Casa

Itens essenciais para receber os amigos na área de churrasqueira

Além da boa comida, o churrasco é sinônimo de confraternização, afinal, é muito difícil alguém fazer um churrasco sozinho. Seja para assistir uma partida de futebol, jogar conversa fora ou manter a tradição do final de semana, o espaço da churrasqueira tem sido cada vez mais comum nas casas e apartamentos dos brasileiros.

Para deixar esse momento mais especial e aconchegante, separamos itens essenciais que você precisa ter para receber os amigos e criar momentos ainda mais inesquecíveis. Confira!

Como decorar a área de churrasqueira 

Além de ser um espaço bonito, é necessário que ele também seja funcional, por isso, é indicado que você defina um estilo de arquitetura para essa área, caprichar nos móveis, tipo de churrasqueira e a iluminação do ambiente. Essas essas características são muito importantes para  deixar o espaço com a sua cara, sem atrapalhar a dinâmica do ambiente. 

Apesar de não ser muito recomendado encher mesas e bancadas de itens decorativos, existe um grande leque de utensílios de churrasco de variadas formas e estilos. Uma boa dica é pesquisar referências e deixar todos esses apetrechos harmônicos com a decoração, assim não precisando encher o espaço com artigos menos funcionais. Caso sinta a necessidade de preencher a área, quadros podem ser uma ótima opção para dar mais personalidade ao canto.

Como escolher a melhor churrasqueira 

Como escolher a melhor churrasqueira

Com o número de variedades de churrasqueira que existem, é normal ficar em dúvida sobre qual escolher. Para não errar nessa decisão, é importante escolher qual estilo de decoração mais te agrada, além de entender as capacidades e limitações do seu espaço e do seu orçamento.  

A verdade é que com um bom planejamento é possível criar um espaço aconchegante até mesmo com os materiais  mais simples. Contudo, há inúmeras referências para mergulhar e encontrar a que mais de agrada, seja um estilo clean, sofisticado ou tradicional. 

Itens que não podem faltar na sua área de churrasqueira

Itens que não podem faltar na sua área de churrasqueira

É  fato que cada assador tem um jeito único de fazer seu churrasco, porém existem alguns itens em comum que não podem faltar na sua área da churrasqueira. Assim como em qualquer espaço gourmet, utensílios básicos de cozinha, como copos, pratos e talheres são indispensáveis para receber visitas. Além disso, o churrasco exige um material específico para ser feitos, entre eles:

  • Facas de variados cortes: são indispensáveis para um melhor manuseio e preparo da carne.
  • Grelha e/ou espetos: cada assador tem sua preferência, escolher um ou ambos é imprescindível para seu churrasco. Caso escolha espetos, o recomendado é variar nos tamanhos.
  • Garfos trinchantes: esse tipo de equipamento auxilia na hora de cortar a carne para servi-la
  • Tábua de carne: esse é o recipiente mais indicado para oferecer aperitivos aos convidados.
  • Luvas: muitas vezes é necessário mexer no carvão para o fogo crescer, as luvas além de serem mais higiênicas, te protegem da temperatura do fogo.

A mobília dessa área também precisa ser planejada para torná-la o mais funcional possível. Por isso, preparamos dicas do mobiliário que você precisa precisa investir:

Pia balcão ou bancada

Por ser uma atividade que requer muitas ferramentas, para executá-la é necessário um lugar de apoio. Usualmente são escolhidos um balcão juntamente com a pia ou uma bancada ao lado ou à frente da churrasqueira. A disposição dos móveis do seu espaço dependerá da área disponível nele. Contudo, mesmo que a bancada não esteja acoplada na pia, é importante ter um lugar para higienizar as mãos e os utensílios perto da churrasqueira.

Armário multiuso

Como citado anteriormente, os utensílios utilizados para fazer o churrasco são vários. Com isso, é imprescindível guardá-los em lugares estratégicos para que facilite a mobilidade na área da churrasqueira. Os armários multiuso são essenciais, tendo em vista que é uma ótima opção para depositar todo o kit de churrasco.

Mesas e cadeiras

As mesas e cadeiras são fundamentais para alocar seus convidados e criar um ambiente aconchegante. Tê-las no mesmo espaço da churrasqueira promove integração dos lugares, sem precisar excluir o assador da roda de conversa, e facilitando o auxílio dos convidados com as outras atividades da refeição, como arrumar a mesa, preparar as saladas e etc.

Forno

Esse item torna-se ainda mais necessário caso a sua churrasqueira for pequena e esteja recebendo um grande número de amigos. Muitas vezes o forno pode quebrar um galho para assar o pão de alho ou fazer algum outro acompanhamento que não coube juntamente com as carnes.

Fogão Cooktop

Apesar do fogão cooktop não ser um dos itens mais essenciais da sua área de churrasqueira, ele oferece maior praticidade para esse tipo de confraternização. Assim como o forno, o cooktop também auxilia no preparo de diversos acompanhamentos do churrasco. Além disso, ao equipar sua área gourmet com esses eletrodomésticos ela ganha maior utilidade e não se restringe apenas quando o cardápio escolhido para churrasco.

Freezer

Ter um freezer na área da churrasqueira é muito útil para guardar e estocar os alimentos para as confraternizações. Além disso, por ter uma potência maior que uma geladeira, consegue gelar bebidas em poucos minutos, sendo muito funcional na hora de receber visitas para as refeições.

Caixa de som

Ter uma caixa de som no seu espaço de churrasco também molda o ambiente, podendo criar uma atmosfera mais intimista ou mais descontraída dependendo da sua playlist. Ao se reunir com amigos ou família, a música é essencial para deixar o ambiente mais aconchegante e pessoas à vontade.

Televisão

O que combina mais com churrasco senão futebol? Ter uma televisão à disposição é mais uma desculpa para confraternizar e comer uma ótima refeição. 

Piscina

Assim como a televisão, ter uma piscina juntamente com a área da churrasqueira, pode ser mais um motivo de juntar o pessoal. Além de trazer um charme à casa, nos dias de calor intenso esse espaço ganha mais uma utilidade.

Agora que você já sabe as principais dicas para criar um ambiente agradável na área da churrasqueira para receber seus amigos, você pode conferir os produtos na Lojas Zema e montar o espaço gourmet dos seus sonhos!

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Diferença entre Liquidificador, Processador, Mixer e Batedeira
Casa

Qual a diferença entre liquidificador, processador, batedeira e mixer?

Liquidificador, mixer, batedeira e processador, por vezes, nos enganam por ter funções similares, mas são eletrodomésticos com propostas completamente diferentes.
Eletromésticos essenciais para sua cozinha
Casa

Lista de Eletroportáteis para Cozinha essenciais

Não é novidade que nossas vidas andam em um ritmo frenético e quase não dá tempo de se alimentar com