Casa

Qual o melhor sofá para receber os amigos com conforto

Se você é alguém que gosta de receber visitas seja para uma janta, assistir um filme ou uma partida de futebol, sabe que o sofá é sempre o protagonista da sala de estar. Por isso, é necessário saber qual o ideal para promover o conforto na hora de receber os amigos na sua casa. 

Você já sabe quais os principais atributos para ficar de olho e não errar na escolha do seu sofá? Nessa matéria você encontra instruções de como decidir o melhor sofá para sua casa, confira!

Como escolher um sofá de boa qualidade?

A qualidade de um sofá não é definida por um único atributo, por isso, deve-se levar em consideração sua rotina e exigências essenciais. Desde ter crianças ou animais em casa, o sol bater ou não diretamente e a decoração do resto do ambiente pode ser um fator determinante para entender qual é o melhor sofá para seu lar. 

Desde o tecido, espuma e estilo podem interferir na durabilidade do seu móvel. É importante conseguir encaixar o sofá na sua rotina, por exemplo evitando cores claras ou impermeabilizando caso esteja em contexto de animais, crianças ou bagunça. A espuma é outra característica necessária para se levar em consideração na hora da compra, ela interfere no conforto e o peso suportado, então pensar no número de pessoas que sentará no sofá é imprescindível para fazer uma boa escolha.

Qual o melhor tecido para sofá?

Se para você o tecido do sofá era algo completamente estético, é importante entender que ele pode influenciar desde a durabilidade, até o conforto do seu móvel. Por isso, é necessário saber a diferença de cada tipo de material para que se possa fazer uma escolha consciente.

Suede

Qual o melhor tecido para sofá Suede

com várias cores e texturas, esse revestimento é o mais tradicional entre os sofás. A alta resistência desse tecido proporciona um ótimo custo benefício porém, é importante impermeabilizá-lo por ser um material que mancha fácil. 

Couro e sintético

Apesar do seu custo ser mais elevado, são os tecidos mais fáceis de limpar, sendo um fator chave para a escolha dele. Entretanto, é preciso analisar como é o ambiente que esse sofá irá ficar, já que é feito de um material quente, podendo superaquecer caso fique em um espaço que o sol bate direto ou em um ambiente quente. Outro fator positivo é que esse revestimento possui um grau de impermeabilidade natural.

Veludo

melhor tecido para sofá - veludo

por ser um tecido mais sofisticado, acaba aumentando o custo desse tipo de revestimento. O veludo é mais macio do que o suede e muitas vezes mais resistente também, porém a limpeza desse material também acaba sendo mais complicada, acumulando poeira e absorvendo facilmente qualquer tipo de sujeira.

Como avaliar o conforto do sofá

É impossível desvincular o conforto de um sofá com a qualidade da espuma. Por ser o fator principal, é importante entender as diferenças da espuma para escolher a mais adequada para seu móvel.

Primeiramente, a escolha da espuma correta para o assento do seu sofá interfere não apenas no conforto, mas também na durabilidade dele. A característica principal que precisa ser analisada para tomar uma boa decisão é a densidade da espuma. 

A divisão da densidade é feita entre D23, D26, D28 e D33, quanto maior o número, mais densa é a espuma. Esse fator também impacta a maciez do seu assento, porém, além de pensar na sua preferência pessoal, também é necessário pensar no peso máximo suportado. É indicado utilizar as espumas D28 e D33 para o assento e D23 ou D26 para os braços e encosto do seu sofá.

Qual é o tipo de sofá mais resistente?

Assim como as outras perguntas, o sofá mais resistente não tem uma única resposta. O fato é que para ele ser resistente, precisa adequar-se ao seu dia a dia e ao ambiente. Então, a dica mais eficiente para acertar na escolha, é combinar as características apresentadas nessa matéria em relação à espuma e ao tecido que mais se encaixam na sua realidade. 

Outro fator muito importante a ser levado em consideração, são as recomendações do fabricante. Desde entender a melhor forma de higienizar seu móvel até respeitar o peso máximo por acento são cuidados que aumentam a vida útil do seu sofá.

Melhores sofás para receber seus amigos

Entre todas as especificidades de tecido e estofamento, o modelo do sofá também é um fator a se pensar para quem busca receber amigos em casa. O modelo pode variar de acordo com o número de pessoas que costumam frequentar sua casa e que tipo de atividades costumam praticar. A seguir, você pode entender um pouco mais das características de cada sofá:

Sofá Tradicional

Melhor sofá tradicional para receber os amigos

Esse tipo de sofá é simples e sofisticado, por não ser retrátil ele ocupa menos espaço, facilitando manuseá-lo no cômodo e permitindo que mais pessoas ocupem a sala de estar. Contudo, geralmente esse modelo possui assentos mais duros, podendo comprometer o conforto, o que por outro lado, facilita a mobilidade dos convidados até uma mesa de centro ou outros móveis do cômodo, por não ter a sensação de afundamento.

Sofá grande

Um sofá desse modelo deve ser acomodado em ambientes igualmente grandes, para não gerar desarmonia. Ideal para assistir uma partida de futebol ou fazer uma sessão de cinema ou qualquer outra programação que o foco esteja na TV. Entretanto, se sua ideia for socializar jogando conversa fora com seus amigos, é provável que investir em um sofá menor e compor o ambiente com poltronas dê mais fluidez ao momento, evitando que todo mundo esteja sentado em uma linha reta.

Sofá retrátil 

Melhor sofá retrátil para receber os amigos

Queridinho da maior parte dos lares, o sofá retrátil promove conforto e aconchego às visitas. Ele possibilita ficar sentado ou deitado, e é muito adorado por ocupar menos espaço do que uma chaise fixa.

Agora que você possui os principais conhecimentos para escolher o melhor sofá para sua casa, pode conferir todos os modelos disponíveis na Lojas Zema.

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Diferença entre Liquidificador, Processador, Mixer e Batedeira
Casa

Qual a diferença entre liquidificador, processador, batedeira e mixer?

Liquidificador, mixer, batedeira e processador, por vezes, nos enganam por ter funções similares, mas são eletrodomésticos com propostas completamente diferentes.
Eletromésticos essenciais para sua cozinha
Casa

Lista de Eletroportáteis para Cozinha essenciais

Não é novidade que nossas vidas andam em um ritmo frenético e quase não dá tempo de se alimentar com