Consórcio

Grupo Zema – Uma tradição de quase 100 anos

A Zema, grupo mineiro com sede em Araxá e 99 anos de atuação no mercado, é a

maior empresa a atuar prioritariamente nas cidades do interior do Brasil. O Grupo é composto por empresas que atuam em oito ramos: Varejo e E-commerce de Eletrodomésticos e Móveis, Concessionárias de Veículos, Zema Imóveis, Zema Consórcio, Zema Moda, Zema Financeira e o mais novo empreendimento do grupo, Zema Seguros.

Recentemente, entramos em uma nova era em nosso e- commerce: a Zema.com passa a ser marketplace. Assim, o Zema.com passa a ser sustentado não somente com os produtos da empresa, mas também de parceiros de todo Brasil.

Essa nova plataforma permite às empresas venderem através da nossa loja, utilizando nosso nome, e nossa dedicação com soluções completas para cada fornecedor. Dessa forma, vender na Zema é só vantagem.

História e legado

Em 1923, Domingos Zema funda a Casa Sport, a primeira empresa de peças, acessórios e produtos para automóveis da cidade de Araxá. Através de sua visão empreendedora, a empresa também oferecia serviços mecânicos e aluguel de carros. No ano seguinte, a Casa Sport já alcança outro patamar, ao se associar à marca Ford, e se tornar revendedora na região dali em diante.

Cidade natal do Grupo Zema – Araxá, MG.

No ano de 1926, o trabalho de Domingos foi reconhecido ao receber um prêmio da companhia estadunidense “uma Campanha de Vendas Brasil-Argentina do quadrimestre maio/agosto”. Em outubro de 1936, mais um passo pioneiro era dado: a inauguração do primeiro posto de combustível da cidade: o Posto Zema.

Em meio a várias iniciativas de sucesso, nos 25 anos da empresa Zema, era inaugurada a Revenda Studebaker, a marca de automóveis que na época eram considerados sofisticados. Juntamente a esse novo empreendimento, a empresa altera o seu nome para “Domingos Zema & Filhos”, sendo Domingos o presidente e seu filho Romeu como diretor comercial.

Já em 1950, a empresa começava a década de forma promissora, ao começar a representar o nome VEMAG, uma marca de veículos fabricada em solo brasileiro, mas que utilizava tecnologia estrangeira. Posteriormente, a revenda do Fusca e do Simca, dois símbolos do mercado automobilístico, também passaram a ser da empresa.

Fusca Pé de Boi - História do Grupo Zema
Foto: Reprodução / maxicar.com.br

Após um grave acidente aéreo, no ano de 1957, o então diretor comercial, Romeu Zema, acaba falecendo. Com a perda de Romeu, Ricardo Zema (com apenas 14 anos), passa a acompanhar o avô Domingos, e toma a responsabilidade de cuidar da família e da empresa. Em 1963, quando completa 21 anos, Ricardo assume a direção da empresa.

Os negócios começaram a se expandir ainda mais no ano de 1969, com a compra de um segundo posto de combustível. Com o fortalecimento do nome, surge a marca Zema, abrindo as portas para que novas empresas fossem fundadas ou adquiridas. Um marco para o Grupo Zema foi o ano de 1976, quando Ricardo Zema decide adquirir uma concessionária da General Motors, e, na negociação, aceita uma loja da Dako e da Frigidaire (ambas vinculadas à montadora americana), dando início a venda de eletrodomésticos.

No início da década de 80, o empresário lançou o primeiro centro comercial de Araxá, que recebeu o nome “Centro Comercial Domingos Zema”, homenageando o fundador do grupo. Infelizmente, Domingos faleceu no mesmo ano. Depois da fundação do centro comercial, outros projetos se tornaram realidade, como a criação da Auto Zema, concessionária Fiat e a construção do Edifício Romeu Zema.

Nos anos seguintes, com muito trabalho e determinação, Ricardo Zema continuou consolidando o nome da empresa. No final da década de 1980, os filhos de Ricardo, depois de formados em Administração de empresas, começaram a atuar na empresa. Em 2018, a empresa assume um novo design, mais moderno, mas que mantém vivos os valores que foram perpetuados no decorrer dos anos. No ano seguinte, Romero Zema passou a atuar como principal executivo do grupo.

Mesmo em meio à pandemia, em 2020, a Zema se destaca, iniciando o ano com 412 pontos de vendas das Lojas Zema, e encerrando com 431 pontos, faturando mais de 1 bilhão de reais.

No atual ano, a Zema segue com índices em torno de 22% de crescimento, com uma trajetória de êxito, e acreditando que, somente juntos, muito mais poderá ser alcançado. Em 2023, o Grupo Zema completará 100 anos de muita simplicidade, transparência, coragem, energia, ética, valorização às pessoas e muito trabalho.

