Consórcio

Consórcio ou Financiamento: Qual vale mais a pena?

Antes de compreender qual a melhor opção para você, é preciso entender profundamente as diferenças e semelhanças entre consórcio e financiamento. Depois disso, você poderá realizar uma análise mais detalhada de qual método mais se encaixa na sua realidade e se adapta melhor aos seus objetivos e metas.

Preparamos para você um guia a respeito dos dois termos para que a sua decisão se torne mais fácil!

O que é consórcio?

O que é o consórcio? Vale a pena?

O consórcio surgiu para facilitar a aquisição de bens, na década de 60, com a indústria automobilística. Seu funcionamento pode ser explicado da seguinte maneira:

Um grupo de pessoas ou empresas, que quer adquirir um bem ou serviço, abre uma poupança comum, a qual todos os participantes têm garantido o direito de usar essa conta para a compra do bem ou serviço, em algum momento, dentro de um prazo determinado.

 Ao combinar seus recursos, tais pessoas podem criar algo maior do que qualquer um deles poderia fazer sozinho. 

 Como funciona o consórcio?

O consórcio funciona, no Brasil, por meio de sorteios e lances. Esse sistema surgiu frente à falta de crédito ao consumidor no país na época de sua criação e, ao passar dos anos, outros bens além de carros, passaram a ser integrados ao sistema. 

No consórcio, os membros do grupo pagam parcelas periódicas para que se forme um fundo comum que permite a compra de bens ou serviços. O prazo e o número de cotas são pré-estabelecidos e o  valor do item é dividido pela duração do consórcio e cada integrante paga uma fração dele. 

Quais as vantagens do consórcio? 

A principal vantagem do consórcio é que ele não cobra juros. A partir dele, o principal custo se refere a uma taxa de administração cobrada pela administradora do consórcio para cobrir os custos da gestão. 

Assim, o custo total da operação será muito menor do que em um empréstimo, o que faz do consórcio uma operação cada dia mais procurada.

Além disso, a maior parte dos tipos de consórcio não exigem nenhuma forma de entrada, diferente do que ocorre nos financiamentos de veículos e imóveis.

O que é financiamento? 

Como funciona o consórcio

Financiamento é o processo de obtenção de fundos para atender às necessidades financeiras de curto e longo prazo. Envolve a obtenção de capital de fontes externas, como bancos, investidores ou outras instituições financeiras. O financiamento pode ser usado para diversos fins, incluindo a compra de ativos, o investimento em novos projetos e a cobertura de custos operacionais. 

Como funciona o financiamento?

O financiamento funciona de maneira bem simples:

  • É preciso, primeiramente, que não haja nenhuma dívida, pois isso pode atrapalhar a aprovação do financiamento.
  • Você busca um local de confiança (como um banco ou agência financeira) e realiza a assinatura de contrato, quando a instituição financeira que fornece o financiamento e a pessoa que solicita formalizam o compromisso com todas as cláusulas e explicações relacionadas ao crédito obtido. 

Depois disso, é só realizar os pagamentos das prestações do financiamento em dia e se planejar para que não falte dinheiro para as parcelas ou para suas outras despesas. 

Quais as vantagens do financiamento?

O financiamento é positivo para quem gosta de se planejar, afinal o valor das parcelas será sempre o mesmo ou menor ao longo do pagamento das parcelas. Com isso, fica mais fácil planejar uma parte dos ganhos para pagar o financiamento. 

Além disso, o financiamento pode ter taxas de juros menores do que outros tipos de crédito, pois a instituição financeira que concede os valores têm como garantia os próprios bens financiados. 

O que sai mais barato financiamento ou consórcio?

Por fim, a opção mais vantajosa sempre será aquela que atende melhor suas necessidades individuais. Sendo assim, se você prefere não ter taxa de juros, o consórcio é uma boa opção. 

Já se você busca ter acesso a um bem novo imediatamente: o financiamento permite o acesso imediato ao bem, mas custa mais caro para o consumidor. 

Onde fazer o melhor consórcio para realizar os seus sonhos

Um imóvel para chamar de seu, um carro novo, ou uma viagem inesquecível. Com mais de 30 anos no mercado e mais de 40.000 sonhos realizados, no consórcio Zema você estará livre de burocracia e taxas de juros. Presente em 19 estados do país, através de mais de 452 lojas e parceiros, é a forma mais confiável de adquirir um bem ou serviço. Faça uma simulação!

Lojas Zema

Sobre o autor

Tecnologia, moda, decoração e tudo o que está presente no cotidiano de nossos clientes, proporcionando mais praticidade no seu dia a dia, simplificando e facilitando a sua vida.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Consórcio Zema como fazer simulação grátis
Consórcio

Zema Consórcio: saiba como funciona, tire suas dúvidas e faça uma simulação grátis

A Zema Consórcio tem se mostrado como uma excelente opção para compra de imóveis, automóveis e até para a realização
Artigo 100 anos grupo Zema
Consórcio

Grupo Zema – Uma tradição de quase 100 anos

A Zema, grupo mineiro com sede em Araxá e 99 anos de atuação no mercado, é a maior empresa a