e muitas vezes podem necessitar de atenção na hora de higienizar o eletrodoméstico. 

Tendo em vista que o equipamento pode reagir de maneiras diferentes com diferentes tipos de utensílios de limpeza, siga as dicas que separamos para cada tipo de cooktop e aprenda a higienizar de maneira eficaz, ou até mesmo decidir qual tipo de aparelho você deseja instalar na sua cozinha:

Como limpar cooktop de vidro?

Como limpar cooktop de vidro

Esse tipo de material proporciona uma limpeza fácil e rápida, entretanto é necessário tomar cuidado com objetos ásperos e que podem riscar a mesa do seu equipamento. 

Em caso de sujeiras mais resistentes, recomenda-se que ligue o cooktop até deixar o vidro em temperatura morna, facilitando a remoção de manchas, utilizando um pano úmido ou uma esponja macia.

O cooktop em temperatura ambiente é ideal para sujeira recém feitas, sempre utilizando sabão neutro, água e/ou vinagre, buscando evitar aminoácidos e cloro. Outro produto que pode ser a solução para determinados tipos de manchas é o limão. 

Como limpar cooktop inox

Como limpar cooktop inox

Em comparação do cooktop com a mesa de vidro, o de inox possui um material mais delicado, precisando de um cuidado redobrado na hora de selecionar os produtos de limpeza. O inox risca com mais facilidade e mancha mais profundamente. 

Para não danificar seu equipamento, é necessário escolher produtos sem capacidade corrosiva. Fuja de produtos industrializados e prefira álcool, detergente neutro, vinagre e água.  

Se observar alguma parte de ferro fundido, é necessário esperar o cooktop esfriar para iniciar a limpeza, pois esse material pode rachar ou descascar com o choque térmico.

Como Limpar cooktop a gás

Para limpar um cooktop à gás, é necessário um cuidado redobrado, já que ele, com contato de alguns tipos de produtos de limpeza, podem ser perigosos. 

Antes de iniciar a higienização, confira se a chama está desligada. 

O recomendado é não utilizar produtos com ácido ou amoníaco, para limpar as grelhas e queimadores, pois eles podem danificar a estrutura do seu equipamento, retirando o brilho ou criando manchas. Em vez disso, siga as dicas anteriores, usando uma esponja macia e sabão neutro. O sabão em pasta também pode ser uma ótima opção.

Como Limpar cooktop elétrico

Como limpar cooktop elétrico

Por ser um tipo de cooktop mais delicado, é preciso cautela na hora de limpá-lo. Muitas vezes esse tipo de aparelho usa resistência, que fica acoplada nas chapas ou embaixo do vidro. Para não estragá-la é aconselhado que não use muita pressão na hora de esfregar.

Assim como anteriormente dito, o indicado é esperar o cooktop esfriar totalmente, já que  o choque térmico pode trazer danos ao seu equipamento. Evite o contato direto entre ele e o produto de limpeza, preferindo colocar em um pano ou esponja, prevenindo que os líquidos entrem em contato com a parte elétrica.

Em caso do seu tampo ser de vidros e sem a chapa aparente, recomenda-se que se utilize  uma espátula de plástico adequada para tirar manchas mais resistentes.

Por fim, caso o seu cooktop seja por indução, não utilize nenhum material de limpeza de metal, pois ele pode alterar a capacidade de transmissão de calor.

Como limpar as grades do cooktop

Como limpar as grades do cooktop

Para que a higiene seja feita de maneira mais eficaz, retire as grades do seu cooktop e deixe-as em temperatura ambiente para não haver choque térmico. 

O ideal é utilizar esponjas ou panos para limpá-las, porém se a grade for de ferro fundido, é possível usar lã de aço para remover sujeiras mais grossas.

 Como tirar gordura do cooktop

Como tirar gordura do Cooktop

A fim de facilitar a remoção da gordura do seu equipamento, primeiramente utilize sabão neutro para retirar o excesso. 

A seguir, você pode fazer uma mistura com vinagre, bicarbonato de sódio e detergente, sendo 1 parte de vinagre, 2 de bicarbonato e algumas gotas de detergente. Essa composição auxiliará a remover totalmente a gordura do seu cooktop sem danificar o aparelho.

O que não fazer na limpeza do seu cooktop

Se você se pergunta como conservar seu cooktop, é importante lembrar que, por ser um produto delicado, existem alguns cuidados que devemos tomar para não danificar e aumentar a durabilidade do seu cooktop.

Utilizar materiais suaves nesse equipamento é essencial para que ele mantenha uma estética agradável, por isso evite utensílios abrasivos que podem deixar marcas no seu cooktop. Em vez disso, opte por panos e esponjas macias.

Em relação à produtos de limpeza, a dica é não utilizar produtos que contenham ácido ou amoníaco ou cloro, pois podem manchar seu aparelho. Prefira utilizar sabão neutro, água, vinagre, limão e bicarbonato de sódio.

Lojas Zema

About Author

Selecionados para você

Diferença entre Liquidificador, Processador, Mixer e Batedeira
Casa

Qual a diferença entre liquidificador, processador, batedeira e mixer?

Liquidificador, mixer, batedeira e processador, por vezes, nos enganam por ter funções similares, mas são eletrodomésticos com propostas completamente diferentes.
Eletromésticos essenciais para sua cozinha
Casa

Lista de Eletroportáteis para Cozinha essenciais

Não é novidade que nossas vidas andam em um ritmo frenético e quase não dá tempo de se alimentar com