Casa

Cuidados com sua geladeira inox: como limpar e conservar

Se você optou por uma geladeira de inox, parabéns! Você agora tem um eletrodoméstico mais resistente à ferrugem e à ação degradante do tempo. Além disso, sua cozinha ficou mais bonita, moderna e com um toque de sofisticação. 

Porém, existem algumas diferenças entre a sua geladeira de inox e os aparelhos mais tradicionais. A principal delas é a forma como você vai limpar e conservar os seus eletrodomésticos

Para isso, você vai precisar saber quais produtos são recomendados e de que forma é feita a limpeza da sua geladeira de inox. Por isso, a gente trouxe um passo a passo com 5 dicas imperdíveis para manter seu aparelho sempre novo. Confira! 

Mito: é mais difícil limpar geladeira inox?

É mais difícil limpar geladeira inox?

Limpar um eletrodoméstico de inox não é necessariamente mais difícil. O que você precisa é apenas de um pouco mais de atenção para não danificar o seu produto. 

Isso acontece por causa de como o inox é feito. Estamos falando de um metal composto pela combinação de vários outros elementos, como o níquel, o cromo e o manganês. 

  • O níquel é o metal que oferece à sua geladeira a propriedade de resistência à corrosão;
  • O cromo, por sua vez, é o que torna o aço inoxidável. Isso significa que a geladeira não sofre oxidação, ou seja, o contato do metal ferroso com o oxigênio presente no ar, principal causador da ferrugem;
  • Por fim, o manganês oferece resistência e durabilidade ao seu aparelho. 

Existem muitos outros elementos presentes nessa combinação além desses três. Porém, já é possível entender que cada um desses metais traz uma característica diferente à geladeira, o que influencia na maneira como você vai cuidar dela

Materiais que podem e que não podem ser usados na limpeza

Para limpar a sua geladeira de inox, a primeira etapa é prestar atenção aos tipos de produtos que você vai usar na limpeza. 

Tome muito cuidado para não usar líquidos abrasivos, pois eles podem danificar a superfície do inox e manchar a sua geladeira permanentemente. 

PODE USAR 

  • Água;
  • Detergente neutro;
  • Vinagre branco;
  • Óleo vegetal;
  • Produtos específicos para limpeza de inox. 

NÃO PODE USAR

  • Álcool;
  • Cloro;
  • Água sanitária;
  • Solvente;
  • Desengordurante. 

Vale lembrar que os produtos específicos para limpeza de inox também podem vir em forma de gel ou de pasta

Assim, fica muito mais fácil manusear essas substâncias usando papel toalha ou um pano macio (preferencialmente de microfibra). Evite usar esponjas, principalmente a área áspera onde fica a palha de aço. 

Para a secagem, dê preferência a um pano seco. Lembre-se de não esfregar a superfície do inox para evitar danificar o produto. 

5 dicas para conservar da sua geladeira inox

Agora que você já sabe quais são os produtos recomendados para limpar a sua geladeira, conheça 5 dicas para manutenção diária. Assim, sua geladeira vai durar anos! 

1. Como limpar o interior da sua geladeira inox?

Para limpar o interior da sua geladeira inox, retire todas as prateleiras, bandejas e outros tipos de divisórias que existirem. Elas são móveis e fáceis de remover. 

Essas peças, em geral, são fáceis de limpar por serem feitas de acrílico. Basta uma esponja macia, água e detergente. 

Retire o excesso da esponja e, com ela úmida, passe por todo o interior da sua geladeira. Você não precisa se preocupar com o inox, pois geralmente ele não é usado na parte interna do aparelho. 

2. Como tirar manchas e gordura da sua geladeira inox 

Por mais cuidadoso que você seja, sempre cai algum resíduo de comida ou bebida dentro da geladeira. Porém, tirar manchas e gordura da sua geladeira inox é simples.

  • Faça uma mistura de água morna com vinagre, detergente e bicarbonato de sódio e misture bem para criar uma pasta;
  • Aplique por 15 minutos em cima dos resíduos para se livrar das manchas e do mau cheiro. Para manchas e gorduras mais intensas, você pode deixar a mistura agir de um dia para o outro

3. Como dar brilho ao inox

Para dar brilho ao inox, você pode colocar vinagre de maçã ou vinagre branco dentro de um borrifador e aplicar sobre toda sua superfície. Com um pano macio, enxugue o resíduo respeitando a direção do grão (aqueles “riscos” que o inox apresenta).

Outra opção é utilizar azeite de oliva, pois ele também conserva o aspecto de novo do inox e deixa sua superfície brilhante. 

O aço inox é um material bastante sensível à manchas e marcas de dedos. Por isso, é importante limpar e polir sua geladeira inox periodicamente e tomar cuidado ao manuseá-la. 

