Consórcio

Como declarar consórcio no Imposto de Renda

Como declarar consórcio no Imposto de Renda

Para declarar o consórcio no Imposto de Renda, você deve primeiro inserir no formulário “Bens e Direitos” o valor total que a empresa pagou até o último dia do ano-base, bem como o nome e o CNPJ da empresa. 

Não se esqueça de informar o valor das parcelas do ano de referência no formulário “Pagamentos Efetuados”, juntamente com o nome do beneficiário e o CPF ou CNPJ, além do número do contrato da pessoa jurídica.   

Por fim, é importante lembrar que caso você  não tenha sido contemplado, o valor pago não é declarado como um bem ativo, mas sim como o valor a ser recebido no formulário “Dívidas e Ônus Reais”.

Saiba mais sobre a relação do consórcio com o Imposto de Renda abaixo!

Quem deve declarar o consórcio no imposto de renda? 

Todas as pessoas físicas que possuem consórcios devem apresentar uma declaração de imposto de renda, desde que o valor pago no ano-base exceda o limite de isenção de impostos.

Os consórcios devem ser informados na ficha “Bens e Direitos”, juntamente com as informações do administrador do grupo e, se for o caso, os bens adquiridos pelo crédito previsto

Ademais, os valores das parcelas do ano base deverão ser preenchidos no formulário “Pagamentos Efetuados”. Caso o consorciado ainda não tenha sido contemplado, o valor pago deve ser informado na ficha “Dívidas e Ônus Reais”. 

Ressaltamos que o não fornecimento dessas informações pode resultar em multas impostas pela Receita Federal.

Quais são as informações necessárias para declarar o consórcio no imposto de renda? 

Para declarar o consórcio no Imposto de Renda, é necessário ter em mãos o valor total pago pelo consórcio até o último dia do ano-base, além do nome e o CNPJ da empresa que administra o consórcio

Se o consorciado foi contemplado e utilizou o crédito para adquirir um bem, é necessário informar a descrição do bem, a data de aquisição, a forma de aquisição (consórcio) e o valor pago.

Além disso, é crucial que se informe os valores das parcelas pagas ao longo do ano-base, novamente junto ao nome e CPF ou CNPJ do beneficiário (empresa que administra o consórcio), além do número do contrato do consórcio. 

Carta de crédito inutilizada deve ser declarada? 

Sim, até mesmo quando a carta de crédito foi contemplada mas o contribuinte optou por não utilizá-la a carta de crédito inutilizada deve ser declarada no Imposto de Renda.

A carta inutilizada deve ser declarada como um bem ou direito não utilizado na ficha “Bens e Direitos”. O valor pago deve ser informado no campo “Situação em 31/12/Ano Base” e o campo “Discriminação” e deve conter informações sobre a natureza da carta de crédito e as razões pelas quais ela não foi utilizada. 

Como declarar a contemplação do consórcio no imposto de renda 

A contemplação do consórcio deve ser declarada no imposto de renda na ficha “Bens e Direitos”, informando o valor do bem adquirido e as informações do administrador do grupo. 

Declarar a venda do bem adquirido por meio de consórcio 

Ao vender um bem adquirido por meio de consórcio, é imprescindível declarar essa transação no Imposto de Renda. Sendo assim, o valor da venda deve ser informado no formulário “Rendimentos Recebidos de Pessoa Física/Exterior” como um rendimento tributável, caso o valor da venda seja maior do que o valor originalmente investido no consórcio. 

Também, é preciso que se informe a venda no formulário”Bens e Direitos”, com o valor original do consórcio, o valor da venda e a data da transação. Além disso, caso a venda tenha sido realizada em parcelas, o valor que se recebeu em cada parcela deverá ser informado na ficha “Rendimentos Recebidos de Pessoa Física/Exterior” no ano correspondente.

Quais são as penalidades para quem não declara o consórcio no imposto de renda 

Se você não incluir o seu consórcio na sua declaração de Imposto de Renda, pode acabar tendo problemas com a Receita Federal: você deverá pagar uma multa, dependendo do quanto você deve e da gravidade do seu erro. Normalmente, a multa é de 1% por mês sobre o valor que você deve, até um máximo de 20% do total. Além disso, é possível que sejam cobrados juros sobre o valor devido. 

Como retificar a declaração do imposto de renda em caso de erro na declaração do consórcio 

Se você cometeu um erro na declaração do consórcio na sua declaração de Imposto de Renda e precisa corrigir, saiba que é possível sim retificá-la. Preparamos um passo a passo para que você entenda melhor este processo de retificação: 

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Baixe o programa de declaração correspondente ao ano que precisa retificar;
  • Abra a declaração que você enviou e faça as correções necessárias, incluindo a informação do consórcio que não havia sido declarado antes. 
  • Transmita a nova declaração corrigida para a Receita Federal. 

Lembre-se que é importante fazer a retificação o mais rápido possível para evitar multas e problemas legais. Se você não se sentir seguro em fazer isso sozinho, pode procurar um profissional especializado em imposto de renda para ajudar.

Dicas e orientações para evitar erros na declaração do consórcio 

É importante declarar o consórcio corretamente no Imposto de Renda, afinal, como mencionamos anteriormente, a Receita Federal pode identificar erros ou omissões na sua declaração, o que pode acarretar em multas e problemas legais. 

Para ajudar a evitar esses problemas, aqui estão algumas dicas e orientações para declarar corretamente o consórcio no imposto de renda:

  • Organize os seus documentos: separe todos os documentos relacionados ao consórcio, como contratos e comprovantes de pagamento. Isso ajudará a garantir que você tenha acesso a todas as informações necessárias ao preencher a declaração.
  • Leia com atenção as instruções da Receita Federal sobre a declaração do consórcio: as instruções explicam detalhadamente como declarar corretamente e quais informações são necessárias. 
  • Não hesite em procurar ajuda de um profissional contábil ou da Receita Federal: se houverem dúvidas, solicite ajuda de alguém capaz de ajudá-lo, tais profissionais poderão ajudá-lo a entender as instruções e a declarar o consórcio corretamente. 

Seguindo essas dicas e orientações, você pode evitar erros na declaração do consórcio e garantir que a sua declaração de Imposto de Renda esteja completa e correta. 

Mais informações sobre consórcio 

Se você deseja obter mais informações sobre o consórcio, incluindo como funciona, quais são as vantagens e como participar, uma ótima opção é a ZEMA CONSÓRCIO

A ZEMA é uma das principais administradoras de consórcio do país, com anos de experiência e milhares de clientes satisfeitos. Aqui, você encontrará diversas opções de pagamento e planos de consórcio flexíveis, além de uma ampla variedade de consórcios; Desde consórcios de imóveis e veículos até consórcios de serviços e produtos diversos. 

Visite o site ZEMA para obter mais informações e começar a investir no seu futuro financeiro.

Lojas Zema

Sobre o autor

Tecnologia, moda, decoração e tudo o que está presente no cotidiano de nossos clientes, proporcionando mais praticidade no seu dia a dia, simplificando e facilitando a sua vida.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Consórcio Zema como fazer simulação grátis
Consórcio

Zema Consórcio: saiba como funciona, tire suas dúvidas e faça uma simulação grátis

A Zema Consórcio tem se mostrado como uma excelente opção para compra de imóveis, automóveis e até para a realização
Artigo 100 anos grupo Zema
Consórcio

Grupo Zema – Uma tradição de quase 100 anos

A Zema, grupo mineiro com sede em Araxá e 99 anos de atuação no mercado, é a maior empresa a