Casa

Ar condicionado inverter: o que é e como ele funciona

Procurar preços e modelos de ar condicionado muitas vezes pode ser uma tarefa difícil. Em outros tempos, o ar condicionado de janela era a única opção e decorava as casas e apartamentos com um grande buraco na parede. 

Na sequência, foi a vez do ar condicionado split dominar o mercado. Hoje, é o momento de entender quais são os benefícios e as vantagens do ar condicionado inverter para manter a tecnologia na sua casa atualizada e eficiente.  

Se você procura economizar dinheiro e acredita em consumo sustentável em favor do meio ambiente, esse modelo é a escolha certa para você. Confira! 

O que é o ar condicionado inverter?

O que é o ar-condicionado inverter

O ar condicionado inverter tem esse nome porque em inglês, a palavra inverter significa inversor. Em termos técnicos, esse modelo de ar condicionado funciona com um sistema de inversão de frequência

No campo de estudos da elétrica, um sistema inversor de frequência é uma peça que varia a velocidade de giro de um motor. É essa variação de velocidade que produz a energia necessária para tornar o ambiente mais quente ou mais frio. 

Como funciona o compressor do ar condicionado inverter?

Como funciona o compressor do ar condicionado inverter

O compressor é um equipamento dentro do seu ar condicionado que recebe uma substância chamada fluido refrigerante. Esse fluido é como se fosse o “combustível” do aparelho. 

Em seguida, o compressor aplica grande pressão no fluido refrigerante até ele virar gás. Na saída, esse gás está pressurizado e aquecido.

Os modelos tradicionais de ar condicionado têm a função de ligar e desligar o aparelho de acordo com a temperatura do ambiente. Essa função é ativada dentro do compressor. 

Os modelos inverter, porém, trabalham de outra forma. Eles não precisam desligar seu funcionamento para alterar a temperatura do ambiente. Para isso, eles apenas aumentam a velocidade de rotação do motor até atingir a temperatura desejada. 

Sendo assim, o aparelho não precisa ser desligado e se mantém funcionando de forma constante durante todo o seu uso. 

Como o ar condicionado inverter atua sobre a temperatura? 

Como o ar condicionado inverter atua sobre a temperatura? 


Dentro do ar condicionado inverter existem sensores de temperatura, que captam a necessidade do ambiente ficar mais quente ou mais frio. Essa informação é enviada para o sistema de inversão de frequência, que controla a rotação do compressor. 

Ou seja, o ar condicionado inverter consegue alterar a produção de energia para oferecer a você a temperatura ideal de acordo com a sua necessidade. 

O ar condicionado inverter gasta menos energia? 

Ar condicionado inverter gasta menos energia

Depois que o seu ar condicionado inverter atinge a temperatura desejada, ele assume uma velocidade de rotação variável e contínua. Isso significa que não há necessidade de desligar o aparelho, nem de mudar a temperatura mais do que o necessário. 

Esse ato de ligar e desligar que ocorre no compressor de aparelhos de ar condicionado mais antigos gera um pico de energia. É esse pico que aumenta os gastos e, assim, deixa sua conta de luz mais cara. 

Por não produzir nenhum pico de energia ao manter seu funcionamento constante, o ar condicionado inverter gasta menos energia e você economiza dinheiro. Os resultados podem chegar a uma economia de até 60% no seu consumo mensal. 

O ar condicionado inverter é mais silencioso? 

Ar condicionado inverter é mais silencioso

Além de economizar energia, essa função de manter o ar condicionado inverter funcionando de forma constante e contínua também é mais silenciosa. Isso acontece porque a velocidade do fluxo de ar é mais lenta e mais suave. 

Nos modelos tradicionais, o barulho do aparelho é mais alto. Isso porque o compressor desliga e liga para atualizar a temperatura do ambiente, o que causa mais ruído. 

O ar condicionado inverter é mais ecológico?

Ar Condicionado inverter é mais ecológico

Aparelhos de ar condicionado, de modo geral, trabalham com um gás refrigerante chamado R-22

Embora seja inofensivo para seres vivos por não ser tóxico, ele tem cloro em sua composição. Isso o torna prejudicial para a camada de ozônio do planeta. 

No ar condicionado inverter, o gás refrigerante utilizado se chama R-410A. Esse gás é uma alternativa mais ecológica ao R-22, pois não contém cloro. Ele também não é inflamável e nem tóxico, sendo seguro para o planeta e para as pessoas também. 

Quais os custos de um ar condicionado inverter?

Para que o ar condicionado inverter seja mais econômico em termos de consumo de energia, ele precisa de uma tecnologia mais elaborada. Isso significa mais peças, mais sistemas e maior complexidade do aparelho. 

Por essa razão, os custos para adquirir um ar condicionado inverter geralmente são mais altos em relação aos aparelhos convencionais. Isso também se aplica, geralmente, à instalação e à manutenção do aparelho. 