4. Como tirar arranhões de geladeira inox

Além de manchas e marcas de dedos, o inox também está sujeito a arranhões. Esse tipo de coisa é normal para o material e acontece no dia a dia mesmo tomando os devidos cuidados.

O que você pode fazer é criar uma mistura de água com bicarbonato de sódio. O resultado é uma pasta que você pode aplicar na sua geladeira para reduzir os arranhões da superfície riscada. 

Outra opção de mistura é água fria e detergente neutro.  

Ao terminar de passar a mistura, seque com um pano macio de microfibra. Evite deixar o inox molhado para não danificar o seu eletrodoméstico. 

5. Como desamassar geladeira inox 

Para desamassar a sua geladeira inox, você vai precisar da ajuda de alguns objetos de uso doméstico que provavelmente fazem parte da sua vida. 

  • A primeira opção é usar um secador de cabelo sobre o local amassado; 

Deixe que o ar quente atinja a região por um bom tempo, transferindo o máximo de calor possível. Agora, deixe esfriar. Essa mudança brusca de temperatura pode remover o amassado. 

  • Se não der certo, você pode tentar usar gelo seco;

A baixa temperatura pode contrair o metal e, assim, remover o amassado. Use um pano para segurar o gelo, cuidado para não machucar suas mãos!

  • Nem o calor, nem o frio resolveram o seu problema? Então vamos tentar a sucção;

Você pode usar um desentupidor de pia ou um removedor de amassados para carro. Esses objetos usam o poder do vácuo para reparar a superfície do aparelho. 

Como escolher a melhor geladeira inox?

Para escolher a melhor geladeira inox para você e sua família, fique atento a alguns detalhes que podem influenciar na decisão de compra. O primeiro deles é o tamanho da sua geladeira

A decisão depende, basicamente, do número de integrantes na sua família e do espaço disponível que você tem na cozinha. Existem três tipos de tamanho padrão no mercado: 

  • Geladeiras pequenas, de 300 litros;
  • Geladeiras médias, de 300 a 500 litros;
  • Geladeiras grandes, com mais de 500 litros. 

Outro detalhe importante na hora de comprar é o design da sua geladeira

Você pode escolher um modelo tradicional de uma porta, ou uma geladeira duplex com duas portas. Existe ainda um modelo chamado french door, com três portas para sua comodidade.

Se você usa bastante o freezer, existem duas opções que vão facilitar a sua vida. Uma delas é a geladeira side by side, com duas portas paralelas. Uma delas dá acesso ao refrigerador e a outra, ao freezer

A segunda opção é a geladeira inox inverse. Nesse modelo, o freezer fica na parte inferior do aparelho, trocando de lugar com o refrigerador. Assim, o acesso fica muito mais cômodo e facilitado. 

Na jornada de escolher a melhor geladeira inox, alguns detalhes normalmente passam despercebidos. Um exemplo é a forma de descongelamento, que pode ser degelo manual ou degelo automático. 

Se preferir se livrar dessa funcionalidade, procure uma geladeira inox que venha com sistema frost free. Outra opção é o cycle defrost, que exige o degelo do refrigerador em média duas vezes ao ano. 

Pra finalizar, confira algumas outras funções e recursos que podem ajudar na escolha da sua geladeira inox ideal: 

  • Painel eletrônico: oferece conforto ao usuário para configurar a programação da geladeira e executar comandos simples;
  • Economia de energia: procure geladeiras inox que tenham o Selo Procel. Isso significa que o aparelho oferece eficiência no consumo de energia elétrica;
  • Dispenser de água e dispenser de gelo: tenha maior praticidade para garantir a sua hidratação e deixar suas bebidas geladinhas.

Agora que você já tem todas as informações importantes para comprar a melhor geladeira inox, falta apenas escolher a marca. As lojas Zema tem as marcas mais conhecidas e confiáveis do mercado. 

Confira as opções de refrigeradores no nosso site e escolha a marca com a qual você mais se identifica. Se precisar de ajuda na sua compra, entre em contato conosco e tire suas dúvidas. 

Redação Zema Digital

About Author

Selecionados para você

Diferença entre Liquidificador, Processador, Mixer e Batedeira
Casa

Qual a diferença entre liquidificador, processador, batedeira e mixer?

Liquidificador, mixer, batedeira e processador, por vezes, nos enganam por ter funções similares, mas são eletrodomésticos com propostas completamente diferentes.
Eletromésticos essenciais para sua cozinha
Casa

Lista de Eletroportáteis para Cozinha essenciais

Não é novidade que nossas vidas andam em um ritmo frenético e quase não dá tempo de se alimentar com