Bem-Estar

Investindo em saúde: qual a melhor bicicleta ergométrica?

As bicicletas ergométricas são uma ótima opção para você que quer se exercitar em casa. Em geral, elas são fáceis de usar, transbordam conforto e oferecem uma variedade de benefícios para a saúde, como perda de peso, fortalecimento muscular e melhora da circulação. 

Mas com tantas opções disponíveis, escolher a melhor bicicleta ergométrica pode ser um pouco complicado. Neste guia do Blog Zema, iremos discutir os fatores que você deve considerar ao fazer essa escolha e apresentar também os modelos mais populares e recomendados do mercado. 

Benefícios da bicicleta ergométrica

Pessoas fazendo exercícios em bicicleta ergométrica

É um aparelho que oferece diversos benefícios para a saúde física e mental, de forma humanizada. Alguns desses benefícios incluem: 

Perda de peso

Andar de bicicleta ergométrica é uma excelente maneira de queimar algumas calorias. Ela é uma aliada importante para quem está tentando emagrecer ou eliminar gordura localizada. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg, com o uso do aparelho em cerca de 30 minutos, pode queimar em média cerca de 200 calorias

Melhora da saúde mental

Essa prática pode contribuir para a redução do estresse, melhora do humor, controle da pressão arterial e até mesmo melhora da memória. Essas contribuições acabam tendo impacto positivo na saúde mental, sendo importantíssima para promover o bem-estar.  

Fortalecimento muscular

O aparelho ajuda também a fortalecer os músculos das pernas, incluindo os quadríceps e glúteos. Além disso, aumenta a resistência, otimizando a saúde dos ossos, e auxilia no fortalecimento dos músculos do núcleo, como os abdominais e os músculos das costas. 

Melhora do sistema cardiovascular

A bicicleta ergométrica promove a prevenção de doenças cardiovasculares, diminuindo a pressão arterial, reduzindo os riscos de doenças cardíacas e outras doenças crônicas. E, se você possui o colesterol alto, ela também ajuda na diminuição de coágulos, reduzindo o colesterol ruim

Redução de estresse

Além de melhorar sua saúde mental, esse exercício é considerado uma ótima maneira de reduzir o estresse, melhorando o humor. Isso acontece por meio da liberação de endorfinas, que possuem um efeito antidepressivo, auxiliando neste quesito.

Melhora da qualidade do sono

Por ser um bom exercício aeróbico, relaxando o corpo e a mente, a bicicleta ergométrica auxilia também na regulação e na qualidade do sono, garantindo conforto e um melhor condicionamento físico. 

Tipos de bicicletas ergométricas

As vantagens da bicicleta ergométrica são amplamente conhecidas, mas nem todos sabem que existem diferentes tipos de bicicletas ergométricas. Ao todo, elas são divididas em três categorias principais: vertical, reclinadas e elípticas . Embora todas tenham o mesmo objetivo, as diferenças na estrutura de cada tipo podem influenciar nos benefícios alcançados. Confira, a seguir, as características de cada uma:

Bicicletas ergométricas verticais

Bicicleta Ergométrica Vertical Dream EX4 Preto Lojas Zema
Bicicleta Ergométrica Vertical Dream EX4 Preto – Lojas Zema

As bicicletas ergométricas verticais são as mais populares, pois oferecem uma posição de pedalada mais natural e confortável, semelhante à de uma bicicleta de estrada. O usuário fica sentado em uma posição vertical, com os braços estendidos no guidão e as pernas pedalando. Isso torna a bicicleta ergométrica vertical uma boa opção para pessoas de todos os níveis de condicionamento físico, desde iniciantes até atletas experientes.

Além da posição de pedalada, as bicicletas verticais também são mais baratas do que outros tipos de bicicletas ergométricas. Isso ocorre porque são mais simples de fabricar e não requerem tantos recursos tecnológicos.

Recursos como monitor de frequência cardíaca, controle de resistência, programas de treino e conexão Bluetooth, são oferecidos pelas bicicletas verticais. Assim, além de seu ótimo custo-benefício, é possível treinar da melhor forma. 