No entanto, é sempre bom estudar o custo-benefício de um eletrônico ou eletrodoméstico. 

Mesmo com um valor de instalação e manutenção mais alto, a economia de energia elétrica reduzida é um fator determinante para considerar a compra do ar condicionado inverter.

Como se instala um ar condicionado inverter?

Como se instala um ar-condicionado inverter

E por falar em instalação, vamos entender um pouquinho sobre a composição deste aparelho. Um ar condicionado inverter é composto de duas peças principais: 

  1. A que fica dentro da sua casa, chamada de evaporador;
  2. E a que fica fora da sua casa, chamada de condensador

O evaporador é composto pelas partes visíveis do aparelho. Alguns exemplos são o painel de controle, o motor, o compressor e o filtro

Em contrapartida, o condensador é onde fica a saída de ar do seu aparelho. Ele fica fora de casa justamente para expulsar o ar quente do ambiente interno para o ambiente externo. 

Essas duas partes são unidas por uma tubulação de cobre. Essa tubulação, em geral, vai dentro da parede do cômodo. Porém, também é possível instalar uma tubulação externa com o auxílio de uma canaleta. 

Antes de começar a instalação, faça um check up completo na sua casa. Observe alguns itens antes de decidir comprar o seu inverter: 

  • A potência em BTUs do seu ar condicionado em relação ao cômodo: pode ser preciso calcular para saber se o cômodo precisa de um aparelho de 9.000 ou 12.000 BTUs, por exemplo;
  • O tamanho do ambiente: as unidades interna e externa precisam estar no mínimo a 1 metro de distância uma da outra, e no máximo a 15 metros;
  • A capacidade elétrica do seu apartamento ou casa: procure um eletricista para verificar a fiação e a parte elétrica do imóvel. Lembre-se: é recomendado ter um disjuntor exclusivo para o seu ar condicionado inverter; 
  • Os itens e equipamentos necessários para realizar a instalação

Em geral, a maneira mais segura de instalar um ar condicionado inverter é contratando uma empresa especializada. Assim, você evita dores de cabeça com instalações mal feitas e ainda usufrui de garantias e um trabalho profissional. 

Por quanto tempo o ar condicionado inverter pode ficar ligado? 

Por quanto tempo um ar condicionado pode ficar ligado

Se o seu ar condicionado inverter foi instalado seguindo os princípios que mencionamos no tópico anterior, ele pode ficar ligado por tempo indeterminado

Ou seja, a afirmação de que deixar o ar condicionado ligado todos os dias estraga o aparelho é um mito. Isso significa que o maior empecilho para o seu aparelho de ar condicionado permanecer ativo é seguir os protocolos de:

  • Segurança, 
  • Instalação.
  • Manutenção.

Feito isso, você pode manter seu ar condicionado inverter ligado o dia inteiro sem preocupações. E ainda tem um bônus: a função inverter vai economizar energia, fazer menos barulho e oferecer maior durabilidade mesmo usando todos os dias. 

Como escolher o melhor ar condicionado inverter?

Como escolher o melhor ar-condicionado inverter

Para finalizar, chegou o momento de você escolher o seu ar condicionado inverter. Primeiramente, faça um bom estudo do ambiente onde quer instalar o seu aparelho. 

Observe se nesse ambiente bate muito sol, pois isso influencia no cálculo de BTUs. Para ajudar, consulte a tabela abaixo:

Tamanho do ambienteBate sol pela manhãBate sol à tarde ou o dia todo
6 a 9m²7.000 BTUs7.000 BTUs
10 a 12m²7.000 BTUs9.000 BTUs
13 a 17m²9.000 BTUs12.000 BTUs
18 a 25m²12.000 BTUs18.000 BTUs
26 a 30m²18.000 BTUs22.000 BTUs
31 a 25m²22.000 BTUs

Em segundo lugar, tenha em mente quem vai fazer o serviço de instalação: 

  • Se for você mesmo, faça uma lista com todos os materiais e precauções necessárias; 
  • Se for uma empresa contratada, organize a logística da instalação e conheça as formas de pagamento. 

O último passo é escolher a marca do seu ar condicionado inverter. Escolha aquela com a qual você está mais familiarizado e que desperta mais confiança e credibilidade

Para isso, acesse o site das Lojas Zema e confira as opções de ar condicionado inverter disponíveis. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas se precisar de ajuda com a sua compra. 

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Diferença entre Liquidificador, Processador, Mixer e Batedeira
Casa

Qual a diferença entre liquidificador, processador, batedeira e mixer?

Liquidificador, mixer, batedeira e processador, por vezes, nos enganam por ter funções similares, mas são eletrodomésticos com propostas completamente diferentes.
Eletromésticos essenciais para sua cozinha
Casa

Lista de Eletroportáteis para Cozinha essenciais

Não é novidade que nossas vidas andam em um ritmo frenético e quase não dá tempo de se alimentar com