Casa

Festa Junina em Casa: Veja Como Fazer!

A temporada de festas juninas começou! Junho e Julho são os meses em que as festas juninas se espalham pelo país, seja nas escolas, reuniões entre amigos, clubes e templos religiosos, o tema caipira embeleza e anima os últimos meses do primeiro semestre do ano. 

No entanto, para a segurança de todos, as medidas de distanciamento social ainda estão em vigor e é importante respeitá-las. Mas isto não significa que um arraial está completamente fora de cogitação. Você pode criar uma festa junina em casa e aproveitar a atmosfera de quermesses dentro do seu lar. 

Por isso, o Blog Zema separou algumas dicas para você fazer uma festa junina memorável estando no conforto da sua residência. Confira!

Como surgiu a festa junina?
Como surgiu a festa junina?

COMO SURGIU A FESTA JUNINA?

A festa junina é uma comemoração tradicional popular que ocorre durante os meses de junho e julho. Esta festividade acontece em todas as regiões do Brasil, mas há uma importância maior principalmente no Nordeste. Por influência dos portugueses no século XVI, a festa carregava um conceito exclusivamente religioso e homenageava santos como São João e Santo Antônio.  

Historiadores indicam que as raízes da festa junina estão relacionadas com festividades pagãs realizadas na Europa em decorrência da passagem da primavera para o verão. Tais festas tinham a finalidade de afastar os maus espíritos para que os mesmos não conseguissem prejudicar a colheita. Vale ressaltar que esse período de colheita no hemisfério norte ocorre justamente em junho. 

Porém, quando o cristianismo se estabeleceu como principal religião da Europa, a festa passou a integrar os costumes festivos do catolicismo. Esta tradição era muito forte especialmente em Portugal e Espanha, assim, no período de colonização, os portugueses trouxeram esta celebração para o Brasil. Aqui, a festa foi denominada como “festa joanina” devido a São João, entretanto, ao longo da história, o nome passou a se referir ao mês de junho, dando origem a nomenclatura que conhecemos hoje: Festa Junina. 

O tom religioso que um dia carregou, deu lugar a uma conotação estritamente popular. A festa junina absorveu e incorporou os símbolos típicos das zonas rurais brasileiras e também se associou com os traços culturais do Nordeste. O evento conta com danças típicas, como as famosas quadrilhas, além de ser conhecido pelas comidas tradicionais como canjica, pamonha, pé de moleque, bolo de fubá ou milho, pastéis, arroz doce e muito mais. As bebidas também estão presentes e o quentão é a celebridade da festa. 

Faça uma festa junina em casa!
Faça uma festa junina em casa!

FESTA JUNINA EM CASA

É possível sim planejar uma festa junina caseira com itens simples e baratos. Esta festividade não possui segredos na hora de elaborá-la, a decoração é fácil de montar, as músicas estão disponíveis na web, basta adquirir a sua caixa de som na Lojas Zema para ter a melhor experiência de áudio. Além disso, as comidas deliciosas dessa época do ano são descomplicadas e com o auxílio dos eletroportáteis você terá os pratos mais saborosos na sua mesa festiva. 

O Blog Zema vai ajudar você a preparar uma festa junina divertida e prazerosa para todos que estejam na sua casa. Confira!

As festas juninas são muito coloridas, aposte em bandeirinhas
As festas juninas são muito coloridas, aposte em bandeirinhas

DECORAÇÃO DE FESTA JUNINA

As festas juninas são muito coloridas, então escolha itens de decoração que sejam chamativos como vermelho, laranja, amarelo, azul, rosa, verde e diversas outras tonalidades. A questão é deixar tudo o mais colorido e alegre possível. Para dar este toque de cor, espalhe bandeirinhas pela casa. Este em especial é um item obrigatório para uma decoração de festa junina, pois faz parte da característica estética da festa. A tradição exige que as bandeiras possuam o formato de retângulos com cortes no meio.  

Os balões também são um elemento tradicional das festas juninas, antigamente era normal soltar balões durante o evento, mas esta prática de soltar balões de ar nutrido por chamas é extremamente perigoso e proibido por lei. No entanto, você pode usar pequenos balões feitos de papel ou E.V.A e colocar no teto pendurados junto com as bandeirinhas. Use fitas coloridas para arrematar o visual do ambiente. 

A mesa também merece uma atenção especial, pois é neste espaço que você irá saborear as deliciosas receitas típicas de festa junina. Aposte em toalhas coloridas ou xadrez, louças de barro e peças rústicas para trazer esse clima de aconchego e descontração que a festa junina proporciona. 

Festas Juninas são regadas a músicas típicas brasileiras
Festas Juninas são regadas a músicas típicas brasileiras

MÚSICA DE FESTA JUNINA

As festas juninas são sempre regadas com muita música. Os gêneros musicais que são destaque no evento possuem raízes no Nordeste e o predomínio de instrumentos tradicionais como viola, triângulo, zabumba, sanfona e pandeiro. Os principais ritmos que se ouvem nas festas juninas são Xaxado, Xote, Baião, Samba-de-Coco, Forró e, principalmente, Quadrilha.

Para ter a experiência de um arraial memorável e alegre, é importante investir em aparelhos de som que tenham a potência ideal para animar a festa. Na Lojas Zema você encontra diversos modelos e marcas de caixas de som prontas para oferecer a melhor sonoridade para o seu ambiente. Algumas caixas amplificadoras possuem até mesmo luzes para deixar a festa junina caseira ainda mais colorida. 

Veja algumas sugestões de músicas para sua festa perfeita:

  • “Asa Branca” – Luiz Gonzaga
  • “Capelinha de Melão” – João de Barros e Adalberto Ribeiro
  • “Pula a Fogueira” – João B. Filho
  • “Cai, Cai, Balão” – autor desconhecido
  • “Eu Só Quero Um Xodó” – Dominguinhos 
Comidas típicas brasileiras não podem faltar na festa junina
Comidas típicas brasileiras não podem faltar na festa junina

COMIDAS DE FESTA JUNINA

Certamente o cardápio dessas festas é o que chama a atenção de muitos. A lista de comidas típicas é extensa e costumam deixar as mesas da festividade farta de doces e salgados. Entre os pratos mais populares encontra-se bolo de milho, canjica, pé de moleque, maçã do amor, arroz doce, pipoca, milho cozido, pinhão, curau, pamonha, paçoca, tapioca, vatapá, cuscuz, baião de dois, churrasco e uma infinidade de receitas saborosas do Brasil tão multicultural. 

Para ajudar você nessa missão de se aventurar na culinária de festa junina, a Lojas Zema tem inúmeros eletroportáteis que permitem a realização de receitas deliciosas para a sua família e amigos. Com os  liquidificadores, sanduicheiras, panelas elétricas, ventiladores e tantos outros utensílios, a sua cozinha se torna funcional e prática, assim, você garante mais agilidade em tarefas cotidianas. Confira todos os produtos na nossa loja online e otimize o seu dia a dia! 

Redação Zema Digital

Sobre o autor

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Selecionados para você

Diferença entre Liquidificador, Processador, Mixer e Batedeira
Casa

Qual a diferença entre liquidificador, processador, batedeira e mixer?

Liquidificador, mixer, batedeira e processador, por vezes, nos enganam por ter funções similares, mas são eletrodomésticos com propostas completamente diferentes.
Eletromésticos essenciais para sua cozinha
Casa

Lista de Eletroportáteis para Cozinha essenciais

Não é novidade que nossas vidas andam em um ritmo frenético e quase não dá tempo de se alimentar com