Bicicletas ergométricas reclinadas

As bicicletas ergométricas reclinadas são uma ótima opção para aqueles que querem se exercitar confortavelmente e de forma eficiente. Caso você esteja à procura de uma, saiba que por sua posição de pedalada reclinada, ela ajuda a reduzir o estresse nas articulações e na coluna. 

Além de melhorar sua saúde cardiovascular, fortalecer seus músculos e queimar muitas calorias, elas causam menos desgaste em comparação às verticais, diminuindo o impacto e ajudando na recuperação dos músculos. Em geral, é recomendada para pessoas com dores nas articulações e na coluna, não exigindo muito preparo físico e assim diminuindo o desgaste a longo prazo. 

Bicicletas ergométricas elípticas

Já as bicicletas ergométricas elípticas são uma ótima opção para se exercitar sem sair muito da zona de conforto. Também não requerem um condicionamento físico em dia, possibilitando o uso de qualquer pessoa, de forma versátil e prática. 

Uma de suas principais vantagens é que elas trabalham diversos grupos musculares ao mesmo tempo, incluindo pernas, braços, abdômen e costas. Se você quer melhorar sua forma física em geral, essa é a melhor alternativa. 

Além disso, as bicicletas elípticas são muito seguras para as articulações, não colocando muito estresse nas articulações do joelho e do quadril, o que as torna uma boa opção para pessoas com problemas nessas áreas.  

Fatores a considerar ao escolher uma bicicleta ergométrica

Como você já sabe, esses aparelhos são uma ótima maneira de se exercitar em casa, trazendo muita versatilidade em não restringir o uso a um determinado grupo com um condicionamento específico. No entanto, existem muitas opções disponíveis no mercado e escolher a certa pode ser trabalhoso. Por isso, iremos apresentar alguns fatores que precisam ser considerados antes de comprar uma bicicleta ergométrica:

Espaço e tamanho

Essas bicicletas podem ocupar um bom espaço, por isso é importante medir o local disponível antes de escolher uma. O recomendado é possuir um ambiente suficiente para pedalar da forma mais confortável possível.

Quando falamos em tamanho, podemos ver que isso pode variar de acordo com a bicicleta. Portanto, é necessário escolher uma que seja do tamanho certo para você, considerando seu espaço, obviamente. Lembre-se que deve existir um espaço para pedalar confortavelmente e que possibilite um futuro ajuste em relação à altura.  Antes de tudo, meça este local que você pretende usar para colocar o aparelho e considere o tamanho da bicicleta ergométrica que foi escolhida. 

Conforto e ajustes

Antes de investir seu dinheiro numa bicicleta ergométrica, é importante considerar o nível de conforto que ela oferece, ainda mais pensando em seu uso por longos períodos de tempo. Esse fator pode incluir o tamanho do assento, a altura do guidão e a distância entre o assento e o guidão. 

O assento deve ser largo o suficiente para acomodar seus quadris e coxas de forma confortável. Além disso, você também deve pensar no ajuste do assento em relação à altura, assim evitando problemas futuros. Já o guidão, deve estar posicionado de forma que você possa alcançar os punhos confortavelmente sem se inclinar ou esticar, sendo possível também ajustar sua altura. 

O suporte para sua lombar e o apoio para os pés também devem ser também confortáveis, pois esses fatores além de reduzir sua fadiga, ajudam na realização do exercício, melhorando sua condição física sem riscos de lesões a longo prazo

Se for possível, tente experimentar o aparelho e pedale por alguns minutos, ajustando seu assento se for necessário para não lhe causar nenhum desconforto. Após isso, você irá conseguir comparar diferentes bicicletas e, consequentemente, achar a melhor para você. 

Recursos e funcionalidades adicionais

Além dos recursos básicos, como a resistência, o peso máximo suportado e o tamanho da tela, existem outros recursos e funcionalidades adicionais que podem ser considerados.

Para quem busca uma experiência completa, as melhores bicicletas ergométricas possuem funcionalidades que fazem a diferença no dia a dia do usuário. Algumas das principais são: Porta-garrafa, suporte para smartphone, almofadas confortáveis, monitores de frequência cardíaca, programas de treino definidos e conexão Bluetooth

É importante lembrar que essa variedade depende do modelo escolhido e também das suas necessidades e preferências. Por exemplo, se você planeja pedalar por longos períodos, é importante optar por um aparelho que apresente almofadas mais confortáveis. Porém, se você procura um conforto maior, é importante investir em um aparelho com suporte para smartphone, possibilitando o consumo de séries, filmes e músicas durante o período de treino.

