Automotivo

Como economizar até 50% de combustível com a troca de marchas

Motores modernos permitem rodar com marchas maiores em velocidades menores

Dirigir a 50 km/h em quinta marcha parece improvável? Saiba que usar marchas maiores em velocidades menores pode reduzir pela metade o consumo de combustível do seu carro. “Os motores mais modernos são calibrados para trabalharem em rotações cada vez menores, ao contrário do que acontecia nos modelos antigos, por isso, ainda carregamos alguns vícios como esticar muito as marchas para melhorar o desempenho”, explica o assessor técnico da Fiat Chrysler, Ricardo Dilser.

O manual do proprietário indica a melhor hora para fazer as trocas, de acordo com cada fabricante. Mas, segundo o especialista, em motores modernos a recomendação é, em geral, a seguinte:

  • a 10 km/h, primeira marcha.
  • Chegou aos 20 km/h, muda para a segunda.
  • Nos 30 km/h, ande em terceira e assim por diante.
  • Ou seja, é possível rodar a 60 km/h em sexta marcha, para os carros que têm essa opção.

“Eles funcionam muito bem em baixas velocidades e foram desenvolvidos para isso”, afirma Dilser.

“Como os motores estão mais fortes, não é um problema usar baixos giros. Não vai morrer”

Para tirar a prova, o especialista propõe um teste: andar com o carro a 40 km/h em segunda marcha e depois, mantendo a mesma velocidade, subir para a quarta marcha, direto. “Se tiver computador de bordo e que indique o consumo instantâneo será possível comprovar a redução imediatamente”, afirma Ricardo Dilser.

“Em testes feitos dentro da fábrica observamos uma redução significativa. Vai de 5 km/l para 10 km/l, por exemplo, pulando as marchas”

A maioria dos modelos novos trazem um indicador de troca de velocidade para auxiliar o motorista sobre o melhor momento para fazer as mudanças. Mas caso seu carro não tenha, é possível usar como referência o conta-giros. “A faixa de rotação ideal é entre 1.500 rpm e 2.500 rpm”, diz o especialista. “Tanto que esse é o intervalo de giro que trabalham normalmente os câmbios automáticos e eles não param de ganhar marchas”.

Economizar combustível em carros automáticos

Hoje, carros populares têm a opção de transmissão automática de até seis velocidades. Marcas como a Volkswagen, Ford, Chevrolet, Honda e Toyota já têm variantes de até 10 velocidades. O objetivo é um só: reduzir o consumo e aproveitar melhor o torque.

“Nos câmbios automáticos o ideal é sempre aliviar o pé do acelerador, porque ele faz a escolha de qual marcha ideal para cada situação, como subida e descida, por exemplo”, explica Dilser

“Mas se você enfiar o pé no acelerador, ele vai entender que você precisa de mais força e vai passar a trabalhar em rotações mais altas, elevando o consumo. Se não for nenhuma situação crítica como uma ultrapassagem, vá com calma que ele fará o melhor para o seu bolso”.

Lojas Zema

Sobre o autor

Tecnologia, moda, decoração e tudo o que está presente no cotidiano de nossos clientes, proporcionando mais praticidade no seu dia a dia, simplificando e facilitando a sua vida.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Aprenda a resfriar o carro em dias quentes
Automotivo

Ar-Condicionado do carro: Aprenda a resfriar mais rapidamente

Um dia de sol forte, seu carro fica exposto algumas horas e quando você vai entrar está literalmente um “forno”.
Como escolher o pneu ideal para meu carro
Automotivo

Como escolher o pneu ideal para o meu carro?

O pneu ideal para o seu carro é o pneu que é recomendado pela concessionária, tanto para a sua segurança