Empresas do Grupo Zema

Desde o início do século XX, sempre visando um futuro próspero, o Grupo Zema passou por constantes atualizações, identificando tendências e necessidades para abrir as portas dos novos negócios. Contribuímos diariamente com o acesso a novos produtos, tecnologias e oportunidades transformadoras para melhorar a vida de milhares de pessoas.

Lojas Zema

História do Grupo Zema - Loja Zema

Nossas lojas oferecem eletrodomésticos e produtos para deixar a casa ou qualquer outro ambiente aconchegante e prático. Atualmente, o Grupo Zema conta com 466 pontos de venda.

Zema.com

Loja Zema.com empresas do Grupo Zema

O e-commerce da Zema atualmente tem três anos, oferecendo os produtos das Lojas Zema, de forma mais prática e acessível a todos os clientes. Recentemente, o Zema.com passou a ser marketplace, oferecendo a outras empresas a oportunidade de usar a plataforma para efetuar suas respectivas vendas.

Zema Financeira

Empresas Grupo Zema - Financeira

É o braço financeiro do Grupo Zema, criado para atender as necessidades financeiras dos seus clientes de forma confiável e descomplicada. Dentre os produtos da Zema Financeira, estão: empréstimo pessoal, antecipação saque aniversário FGTS, empréstimo pessoal consignado, empréstimo com garantia de imóvel, crédito direto ao consumidor, capital de giro e investimento renda fixa.

Concessionárias Zema

Concessionárias Zema Auto

As atividades no segmento de automóveis iniciaram-se em 1923. Hoje, a Auto Zema, a Moto Zema e a Zema Automóveis destacam-se pela qualidade dos serviços e garantia dos produtos.

Zema Imóveis

Zema Imóveis - empresas grupos Zema

Seguindo a premissa do Entender e Agir, a Zema Imóveis veio facilitar o acesso ao seu imóvel dos sonhos por meio de uma negociação segura e bem sucedida.

Criada em 2004 para atuar no segmento imobiliário, a Planalto Administradora de Imóveis tem como principal objetivo a gestão patrimonial do Grupo Zema. Atualmente, ela conta com uma pasta de mais de 200 imóveis localizados na cidade de Araxá e região, além de outros, localizados nos interiores de São Paulo e de Goiás. Imóveis comerciais e residenciais são geridos por essa empresa, que, além de possuir ampla carteira de clientes, atende às demandas internas do grupo, notadamente as do setor de expansão. Em 2020, a Planalto passa a se chamar Zema Imóveis, mirando participação no mercado imobiliário por meio de negócios imobiliários bem sucedidos. Para nós, é imensurável o prazer em fazer parte dessa história, que vem sendo construída há um século e que inspira tanta confiança.

O resultado disso é um sucesso que tem como sólido alicerce o bem estar de clientes e colaboradores.

Zema Moda

Inaugurada há 18 anos; mas idealizada muito antes – as confecções do grupo Zema têm sua inspiração na progenitora da família, Catharina Cavallaro Zema, que no início do século trabalhou como modista. Atualmente possui 370 lojas do setor, e segue em contínua expansão. A Zema Moda oferece linhas de confecção, calçados, acessórios e perfumaria. O nosso diferencial também está na nossa forma de pagamento; oferecemos produtos em até 10x sem juros no carnê e no cartão.

Zema Seguros

A Zema Seguros nasceu inovando e com o propósito de levar segurança e tranquilidade aos seus clientes. Oferecemos diversos seguros: seguro celular, garantia estendida, capitalização, proteção financeira e seguro residencial. São cerca de 1.2 milhões de seguros emitidos, 700 mil de clientes, 468 pontos de venda, 6 estados brasileiros em que estamos presentes.

Zema Consórcio

Ajuda pessoas a realizarem sonhos há mais de 30 anos. Durante todo esse tempo de atuação no mercado de consórcios, já realizamos mais de 40 mil sonhos, contamos com mais de 15 mil consorciados ativos e expandimos nossa atuação para 19 estados brasileiros, buscando sempre as melhores condições para os nossos clientes. Com isso, já facilitamos a vida de diversos brasileiros na conquista da casa própria, do veículo novo, da tão sonhada viagem, expansão de maquinário agrícola e até mesmo na realização de um procedimento estético.

Lojas Zema

Sobre o autor

Tecnologia, moda, decoração e tudo o que está presente no cotidiano de nossos clientes, proporcionando mais praticidade no seu dia a dia, simplificando e facilitando a sua vida.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Consórcio Zema como fazer simulação grátis
Consórcio

Zema Consórcio: saiba como funciona, tire suas dúvidas e faça uma simulação grátis

A Zema Consórcio tem se mostrado como uma excelente opção para compra de imóveis, automóveis e até para a realização
Consórcio ou Financiamento, qual vale mais a pena?
Consórcio

Consórcio ou Financiamento: Qual vale mais a pena?

Antes de compreender qual a melhor opção para você, é preciso entender profundamente as diferenças e semelhanças entre consórcio e