Qualidade e durabilidade

Estes são dois dos principais fatores que você precisa verificar antes de comprar uma bicicleta ergométrica. Um aparelho durável é aquele que é feito com materiais de qualidade, garantindo seu uso regular por longos períodos. Considerando os materiais, o acabamento, a estrutura e as peças, você consegue avaliar da melhor maneira, garantindo segurança e conforto. 

Se você quer ter certeza de que está fazendo a escolha certa, leia a avaliação de outras pessoas, procure sempre marcas confiáveis e compare os materiais sempre que puder. Com uma boa pesquisa, suas chances de encontrar aquele aparelho que irá durar por muitos anos, sem te dar dor de cabeça, aumentam. 

Orçamento e custo-benefício

O orçamento é um fator importante que precisa ser conferido antes da compra de uma bicicleta ergométrica, pois os preços, os recursos e a qualidade do produto variam de acordo com a marca.

Para encontrar o melhor custo-benefício, é importante considerar as suas necessidades e preferências. Se você for iniciante, uma bicicleta ergométrica básica pode ser o suficiente. Mas se você está mais acostumado e faz estes exercícios regularmente na rua ou na academia, uma bicicleta mais avançada e com recursos extras pode ser a melhor opção. 

A bicicleta ergométrica vertical é a opção mais popular , pois são relativamente mais baratas e são fáceis de usar, oferecendo um bom treino voltado ao sistema cardiovascular. Já as reclinadas são um pouco mais caras, sendo uma ótima opção para aqueles que procuram um treino mais confortável, principalmente para pessoas com problemas nas costas e articulações. E, as elípticas, por sua vez, são levemente mais caras, variando também de acordo com o modelo e a marca escolhida.

Em resumo, antes de comprar uma bicicleta ergométrica, é importante pesquisar e comparar os benefícios, os preços e, principalmente, se ela proporciona um bom treino. Além disso, é preciso também considerar o orçamento disponível, as necessidades e as suas preferências. Com isso, você encontrará o melhor aparelho.  

Quais as melhores bicicletas ergométricas

As melhores bicicletas ergométricas são aquelas que oferecem um treino eficaz, são duráveis e atendem às suas necessidades e orçamento. Confira algumas das melhores opções do mercado:

Bicicleta Ergométrica Hb Painel Res Mecânica Roda 9kg Uso Residencial Wellness – GY047 Preto

Bicicleta Ergométrica Hb Painel Res Mecânica Roda 9kg Uso Residencial Wellness – GY047 Preto – Lojas Zema

Ela é uma opção acessível para quem está procurando uma bicicleta ergométrica para uso residencial, feita de aço carbono com pintura eletrostática a pó, o que a torna durável e resistente.

Essa bicicleta tem uma roda de inércia de 9 kg, que oferece uma resistência suave e uniforme. O painel de controle é simples, mas oferece informações importantes, como velocidade, distância, tempo e calorias queimadas.

A bicicleta é fácil de montar e desmontar, o que a torna uma boa opção para pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, ela também é leve, o que facilita o transporte caso você precise levá-la de um lugar para o outro. 

Bicicleta Ergométrica Vertical Schwinn 130 – GY015 Preto

Bicicleta Ergométrica Vertical Schwinn 130 - GY015 Preto
Bicicleta Ergométrica Vertical Schwinn 130 – GY015 Preto – Lojas Zema

Este é um modelo intermediário que oferece um ótimo custo-benefício. É ideal para pessoas que estão começando a praticar ciclismo indoor ou que não possuem muita experiência com aparelhos deste tipo. 

Além disso, o aparelho possui resistência manual, que é mais simples e geralmente mais barata do que a resistência eletrônica. O modelo também inclui 13 programas de treino pré definidos, que variam a intensidade durante o treino. 

