Automotivo

Completar o óleo: hábito que pode fundir o motor. Entenda

Você para no posto, o frentista pergunta se você quer checar a água e ou completar o óleo. A vareta aponta uma alteração no nível e você decide, então, completar o óleo para evitar dor de cabeça. Mas o que era para ser uma ação preventiva pode tornar-se um problema. Isso porque uma eventual mistura entre os tipos diferentes de óleo (mineral, semissintético e sintético) pode causar uma reação química dentro do motor e em casos mais graves fundir a peça.

“Um lubrificante pode alterar o outro nessa mistura e a reação dentro do propulsor ocasionar a chamada borra, uma espécie de gelatina que não tem propriedade térmica nenhuma e por causa da sua textura travar o funcionamento do motor”, afirma o especialista em mecânica Pedro Luiz Scopino.

Além de checar o tipo do óleo, é importante saber quando é a hora de realmente completar. “É comum que o motor, novo ou velho, tenha um consumo de lubrificante, então antes de chegar a hora da troca, seja com 5 mil quilômetros, 10 mil ou com um ano de uso, dependendo da especificação, pode ser necessário ajustar o nível”, diz o especialista em mecânica.

Mecânico afirma que completar o óleo pode fundir o motor

E só se completa quando a vareta apontar que o óleo está abaixo do mínimo e não abaixo do máximo, segundo Scopino. “Até o mínimo significa que tem lubrificante suficiente no motor para funcionar”, explica. “O que acontece com frequência é as pessoas completarem o tempo todo, o que acaba aumentando o risco de ocorrer essa mistura”.

O especialista alerta para outro vilão do processo de lubrificação do motor: combustível adulterado.

“Os componentes químicos desse combustível, como solvente por exemplo, podem deteriorar o óleo e causar um desgaste excessivo nas peças do motor”, afirma o mecânico.

Então, anote aí:

  • Completar o óleo somente quando o nível estiver abaixo do mínimo;
  • Siga a recomendação do fabricante do veículo e use a especificação correta que está no manual do proprietário. Coloque sempre com o mesmo óleo;
  • Cuidado com o posto que abastece e a qualidade do combustível, pois ele pode contaminar o óleo do motor também.
Conferindo nível de óleo do motor

Você sabia que a Zema também é uma distribuidora de combustível e tem postos bandeirados?
Zema Petróleo tem hoje mais de 300 revendedores em MG, GO, PA, TO, SP, MT, RJ e DF. Além dos revendedores, a Zema Petróleo atende clientes consumidores como frotistas, empresas de transportes e usinas.

Agora que você já sabe, se precisar de um parceiro na sua jornada. Conte com a gente! descubra aqui uma unidade próxima de você!

Lojas Zema

Sobre o autor

Tecnologia, moda, decoração e tudo o que está presente no cotidiano de nossos clientes, proporcionando mais praticidade no seu dia a dia, simplificando e facilitando a sua vida.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Aprenda a resfriar o carro em dias quentes
Automotivo

Ar-Condicionado do carro: Aprenda a resfriar mais rapidamente

Um dia de sol forte, seu carro fica exposto algumas horas e quando você vai entrar está literalmente um “forno”.
Como escolher o pneu ideal para meu carro
Automotivo

Como escolher o pneu ideal para o meu carro?

O pneu ideal para o seu carro é o pneu que é recomendado pela concessionária, tanto para a sua segurança