Casa

Geladeira inox: veja 5 cuidados para preservar a sua

Ter uma geladeira inox na cozinha é o desejo de muitas pessoas: além de dar um charme especial, o material é mais resistente do que o dos demais refrigeradores. Contudo, para que fique conservada, ela precisa de cuidados especiais no dia a dia, principalmente na hora de limpar. Entenda o motivo e saiba como manter o eletrodoméstico em perfeito estado, prolongando sua vida útil.

Por que a geladeira inox precisa de cuidados especiais

Cuidados especiais com geladeira inox

O inox, ou aço inoxidável, é uma liga metálica composta por pelo menos 10,5% de cromo, com composição química balanceada para ter uma melhor resistência à corrosão, de acordo com a Associação Brasileira de Aço Inoxidável. Dessa forma, o material tem uma qualidade superior em relação ao aço comum.

A corrosão, por sua vez, é uma oxidação do aço quando reage ao oxigênio, formando aquela camada alaranjada popularmente conhecida como “ferrugem”.

Por conta disso, a geladeira inox tem uma chance reduzida de oxidação e deterioração – o que não significa que o produto não necessite de cuidados especiais para uma melhor conservação. Por mais que o inox seja resistente, mal tratos podem causar arranhões, manchas ou oxidações no material.

Confira 5 dicas para preservar seu eletrodoméstico de inox

Para aumentar a vida útil do seu eletrodoméstico e evitar riscos, é importante ter os seguintes cuidados na hora de limpar:

  1. Apesar de resistente, o inox pode sofrer corrosão no contato com produtos de limpeza que contenham cloro. Olhe sempre nos rótulos para verificar a existência do componente e, em caso afirmativo, não aplique o produto na sua geladeira inox;
  2. Não use esponjas rígidas ou de alumínio, pois elas podem riscar o inox do seu eletrodoméstico. Opte sempre por flanelas ou paninhos macios. Se aparecer algum risco, não tente eliminá-lo esfregando com a esponja – isso vai aumentar o risco, tornando-o ainda mais evidente;
  3. Cuidado ao arrastar a geladeira na hora da limpeza para que ela não bata em superfícies rígidas e pontudas, como a quina de uma mesa ou o gabinete da pia;
  4. A maioria dos eletrodomésticos é fabricada com um aço inox magnético que permite a fixação de ímãs, porém, cuidado ao movimentá-los para não causar arranhões. Em vez de arrastar o ímã, retire-o de uma vez só, recolocando-o com delicadeza. Faça o mesmo com enfeites sobre a geladeira, para não danificar suaa parte superior;
  5. Nunca aplique produtos como desengordurantes, solventes e álcool no inox, pois eles podem manchar a superfície. Para evitar manchas, certifique-se que todo o excesso do produto químico aplicado foi retirado da geladeira após limpá-la. O acúmulo de resíduos sem enxágue pode causar manchas e corrosões. Passe sempre um pano úmido para finalizar a limpeza e use uma flanela seca para tirar marcas de dedos e preservar o brilho do inox.

Onde comprar sua Geladeira Inox pelo menor preço

Comprar geladeira de inox

Vai comprar uma geladeira nova? Seja ela de inox ou não, pesquise as opções no setor de eletrodomésticos da Zema e garanta a melhor compra. A Lojas Zema possui modelos para todos os bolsos e perfis. Antes de fechar sua compra, não deixe de conferir as ofertas da Zema.

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Diferença entre Liquidificador, Processador, Mixer e Batedeira
Casa

Qual a diferença entre liquidificador, processador, batedeira e mixer?

Liquidificador, mixer, batedeira e processador, por vezes, nos enganam por ter funções similares, mas são eletrodomésticos com propostas completamente diferentes.
Eletromésticos essenciais para sua cozinha
Casa

Lista de Eletroportáteis para Cozinha essenciais

Não é novidade que nossas vidas andam em um ritmo frenético e quase não dá tempo de se alimentar com