Seus materiais são resistentes e feitos de aço carbono e alumínio, garantindo sua durabilidade. Se você pretende iniciar seus treinos, essa é uma ótima alternativa, apresentando versatilidade e acessibilidade.

Bicicleta Ergométrica Polimet BP880 Preto

Bicicleta Ergométrica Polimet BP880 Preto
Bicicleta Ergométrica Polimet BP880 Preto – Lojas Zema

É um modelo intermediário, feito de aço carbono, que oferece um bom treino e conforto,  garantindo durabilidade e estabilidade. 

A resistência da BP880 é mecânica, o que significa que ela é regulada por um botão no guidão. Isso permite que você ajuste a resistência de acordo com o seu nível de condicionamento físico. A bicicleta tem um monitor com diversas funções, como velocidade, distância, tempo, calorias e frequência cardíaca. O monitor também possui um porta-garrafa, o que é prático para se manter hidratado durante o treino.

Em resumo, a BP880 é uma boa opção para quem está procurando uma bicicleta ergométrica que ofereça um bom treino, conforto e durabilidade. Ela é uma boa escolha para você que está começando a praticar ciclismo indoor e que pretende adquirir uma bicicleta ergométrica versátil e acessível.

Bicicleta Ergométrica Vertical Dream EX4 Preto/Chu

Bicicleta Ergométrica Vertical Dream EX4 Preto/Chumbo - Lojas Zema
Bicicleta Ergométrica Vertical Dream EX4 Preto/Chumbo – Lojas Zema

Essa é uma alternativa básica e acessível para quem quer começar a praticar ciclismo indoor, oferecendo um treino eficaz e atendendo às necessidades de todos os níveis de condicionamento físico. 

Além de sua durabilidade, ela possui uma resistência manual, que pode ser ajustada de acordo com a sua necessidade. Apresenta também um monitor de frequência cardíaca, porta-garrafa e suporte para smartphone. 

Feita de aço carbono e oferecendo um design mais compacto, é também indicada para pessoas com até 100 kg. 

Bicicleta Ergométrica Spinning Pro E17 Acte Sports

É considerada uma opção intermediária para quem busca um equipamento para treinos de ciclismo indoor, apresentando uma boa relação custo-benefício e contando com recursos como resistência magnética, programas de treino pré definidos e suporte para smartphone. 

Possui uma roda de inércia de 13 Kg, apresentando um movimento mais suave e uniforme. Sua resistência magnética oferece um ajuste preciso e progressivo, permitindo o aumento ou a diminuição da intensidade do treino.

Com ótimos recursos, ela consegue suprir as necessidades de muitas pessoas, atendendo às necessidades básicas de treino, proporcionando conforto e durabilidade

Onde comprar a melhor bicicleta ergométrica

Procurando a melhor bicicleta ergométrica? Encontre nas Lojas Zema! Caso você não saiba, a Zema é a maior rede de varejo de eletrodomésticos e móveis do Brasil, proporcionando uma ampla variedade de bicicletas ergométricas para todos os gostos e bolsos. 

Temos aparelhos para todos os tipos de condicionamento físico, desde iniciantes até atletas profissionais, atendendo às necessidades de todos que passam por aqui. E, em tempos de Black Friday, oferecemos as melhores condições de pagamento para que você possa adquirir sua bicicleta ergométrica com o preço ideal.  Acesse nosso site ou visite uma de nossas lojas e confira as melhores bicicletas ergométricas disponíveis em nosso estoque.  

Gostou do conteúdo? Acesse nossas últimas publicações no Blog Zema.

Leia também: 

Lojas Zema

Sobre o autor

Tecnologia, moda, decoração e tudo o que está presente no cotidiano de nossos clientes, proporcionando mais praticidade no seu dia a dia, simplificando e facilitando a sua vida.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Top 5: Melhores Perfumes Femininos Importados
Bem-Estar

TOP 5: Melhores perfumes femininos importados

É de consciência universal que escolher o perfume dono da sua marca registrada é uma grande decisão. Quem não gosta
Exercícios aeróbicos para manter a saúde em dia
Bem-Estar

5 exercícios aeróbicos para manter a saúde em dia

O exercício aeróbico nada mais é que um movimento constante do corpo objetivando o gasto de calorias. É extremamente benéfico